O Rio de Janeiro foi escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Essa conquista, é necessário dizer, deve-se em grande parte ao trabalho de relações públicas desenvolvido há mais de dois anos pelas autoridades brasileiras, especialmente aquelas ligadas ao esporte, com o presidente Lula à frente, juntamente com o governo do estado e da capital.
Primeiramente, no ano de lançamento da candidatura, em janeiro de
Logo na primeira visita do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro, em abril, mesmo com as restrições, foi pensado na visibilidade para a imprensa e foi gerado conteúdo para a imprensa brasileira e estrangeira.
Depois da inspeção do COI houve a primeira apresentação do projeto Rio 2016, em junho, na Suíça. E, entre final de setembro e início de outubro foram realizados eventos para a imprensa nacional e internacional já na Dinamarca – em Copenhague, local da escolha da cidade sede. A assessoria contou com atletas e até o Rei do futebol, Pelé.
Cinco tópicos foram considerados essenciais para o sucesso da campanha na área de comunicação e relações públicas:
- “Viva a sua paixão” foi um conceito importante, reforçando o amor do brasileiro pelo esporte e a reconhecida capacidade de celebração.
- Foi mostrado também que agora era mesmo a hora do Rio, com a integração e apoio total dos três níveis de governo.
- O terceiro fator foi discutir qualquer questão que trouxesse uma percepção equivocada, como a capacidade de organizar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no intervalo de dois anos, por exemplo.
- Também foi focado na mídia olímpica especializada, a mais lida pelos membros votantes, evitando gastos com anúncios na grande mídia.
- E, por último, foi usada a autenticidade para surpreender a todos.
Após abrir a palestra com o vídeo que emocionou milhões de pessoas durante na apresentação decisiva aos membros do Comitê Olímpico Internacional, foi explicada a jornada do Rio até a vitória histórica em Copenhague, emocionando muitos dos presentes no auditório, com o tema união.
Utilizaram o argumento de que “você precisa mais do que uma Cidade Maravilhosa para ganhar uma candidatura”, disse o diretor de comunicação da candidatura Rio 2016, Leonardo Gryner.
Gryner também contou a história do Rio, que iniciou em 1999, quando decidiu se preparar para a candidatura aos Jogos Pan-Americanos e venceu, que também sediou os Jogos Sul-Americanos, e que após a realização do Pan, em 2007, já tinha uma base forte para lançar uma candidatura aos Jogos de 2016.
Pudemos ver que mais um trabalho de Relações Públicas foi bem feito, e trouxe maior visibilidade ao Rio, e, por conseqüência ao Brasil. Vamos acompanhar agora se conseguirá também trazer maior credibilidade, com a ajuda dos planejamentos do governo, após o evento.
4 comentários:
Muito legal este post. É ótimo saber que o trabalho com a imagem da cidade foi fator decisivo. O post do Doutor Spin complementa este, segue o link: http://doutorspin.wordpress.com/2009/10/05/olimpiadas-a-importancia-do-rp-na-escolha-do-rio-2-016/
MATEUS
Fico muito feliz que a profissão esteja sendo tão decisiva para algumas coisas tão importante para o Brasil ou até fora dele que estejam tendo grande repercussão. Dá valor a profissão.
Mateus, em relação ao blog do Doutor Spin, bem interessante disponibilizar aqui e na quarta-feira eu mandei para a minha sala o link do blog. Gostei demais.
=]
Abraços,
Belle
(A Bordo)
A campanha do Rio de Janeiro foi excelente!! Ao longo do tempo, antes de sair o resultado, eu recebia newsletters da revista inglesa Sport Business e em diversos era citada a força da candidatura e justamente destacando sobre o envolvimento de todas as partes, a comunicação entre todos envolvidos...
Detalhes, que parecem ter sido esquecidos pelas outras cidades, que recebiam critícas do tipo "os organizadores de Madrid não souberam explicar de onde viria determinado recurso"...
A falta de comunicação e clareza dos outros candidatos, certamente levou o RJ ao favoritismo. E convenhamos, merecia muito.
Obrigada...e valeu pela indicação Mateus!...bem interessante mesmo...
Realmente o Rio mereceu pelo planejamento de comunicação....mas temos que tomar cuidado com o superfaturamento e o abandono depois dos Jogos....porque nosso governo ainda é nosso governo não é mesmo...torço para que tenhamos o menos prejuizo possivel...
Abraços
Daniele A Bordo.
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