quarta-feira, 11 de novembro de 2009

As transformações da Pesquisa

Por Kelly FusterosNo final do mês de outubro, a Universidade Metodista de São Paulo realizou o evento “Mix de Comunicação” - palestras direcionadas aos alunos dos cursos de comunicação – que debateram o tema “A internet mudou o mundo – e ainda não sabemos do que é capaz”.

O senhor Hilton Cesário Fernandes, coordenador de pesquisa de opinião e mercado da APPM - Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado - discursou sobre um tema muito interessante: “A pesquisa e o desafio das novas mídias”.
O palestrante discorreu sobre o tema voltando-se, principalmente, para as pesquisas e campanhas eleitorais e a significativa utilização da internet.

Os métodos de pesquisa sofrem modificações para se adaptarem ao novo âmbito digital. Entrevistas realizadas “cara a cara”, passam a serem realizadas também on-line por meio de conversas instantâneas.

Os blogs e as redes sociais trazem informações ao pesquisador e ao jornalista cada vez de melhor qualidade e de graça, pois, “a internet possibilita a potencialização dos conhecimentos sobre as pessoas e os usos das informações a respeito delas”, afirmou o palestrante.

Nas campanhas eleitorais, os candidatos podem mensurar sua reputação através de ferramentas de coletas de dados que filtram páginas da internet. Utilizando uma relação de palavras e temas, pode-se separar os textos positivos e negativos para se avaliar a porcentagem de cada um. Este software é um indicador da imagem do candidato e de como deve ser sua campanha eleitoral: quais pontos devem ser abordados e quais podem prejudicar sua candidatura.

O presidente Barack Obama utilizou de várias técnicas na internet para aumentar sua campanha eleitoral. Arrecadou através de doações pela internet 500 milhões de dólares para sua campanha.

O presidente utilizava de links patrocinados para desmentir as investidas dos concorrentes e também utilizou os jogos de vídeo-game para incentivar os jovens a exercerem seu poder de voto.

Sua campanha foi tão bem sucedida que há vários vídeos na internet em sua homenagem, como este aqui:
Vários candidatos brasileiros já correrão à internet para aumentarem sua visibilidade para as eleições de 2010.

Vale ressaltar que, somente a campanha na internet não é o suficiente, pois ela ainda é limitada. Apesar de a internet ser um meio de comunicação barato, os candidatos que não souberem utilizá-la e caírem no exagero, acabarão por deteriorar a imagem tão fundamental em época eleitoral.

4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Com tweetDeck os políticos podem pesquisar/mapear quantas palavras quiserem em tempo real. É uma grande de fonte de dados.

MATEUS

Cibele Silva disse...

As estratégios do Obamma foram muito boas, ele soube utilizar muito bem as mídias e principalmente o facebook.

O evento 'Mix da Comunicação' deve ter sido muito bom, infelizmente não consegui participar. Que bom que você trouxe um pouco para nós do evento.

Abraços,
Belle. A Bordo

Daniele Pedace disse...

Muito legal o post Kelly.

Eu assisti esta palestra, e realmente foi muito boa...achei muito interessante as estratégias que elaboraram....até videozinho fizeram...rs....

Um bom plano de comunicaçao.

Abraço
Daniele A Bordo

Kelly Fusteros disse...

Olá pessoal

Realmente a palestra foi muuito boa porque mostrou a pesquisa diferente do que costumamos aprender.
De uma maneira mais dinâmica e moderna, eu acho.
Das palestra que assisti do Mix de Comunicação esta, na minha opinião, foi a melhor.

Obrigada
Abraços