Brasília há algum tempo, desenvolveu um projeto cultural em comemoração aos seus 50 anos que se realizará no próximo dia 21 de abril. Nos últimos meses, dentro de tanta polêmica no atual governo, essa tal celebração de aniversário se tornou algo totalmente diferente da proposta original. Artistas antes almejados decidiram não participar dos eventos para não serem vinculados aos escândalos da cidade.
Warren Buffet, considerado um dos homens mais ricos na última década disse certa vez - "São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la". Afinal, o que a torna tão forte em sua presença, e tão sensível a qualquer atrito?
Na era da informação, a sociedade online está cada vez mais exposta para o bem e para o mal, modificando assim as relações entre os públicos e suas entidades e organizações. Hoje ser conhecido não basta, mas sim respeitado. Zelar pela reputação, mantendo a confiança é um dos maiores desafios atualmente.
Eventos como esse da capital federal, balançam a credibilidade e a confiabilidade do público diante da organização governamental, mudando a percepção das pessoas e deixando uma imagem ruim projetada em suas memórias. São nesses momentos que percebemos o quanto o profissional de comunicação é necessário para o gerenciamento de crises.
Os conceitos agregados a uma imagem são mais influentes do que os fatos gerados, assim é normal entender o porquê da desvalorização da comemoração do cinquentenário de Brasília se esta for vinculada à imagem do atual governador da cidade. Um abalo de reputação nunca é questionado por uma dúvida, e sim por uma certeza.
Em tempos de crise, o poder da imagem nada mais é do que a expressão simbólica da soma do poder de reputação, da capacidade de articulação social, da rede de contatos e do planejamento. Esse poder é, então, decisivo para o significado do impacto dos fatos, tendo em vista que a percepção é cada vez mais provocada por um contingente crescente de estímulos e informações que medem a visão do telespectador e das consequências que trazem consigo.
O olhar do público é que determina as coisas como elas são. São os valores individuais e coletivos que dão esse significado a uma imagem. Com a atual sociedade midiática, o acúmulo de informação na rede e a fácil acessibilidade a qualquer acontecimento, tornou-se mais difícil associar valores positivos a essa significação em um mundo tão crítico e em constante mudança. Este bombardeamento de informação causa uma grande desconfiança, transformando a reputação em campo minado.
Um novo ponto de equilíbrio deve ser encontrado, ajustando-se a sensibilidade aos novos condicionamentos, pois nos tempos da convergência e da interatividade as falhas chegam muito mais longe, de maneira muito mais rápida implicando um estrago em escala muito maior. Não basta apenas pensar em ações com sucesso e na sua repercussão, mas sim admitir que a qualquer momento essa situação pode ruir e toda a situação pode se alterar.
O profissional de relações públicas é essencial para gerenciar as relações e divulgar informações críveis que mantenham laços estreitos com seus públicos. É necessário buscar o melhor posicionamento possível diante dos fatos, pois o simbolismo agregado a situação pode-se tornar um meio de correção dos fatos posteriormente. O caráter simbólico visto a partir de novos valores, pode assumir novos significados, e em crises de imagem é o objetivo essencial do comunicador.
Estabelecer a verdade como pilar de sustentação é fundamental para o desfecho dessas situações. Nas crises de imagem, a transparência deve ser aliada ao processo de evolução, onde as vítimas principais não são os políticos envolvidos, mas a população que sofre a repercussão, não só dos erros, mas também da reputação da cidade.
A falta de políticas públicas, que realmente priorizam a sociedade, fere tanto a imagem dos brasilienses, quanto a do país. Em meio a uma grande celebração, devemos priorizar a consciência pela realidade, necessidade de crescimento e novas conquistas. São 50 anos de capital federal e não 50 anos de corrupção. Há muito que se comemorar. Que a crise e a prisão do governador inspirem a necessária reconstrução da imagem da capital federal, que, mesmo em tempo de festividade teve a dignidade de se expor na busca de uma história mais honesta.
Muito boa reflexão..Acho muito interessante a história de Brasília..que já nasceu servindo de modelo para o mundo em se tratando de planejamento, de sair do padrão tradicional de capital (refugiando-se para o planalto central do país)..Mas na minha opinião, fica difícil separar a histõria de Brasília com a história de corrupção, repressão e mudanças que o país tem passado ao longo desses anos. Concordo com o final do texto, onde você diz que mesmo em momento de crise, Brasília está se expondo..isso é muito importante, e vai concordando com outro ponto do seu texto que diz que isso deve estar baseado na verdade! A moral da política é diferente da moral pessoal, cuja qual estamos envolvidos..por isso é um pouco difícil trazer a política para um cenário comunicacional que estamos acostumados...
