Uma pesquisa, criada em 2005, chamada Nation Brands IndexSM (NBI), mensura a imagem e a reputação de diversos países do mundo.
Realizado com mais de 20 mil entrevistados, o estudo mede qual é a percepção que pessoas de todo o mundo tem de 50 países, para compreender melhor cada um deles como marcas, destacando quais aspectos caracterizam cada um, e o que ajuda governos, organizações e empresas a compreender a reputação dos países.
Os três países classificados com a melhor imagem internacional foram Estados Unidos, França e Alemanha. O Brasil ficou em 20º lugar, mas foi o país mais bem classificado da América Latina tanto na classificação geral, quanto em cada um das seis características consideradas.
A posição do País nos parâmetros mostra como ele é percebido mundialmente e com que características ele é mais associado. Para isso, é avaliado quanto aos seguintes critérios:
Exportação: o “efeito da origem do produto” – o quanto associar a origem do produto ao país aumenta ou diminui a probabilidade das pessoas comprarem, e a capacidade e os conhecimentos do país em ciência e tecnologia e a criatividade na produção de produtos.
Governança: a competência e honestidade do governo no respeito aos direitos dos cidadãos e em posturas com relação a questões internacionais ligadas a paz e segurança, proteção ambiental e redução da pobreza no mundo.
Cultura: herança cultural, aspectos contemporâneos das músicas, filmes, arte e literatura, bem como a excelência do país no esporte.
Povo: o quanto as pessoas se sentiriam bem-recebidas visitando o país e a vontade de ser ter um amigo próximo daquele país e a disposição de se contratar um profissional bem qualificado daquela nacionalidade.
Turismo: a beleza natural, edifícios históricos e monumentos; e agitação da vida nas cidades e atrações urbanas. Nesse tópico são excluídas as probabilidades de se visitar países por interesses de negócios.
Imigração e Investimento: o poder de um país em atrair talentos e capital. Se as pessoas estudariam, trabalhariam e viveriam nele, e também a percepção de prosperidade econômica, igualdade de oportunidades e qualidade de vida no país.
Com base em informações retiradas do site Revista Fator: O Brasil é mais associado ao lazer e entretenimento do que a administração e economia. A característica mais relacionada ao país é a cultura - o Brasil é o 10º colocado do ranking global. O turismo também se destaca, estando no 12º lugar, enquanto a forma como o povo brasileiro é visto no mundo coloca o país na 17ª posição. Já no item imigração e investimento o Brasil é o 21º colocado, em governança é o 24º e em exportação foi somente o 26º colocado.
Não houve muita alteração da imagem do Brasil entre o ano passado e este ano, pois em 2008, o País ocupava a 21ª posição na classificação geral.
4 comentários:
Me surpreendeu 'a forma como o povo brasileiro é visto no mundo coloca o país na 17ª posição'. O brasileiro é tão elogiado que pensei que teria uma melhor colocação. Sabe o que envolve este 'como o povo é visto', quais fatores de análise?
MATEUS
Olá Mateus,
Não, eu até tentei procurar, mas não consegui achar estes dados...
Quando eu fui para fora do Brasil não vi muitos elogios...quais países você acha que elogiam muito o Brasil?
Abraço
Daniele A Bordo.
Puxa que legal...
Eu acredito que os criadores de marcas... devem parer de criar suas marcas com outras linguas, assim valorizando o nosso país, para que seja um destaque lá fora.
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