Na atualidade tudo que se fala é de tecnologia, em qualquer área, seja biológicas ou exatas, tecnologia é a bola da vez!
Será que é suficiente sermos graduados, termos um diploma se não sabemos ao menos mandar um email? O que é necessário para conseguir uma boa posição no competitivo mercado de trabalho?
Hoje em dia o que é levado em consideração são o conhecimento e habilidades que você tem, não importa se você é jornalista ou relações públicas, quem souber fazer melhor ganha.
A comunicação está inclinada a entrar nesse mundo cibernético que está transformando não só as pessoas como também as empresas e assim consecutivamente o mercado de trabalho. As empresas buscam profissionais multi–funcionais, que saem do esperado e tem algo a mais para dar. Isso só comprova que para conseguir vencer essa grande batalha entre o sucesso e o fracasso é preciso se aprimorar, se aperfeiçoar de acordo com o que mercado procura.
Na comunicação esse aperfeiçoamento esta nas redes sociais, no e-commerce, nos blogs e nos relacionamentos virtuais. As empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias para alcançar esse público moderno, consumidor de novidades, crítico e conectado.
Algumas organizações já aderiram a rede como parte importante na sua comunicação com os públicos de interesse, e assim podem mensurar a satisfação e mudar as estratégias comunicacionais ou mercadológicas se necessário, posso até citar um breve exemplo:
Não sei se todos sabem, mas a Nestlé em 2007 inovou a marca Nescau e lançou o Nescau 2.0 com embalagem diferenciada em formato de copo e com nova fórmula, porém os consumidores não foram adeptos dessa mudança e começaram a reivindicar seus direitos. Diversos emails foram mandados para empresa e comunidades foram criadas com nomes como “Nescau – Só Quero o Original", “Queremos o Nescau Tradicional!”, “Quero Meu Nescau De Volta!!!” e “Eu Odeio o Novo Nescau”.
Isso resultou na volta do produto as prateleiras nos mercados, uma estratégia muito bem elaborada da Nestlé ao ver que o novo produto não estava atingindo o público alvo.
Bom, mas voltando ao nosso tema em questão “tecnologia, comunicação e atualidade” são realidades que andam juntas, não temos como falar da comunicação dos dias de hoje ou das atualidades em geral sem citar os feitos que a tecnologia está causando, então vamos nos preparar para esse mercado tecnológico que está tomando espaço em nossas vidas e nos aperfeiçoar para nos destacarmos como profissionais qualificados para enfrentar essa globalização tecnológica!
5 comentários:
Oi Aline,
Muito bom este post. Concordo com você que temos que buscar esse aperfeiçoamento e estarmos conectados. Sempre gostei dos meios tecnologicos, mas há poucos meses tenho conhecido ainda mais sobre o assunto depois que assumi a disciplina de Novas Tecnologias da Comunicação em RP (aliás, precisamos mudar o nome e tirar o "novas", rss).
O melhor é descobrir pessoas e trabalhos bacanas como o de vocês e outros que tenho conhecido desde então.
Parabéns!
e obrigada.
Priscila
Olá Priscila.. que bom que você gostou do post!
A tecnologia está em nosso cotidiano e não temos como evitar isso, então a solução é se conectar.
Fico feliz em ver que o A Bordo está ganhando seu espaço aos poucos e, o que é mais importante, compartilhando conhecimento.
Continue a bordo...
Abraços,
Aline Derenzi
Mesmo nós que tentamos ao máximo ficar antenado em tudo o que acontece na rede ou nas novidades das mídias já é muito difícil ganhar mercado, imagina um profissional que não procura estar a par desta evolução.
Abraços,
Cibele
Muito bom o post, Aline.
Esse, se não é o primeiro pelo menos é um dos principais requisitos de um profissional.
Se não soubermos ligar uma máquina, quem dirá gerenciar um departamento.
Como já disse aqui, considero-me uma nerd de carteirinha e curiosa. Estou o tempo todo querendo aprender a mexer nessas maravilhas tecnológicas, e que facilitam o nosso dia a dia.
;)
Grande Beijo.
É o que dizem "só sabe mandar fazer, quem sabe fazer"...então, por ser uma área que lida com informação, e ela "trafega" nestes meios, precisamos conhecê-los e saber utilizá-los...
Bom post mesmo Li...
Beijo
Daniele A Bordo
Postar um comentário