terça-feira, 27 de outubro de 2009

Internet sem fio é diferencial para estabelecimentos

Por Kelly Fusteros
Com a explosão do Wi-Fi (redes locais sem fio), os bares, restaurantes, hotéis e shoppings dos municípios do Grande ABC Paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano), passaram a investir nesta tecnologia não apenas para atrair os clientes, mas mantê-los por mais tempo dentro do estabelecimento e, logicamente, consumir mais produtos e serviços.

Através de celulares, notebooks, PDAs, palms, pocketspcs, videogames e Iphone, que ofereçam esta tecnologia integrada, o usuário pode navegar na internet sem nenhum custo, tudo por conta do estabelecimento. Na cidade de Santo André, a cada dez locais pesquisados no Bairro Jardim, sete oferecem este serviço. O custo é em média de R$150 por mês e R$300 para instalação dos equipamentos.

A multinacional brasileira Vex, que disponibiliza a rede Wi-Fi, realizou na primeira semana de outubro a VexWeek, em que 2.500 hotspost espalhados por todo o Brasil disponibilizaram acesso Wi-Fi gratuito. O objetivo da ação era convencer os usuários de aparelhos portáteis das facilidades e das vantagens proporcionadas pelo serviço Wi-Fi.

A Nokia divulgou em seu blog que aproveitou a ação para mostrar as vantagens de seus aparelhos e fechou uma parceria com a Vex para que quem tivesse aparelho celular Nokia, com acesso à internet via Wi-Fi, tivesse mais três dias de acesso grátis.

Para Fábio Gomes, consultor de TI, em entrevista para a revista Livre Mercado nº 239, hoje isso é um diferencial, mas a tendência é transformar todos os produtos existentes no mercado para que possam atender esta internet Wi-Fi, pois além da praticidade de não se utilizar fios, estamos 24 horas conectados, seja para trabalhar ou se manter informado.

Assim percebemos a importância de se estar sempre bem informado no mundo dos negócios, saber aproveitar e se adaptar rapidamente aos avanços tecnológicos.

8 comentários:

bruh f. disse...

Investir em diferenciação é extremamente importante, todos sabemos. E investir em Wi-Fi é sem duvida uma forma de deixar que o cliente fique mais tempo no estabelecimento, e de certa maneira, com que ele se sinta a vontade, quase que em casa.

Muito bom o blog, já tinha lido, mas nao havia comentado. Coisa feia né,ueheuhe, já que a Cibele é 'coleguinha' de blog.

Abraços, a todos.
Bruna Franco

Fabio Procópio disse...

Aqui no interior de São Paulo ainda não é uma realidade que possamos ver em muitos estabelecimentos...Existem alguns aqui em Bauru sim, e posso afirmar que o público que se utiliza deste serviço aumenta a cada dia.

Abraço

Cibele Silva disse...

Quando se fala em wi-fi eu logo ligo o McDonald's, 1h grátis.
=]

Logo em seguida penso no Frans café, acho que estes dois estabelecimentos fazem a difrença com o wi-fi aqui em São paulo.

Tbm é uma mão na roda ter o wi-fi na faculdade.

É importante colocar que a empresa que nos gera isso é a embratel, muitos não sabem que ela que tem a maior rede de cabos deste serviço.

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Cibele Silva disse...

Ah Bruna, volte sempre!
Fico feliz com esta interação com os colaboradores do ocappuccino e o pessoal do A Bordo.
E pode me chamar de Belle, ok? rs

Abraços,

Kelly Fusteros disse...

Olá pessoal.

Realmente o Wi-Fi facilita muito nossas vidas. Aonde quer que vc esteja, vc está on-line e por dentro do que está acontecendo no mundo todo.
Não tardaria para que os comerciantes percebessem como um simples investimento pode favorecê-los tanto.

Obrigada a todos por terem comentado.

E até a próxima.

Kelly

Ocappuccino.com disse...

trabalhei em um shopping aqui da capital de Porto Alegre que tem como público alvo decoradores e arquitetos,

é muito comum esses profissionais marcarem reuniões com seus clientes no próprio shopping

e quando o serviço de internet wireless não funcionava dava um crise geral

quando a empresa disponibiliza esse tipo de serviço "vicia" os clientes
e se por acaso ele não estiver funcionando gera uma impressão de mal atendimento

Massimino Delazeri
www.ocappuccino.com

Líviarbítrio. disse...

Aqui em Florianópolis/SC tem wi-fi em diversos estabelecimentos. A facilidade que gera para o consumidor é uma forma de posicionamento.

Tal como a Kelly falou, é uma diferenciação aparentemente simples e que garante a aderência do consumidor ao local.

Eu adoro essa facilidade de acesso à net.
;)

Abraços,
Lívia Brito.

A Bordo da Comunicação disse...

Muito legal o post Kelly.

Realmente facilita mesmo, e os clientes acabam ficando mais no estabelecimento, e consumindo mais.

Beijos
Daniele A Bordo