segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RP, a nova geração

Por Márcia Ceschini

Marcia é mediadora do do Oras Blog!, trabalha na equipe do Portal Tribuna Impressa em Araraquara. Estudiosa sobre a web 2.0, e a partir de hoje é colaboradora do A Bordo da Comunicação.

Ok, isso parece nome de seriado geek. Mas somos influencia do meio. Principalmente nós, profissionais de comunicação. Tudo nos informa, tudo vira referência. Tudo causa transformação.

Mas qual é a graça do termo nova geração? Exatamente ser a esperança de mudanças, dos tempos , com profissionais e mercados melhores.

Tenho observado com bastante entusiasmo, a nova leva de futuros e novos profissionais de Relações Públicas. A causa mais importante é que a grande maioria vai cursar RP sabendo o que encontrará.

Devo dizer que há nove anos atrás, tive duas estagiárias que no terceiro semestre de RP da Unesp - quando se começava a ter matérias introdutórias da profissão, já tinham uma postura mais interessada, comprometida. Hoje são excelentes profissionais, uma está no SESC SP e a outra em uma produtora na Vila Madalena.

É fato que elas e a nova leva de profissionais fazem parte da chamada geração Y, uma geração que foi estimulada por vários meios, tiveram muito mais informação que a minha. Não tiro o mérito de profissionais mais antigos ou os da minha época, os anos 90. Somos profissionais que sempre atuaram com criatividade, e executando planos com jogo de cintura como nunca. Informações e literaturas estrangeiras quase nem tínhamos acesso. Hoje a informação está a um click do dedo, seja no notebook ou no celular touchscreen.

Posto essa introdução, devo dizer que esta é uma geração que busca acima de tudo a comunicação através do relacionamento e sabe explorar com boa escrita e inteligência, o potencial das redes sociais.

Fiz um breve post sobre isso no meu blog, o Oras Blog! Elogiando principalmente este blog, o A Bordo da Comunicação e O Capuccino, que dentre muitos outros bons blogs, cumprem com louvor o que escrevi acima. Dentre os comentários que recebi, o do Mário Segura, um dos profissionais velha-guarda que admiro, fecha com chave de ouro o meu raciocínio:

Adorei seu post, Marcia. Citar OCappuccino e ABordo é maravilhoso e muito justo. Hoje são dois dos melhores canais onde me informo e aprendo. Tenho dito para as pessoas que atualmente aprendo mais na blogosfera do que nos fóruns tradicionais de aprendizado, e esses dois blogs são exemplos inquestionáveis disso. Outro paradgima que também está sendo derrubado é o modelo tradicional dos estudantes aprenderem com professores ou profissionais mais experientes. Esse modelo pode ser muito questionado. Hoje todos aprendem com todos. É esse novo modelo de desenvolvimento: todos com todos, todos para todos.”

A principal diferença que vejo é que ,em tese, toda geração Y é ávida por novidades, inovações. Coisa que o pessoal da minha geração normalmente enxerga com alguma desconfiança. Estar mas mídias sociais para esta geração não só é vital, como a auxilia em ser um agente transformador. Para alguns chefes da minha geração, estamos perdendo tempo, sendo improdutivos; qualquer pessoa pode fazer ou escrever nas redes sociais. E joga a atuação para o estagiário, não dando oportunidade do profissional mais velho atualizar-se, caminhar junto com os novos.

Para finalizar, o ideal é que não haja dicotomia entre o velho e o jovem profissional. Vocês tem a facilidade dos novos meios e nós a experiência. Saber compartilhar isso é a grande diferença nas empresas que não sofrem de miopia corporativa.

Que a força esteja com vocês!

7 comentários:

Cibele Silva disse...

E vale começar assim, Mah? Acho que não! =]

Obrigada pelas considerações. Fico muito feliz com esse feedback, somos uma nova geração que contamos com ajuda de pessoas assim como você para nos ajudar.
Acho que temos sorte por pegar uma época a Relações Públicas está crescendo, sendo reconhecida, assim cabe a nós aproveitarmos disso.

'Nós' do Ocappuccino e do A Bordo realmente procuramos 'pegar carona' esse crescimento da profissão e espero que juntos podemos construir bons caminhos para quem virá depois.

Deixo aqui registrado também o meu agradecimento ao Mauro pelas considerações que ele fez no Oras Blog.

Mah, seja bem vinda a equipe do A Bordo.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Marcia Ceschini disse...

Cibele,

é sempre bom colaborar. Trocar conhecimento é o que nos permite ser um profissional melhor.
Nós mais velhos, não sabemos tudo. Sabemos um pouco a mais só.
Obrigada ao A Bordo por pemitir que mostre meus pensamentos.
Abraços.

Aline Derenzi disse...

Marcia benvinda a bordo...

Post excelente.

Concordo com a Cibele, temos sorte de poder crescer junto com nossa profissão e ver o quanto tem para aperfeiçoar e nos empolgamos com isso e tentamos passar um pouco do que sabemos para que as RP possam ser cada vez mais reconhecida como parte essencial de qualquer organização.

Abraços,

Fabio Procópio disse...

Parabéns ao blog por contar com mais uma excelente contribuição...Faço coro também no que tange ao fato dos dois blogs mencionados serem de ótima qualidade e contribuirem para a disseminação das verdadeiras Relações Públicas.

Abraço

Innovare disse...

Com certeza é muito importante saber conciliar experiência e inovações - como as redes sociais e a constante troca de informações dos blogs - na área de Relações Públicas. Não só importante, como fundamental para sua excelência esse mix de conhecimentos, faixas etárias e gêneros. Mais do que comunicação integrada, profissionais integrados.

Parabéns pelo excelente blog e pelas postagens!

Abraços,
Mariana
(www.innovarecom.blogspot.com)

Ocappuccino.com disse...

Ainda naõ tinha lido o comentário do Mauro no blog, li agora e fico, mais do que feliz, muito honrado.

Acredito muito no potencial da geração y no papel estratégico da empresa no ambiente 2.0 (e ainda vem a geração M logo logo). Mas li esses tempos um texto que me fez refletir e pensar em algo que já havia reparado. O texto, 'Esqueçam a Geração Y: a Geração X está Provocando Mudanças Reais', fala justamente que é a geração x, apesar do hype da Geração Y, que está fazendo com que os negócios adotem tecnologias colaborativas. A Geração X, aqueles que têm entre 30 e 43 anos, estão liderando a corrida em direção à computação social. O texto está no link http://readwriteweb.com.br/2009/10/08/esquecam-a-geracao-y/

Isso é possível perceber em muitas empresas. Creio que poucas atribuam confiança e segurança ao jovem que escreve um projeto e deseja trabalhar a marca nas redes. Posso estar enganado, mas é minha percepção.

Não quero desejar boa sorte para a Marcia no blog, quero sim é parabenizar o blog por esta bela aquisição. Vamos aprender bastante, tenho certeza.

MATEUS

Líviarbítrio. disse...

Que bom ver o A Bordo fazendo sucesso... E ainda tem muito trabalho de sucesso pela frente.

Postagem muito boa, resume-se na frase da Mariana, "Mais do que comunicação integrada, profissionais integrados."

Além dessa esperança na nova leva de profissionais de comunicação, que buscam o tempo todo conexão e informação.

A Márcia já falou tudo na postagem. E que bom conhecê-la.

Sucesso A Bordo!
Abraços,

Lívia Brito.