domingo, 28 de junho de 2009

Credibilidade dos BLOGS

Vamos tratar hoje sobre blogs, a importância desta ferramenta no meio de comunicação.

O post será dividido em dois. Hoje trataremos sobre o retorno do blog em diversos segmentos, amanhã o post falará sobre blogs corporativos.

Li o livro da Carolina Frazon Terra » Blogs Corporativos «

Nele ela começa com uma citação q adorei e vale a pela replicar.

"Pela primeira vez na história da informação, existe uam face humana nos negócios.‘Blogar’ permite que haja um diálogo de mão-dupla em um fórum público, liberado por pessoas reais. Pela primeira vez, as relações públocas significam relações com o público". (STEVE RUBEL)

Criamos este blog para trazer informações sobre comunicação organizacional para nossos leitores, tentamos atualizá-lo sempre que possível, porém este é somente 1 dos blogs entre os 3.610,000 blogs atualizados no último mês. (dados google)


Estes blogs têm a finalidade de trazer história, entretenimento, profissioniais, acadêmicos, agenda, diário, entre outros

Segundo Carolina F. Terra "um blog é criado a cada minuto e mais de 1,2 milhões de posts são publicados por dia".

O blog em sua maioria é criado para a comunicação com um público especifico, para montar uma imagem positiva e aceitação do que está sendo escrito.

No dia 02/05/2009 fui a um lançamento de livro na livraria Martins Fontes, o objetivo era conhecer e ver a obra de Múcio Goés. Lá tinha outros autores, cada um se apresentou e falou de sua obra.

O primeiro a retratar sua obra foi Leandro Jardim escritor do livro » Todas as vozes cantam « Ele falou muito sobre o blog dele, como o blog incentivou a publicação do livro, a aceitabilidade do público.

O lançamento do livro em São Paulo do carioca Leandro é mais uma prova que o blog é um meio de comunicação de mão-dupla.


Leandro diz que o blog já traz entusiasmo - "eu leio muitas vezes antes de publicar, sei que terão pessoas lendo. No entanto que fiz poucas edições quando lancei este livro, o blog para mim já era sério, não tinha o porque mudar para colocar no livro.

Leia mais sobre Leandro Jardim em seu blog → Flores, pragas e sementes.


Uma pesquisa feita pela LVBA Comunicação, indica que "a imprensa brasileira está dividida em relação à credibilidade do conteúdo publicado nos blogs escritos por profissionais de outras áreas". A pesquisa também informa que a maioria dos entrevistados considera que o jornalismo se tornou mais dinâmico com a expansão da internet.


Muitas vezes os comunicadores têm assuntos específicos em seu blog e acaba ficando alienado ao que acontece no mundo ou indo atrás somente das informações que a grande mídia trata.


Existem blogs que trata muita além do que é visto na televisão.

Hoje damos o exemplo do blog de O Palpiteiro , notícias sobre o mundo e sobre o que acontece "entre vírgulas" que muitas vezes não nos damos conta são neste blog tratadas pelo professor de geografia Sergio Moraes.


A mídia informal, os blogs, está expansão e a comunicação do país está crescendo junto, com mais opiniões e dizeres, sobre marcas, notícias, críticas e sugestões. E na próxima postagem você vai conferir como as organizações estão se preparando para tal expansão.

Postado por: Cibele Cristina da Silva

5 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Parabéns Cibele, belo post.

Creio que a credibilidade do blog é a filtragem dos leitores. Não da pra acreditar em tudo que se lê. Como o que ocorreu agora com o site de fofocas que noticiou primeiro a morte do Michael Jackson TMZ e as grandes redes norte americanas nao davam a noticia pq nao acreditavam na 'credibilidade' do site de fofocas. Mas a TMZ estava certa e furou todos eles.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Carol Terra disse...

Cibele, bem legal a sua visão sobre os blogs. Porém, vale destacar que temos uma diferença muito grande entre os blogs pessoais e os blogs corporativos. Os pessoais não tem o mesmo compromisso de representar a organização e trabalhar a favor da sua imagem e reputação. Alienação é algo que o profissional de comunicação deve evitar e batalhar contra. Temos é que sempre oferecer diversas opções de contato com os públicos que temos interesse, ouvindo-os e dando-lhes atenção. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Leandro Jardim disse...

está bacana, minha cara, parabéns! a única ressalva que faço é quanto ao nome de meu poeta amigo Múcio Góes... beiJardins

Gisele Federicce disse...

No jornalismo, os blogs são muito mais uma ferramenta que abre portas para participação de leitores e fácil acesso a publicações do que uma ameaça. O que é preciso é selecioná-los, como já devemos fazer com a televisão.

A Bordo da Comunicação disse...

Agradecemos os comentários de todos.

Carolina, obrigada pela diga, hoje em nosso post está falando justamente disso, sobre essa diferença.

Mateus, Leandro, que bom que gostaram.
Leandro, alterei o nome do Múcio, realmente passou batido.