sexta-feira, 26 de março de 2010

Opinião pública, interesse público e relações públicas

Por Aline Derenzi

Relações Públicas e o interesse público estão interligados, assim como a opinião pública também se encaixa nesse processo de comprometimento com a sociedade que envolve esses três fenômenos.

Quando falamos em opinião pública vemos que é um assunto que traz muitas controvérsias, pois seu real conceito às vezes não é compreendido.

Opinião pública segundo Cândido Teobaldo é “a área de entendimento comum das pessoas que constituem o público, após ampla discussão da controvérsia levantada, à base de considerações racionais”, ou seja, é o que a maioria da população manifestada de alguma forma argumenta, seja através de manifestações ou até por meio dos veículos de comunicação de massa. Um fenômeno vivo, que está em constante transformação.

E como já dito, junto com a opinião pública temos o interesse público. Mas o que é interesse público?

Temos aqui um fenômeno que não é fácil de definir, pois muitos tem suas teorias. De forma bem simplista, segundo Harwood L. Childs interesse público é “e somente pode ser, aquilo que o público, a opinião da massa, diz que ele é”. Em outras palavras interesse público é o interesse de uma comunidade que pode ser garantido por alguma entidade pública.

Em sua tese Childs afirma que a opinião pública é o fator motivador para o interesse público e questiona se realmente a opinião de massa pode determinar sua pauta.

Levando em consideração que nossos julgamentos e opiniões são os mesmo que o da opinião pública é natural que nossa percepção do interesse público seja coerente á ela. Ninguém melhor do que a própria massa para defender seus interesses.

Em artigo publicado, o Dr. Roberto Fonseca Vieira também afirma que “o interesse público, na realidade atual em que vivemos se transforma em fonte indiscutível de legitimidade. Legitimidade esta que só a opinião pública pode conferir”.

Embora a manipulação da opinião pública ainda exista, os públicos estão mais conscientes, atento e contestadores, ficando assim mais difícil de serem influenciados e seus interesses estão cada vez mais juntos com o da coletividade.

Levando todos esses aspectos para o setor corporativo, temos as organizações, tanto privadas como públicas, que são alvo constante da crítica da opinião pública. Crítica que pode a vir se tornar um interesse público dependendo de sua propagação.

Por isso é fundamental o profissional de Relações Públicas estar sempre atento a essas críticas, pois temos como função administrar o relacionamento entre a organização e seus diversos públicos, a fim de conquistar uma harmonia com o interesse público.

4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Discordo quando diz que a opinião pública 'é o que a maioria da população manifestada de alguma forma'. Pq dessa forma uma eleição ou uma pesquisa de votos seria uma opinião pública e Bourdieu fala que não são porque não caracteriza discussão, nem consenso. Penso assim tambem, opinião pública é o consenso que é fruto da discussão das questões frente a um público definido.

Este conceito de 'maioria' se encaixa para massa ou grupos.

Neste texto usa a manipulação da opinião pública como uma ação dos meios de massa sobre a massa ("Embora a manipulação da opinião pública ainda exista...'). Dessa forma estamos discutindo o senso comum e não vejo por este lado, pois para caracterizar uma opinião pública todos os componentes do público precisam estar - igualmente - informados e com compreensão perfeita dos termos da discussão, o que não dá margem pra manipulação.

É um assunto bem polêmico.

MATEUS

Cibele Silva disse...

Vamos lá!

Acho que vc esqueceu de ler uma palavra Mateus - "manifestada".
Vamos para outro autor:

Segundo o professor Cândido Teobaldo, a Opinião Pública:
- não é uma opinião unânime;
- não é, necessariamente, a opinião da maioria"

É o que vc falou... não é necessariamente da maioria... da população, mas da manifestada.
Essa palavra mudou tudo, entendi?

As pessoas que expressão sua opinião e não qq pessoa que não tenha se manifestado.

A Opinião Pública não é resultado do impulso de multidões passageiras que, excitadas por um fato novo e na fantasia criada pelos estereótipos e apaixonada por seus oradores, precisam adquirir a exata consciência de nação.

Temos não só o dever de sujeitar-nos à Opinião Pública, mas também a responsabilidade e a oportunidade de modelá-la e guiá-la, é aquilo que, coletivamente, fazemos com que ela seja. Só quando procuramos de todas as maneiras possíveis, melhorar a sua qualidade é que nos libertamos dos perigos do conformismo. Assim já dizia Teobaldo.

@camilajoaquina disse...

Acredito que opinião pública sempre será um tema pertinente, com uma abordagem densa e didática. É um assunto extremamente antigo, porém em constantes mudanças com o passar do tempo. Por isso tantas conceituações, e tantas segmentações.

Independente de significados especificos, ela existe e deve ter atenção pelos profissionais de comunicação, principalmente os RRPP, e acredito que é a principal mensagem do post da Aline!

Portanto, está de parabéns pela iniciativa de abrir portas para reflexões sobre o assunto, e discussões.

Camila Carrano

Aline Derenzi disse...

Bom... concordo com o Mateus quando diz que opinião pública é o consenso que é fruto da discussão das questões frente a um público definido. E é realmente isso que escrevo no texto, claro que em outras palavras.
Na definição de Teobaldo isso fica bem explicito e referente a frase destacada no comentário do Mateus, concordo com a Cibele a palavra manifestada muda o sentido, pois não me refiro a população em geral e sim aquela parte que argumenta e questiona para chegar a um consenso, por isso chamo de população manifestada e ainda completo que essa forma de se manifestar pode ser por meio de manifestações e creio que uma manifestação seja caracterizada por discussões e que seus participantes estão em comum acordo.
Já sobre a manipulação acredito sim que ainda exista e não vejo o porquê o fato de todos estarem informados e com compreensão perfeita dos termos da discussão não dê margem pra manipulação.
E sim sei que é um assunto polêmico e antigo como comentou a Camila e minha intenção foi exatamente essa abrir portas para reflexões e mostrar que os profissionais de comunicação devem dar atenção tanto a opinião pública quanto ao interesse público.

Obrigada pelos comentários!
Abraços!