domingo, 26 de julho de 2009

O que temos nas mãos?



Se hoje, no Brasil, a função da comunicação organizacional é vista como investimento complementar das outras ações, sem falar da importância de Relações Públicas para o suporte de tal proposta, são nas micro e pequenas empresas que poderemos trazer novas possibilidades e paradigmas.

Pode parecer um “furo n’água”, a atenção que muitos dos empreendedores e jornalistas desprendem as pequenas estruturas. Em uma pesquisa sobre o tema pela Internet, descobri que 90 por cento do crescimento da exportação, ao Mercosul, da produção de micro e pequenas empresas, é responsabilidade do Brasil e Argentina. (CEPAL/SEBRAE) – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. Julho de 2003. Com essa pequena informação, mesmo que desatualizada, pode-se perceber a visibilidade e importância que nosso país tem a economia mundial. E se boa parte desse potencial é produzido pelas pequenas empresas, são nelas que iremos construir grandes projetos eficazes. Porém a facilidade não tem a mesma proporção, e não é possível dizer que trabalhar com grandes ou pequenas empresas tem níveis diferentes. Apenas são propósitos e análise diferentes.

As pequenas empresas dificilmente têm uma área fundamentada de comunicação e passam a trabalhar com incoerência e ferramentas piegas, sem realmente saber quem são seus públicos. Pois todo trabalho de comunicação é encarado como investimento alto, o que não é mentira, mas com possibilidade de adaptações as exigências de cada mercado. Para nós, aprendizes que ainda não temos o prestígio das grandes conquistas, o trabalho adequado a aproximação dos funcionários e o tratamento leal aos clientes e fornecedores, aliado a novas tecnologias que não necessariamente são caros, podem garantir o sucesso mútuo.

A falta de planejamento e as dificuldades de trabalhar com pouco caixa das micro e pequenas empresas, amplia a visão de um profissional que almeja as grandes organizações, por trabalhar com a necessidade e a funcionalidade que em tempos de crise, é quase uma lei.


Um comentário:

Cibele Silva disse...

É importante enfatizar que RP e C.O não diferentes.
Em relação as pequenas empresas, infelizmente nem todas têm condições para estruturar um departamento de comunicação, porém, eu não acredito que por isso eles não conhecem seus públicos, talvez somente não tenho planejamento estratégico para conquistá-los e fidelizá-los.

Abraços