Acho que este ano, pelo fato das eleições, ainda vamos discutir muito a respeito de política, moral e a inserção do RP ou comunicador nessa esfera..Espero discutir um pouco disso no ABRAPCORP também...
Bom texto Camila. Se há um local que precisa de todos os esforços de RP é Brasília. É um desafio enorme fazer um bom trabalho em uma cidade onde lobby e conchavos acontecem desde o café da manhã. É claro que estou generalizando, existem empresas boas e bons profissionais em todas as áreas, mas gerenciar a crise Brasília e sua politica é tarefa para nossa categoria inteira. beijos
Primeiro venho a agradecer todo o apoio e Rts que sempre tenho! =)
O Fábio disse tudo, exatamente por Brasília sair dos padrões por ser planejada já muda muito o contexto e a forma de organização! É dificil assim separar as histórias, porém, não deve-se deixar de lado todas as conquistas da cidade! (e olha q eu nem sou fã da cidade hehehe)
Em tempo de ano de eleições acredito que nós comunicadores devemos ficar atentos nas possibilidades de mudança que podemos fazer com a sociedade, e principalmente aprender com as novas situações!
E realmente Márcia, RP é algo que aqui é totalmente necessário! As pessoas aqui não tem essa visão da necessidade de um relações publicas, e é bem visto por faltar a graduação no Plano Piloto, tendo apenas em uma faculdade em Taguatinga não tão conceituada! A sensibilização pro fato deveria ser desde o ínicio, e infelizmente as coisas não funcionam assim! Uma pena =(
A sociedade tem como característica de enxergar apenas o que há de ruim... É assim em Brasília, é assim em São Paulo, Rio de Janeiro e em qualquer lugar... Infelizmente nossa nação não é tão patriota como deveria ser... Quem sabe um dia nós comunicadores não consigamos estreitar esse abismo entre o povo e o orgulho de ser brasileiro.
Uau!!! Camila, Adooorei seu post!!! Não sabia que Brasília estava enfrentando uma crise.
É um belo exemplo sobre, reputação, gerenciamento de crises e opinião pública. É bem complicado, mas pode ser um banquete para um RP que gosta dessa área.
Sempre vemos na faculdade a idéia do RP trabalhar com uma empresa e nunca do conceito de RP cuidando da imagem de uma cidade. Faltam, portanto, profissionais qualificados, profissionais que tenham a consciência de que não é apenas uma empresa privada que sofre crise de imagem. Acho que esse é um dos erros de alguns teóricos, falar tanto sobre estratégia, sobre como ganhar dinheiro fazendo o público legitimar uma empresa X e esquecendo que uma imagem não é só geradora de recursos, mas no caso de Brasília, é geradora de princípios e principalmente de críticas.
Como anda a sua taxa de Sapiencidade?
-
O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas,
quando disponibilizo na rede.) Resumo feito pelo Tio Chatinho (ChatGPT):
No presen...
Líderes cmunicadores na indústria de óleo e gás.
-
Tive o prazer de participar do grupo de consultores que apresentaram uma
"aula debate" com executivas de Moçambique da empresa de petróleo ENH
Falamos so...
Top KVM VPS Hosting Benefits
-
KVM VPS in web hosting services is a strong option for people and companies
that
The post Top KVM VPS Hosting Benefits first appeared on Blog Corporativo.
IA para atendimento ao cliente vale a pena?
-
Descubra se usar IA para atendimento ao cliente realmente vale a pena.
Explore os benefícios, desafios e impactos da Inteligência Artificial no
relacioname...
Filho da mãe
-
Aquela roupa parecia mal passada. Igual a carne do almoço. A sopa estava
salgada e a sua vida, insossa. Não podia mais aturar tanta intromissão. A
sogra ti...
Wishing Well
-
Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the
1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to
make a type...
Jual Byoote di Kudus yang Terpercaya
-
Banyak kalangan tahu bahwa dengan membeli byoote bisa mendapatkan banyak
sekali manfaat. Jika Anda baru tahu mengenai manfaat dan khasiat luar biasa
dari...
Turismo: desafios e oportunidades
-
Os cenários desafiantes por que passa o turismo são sem precedentes na
história, especialmente pelo o tamanho e importância do setor para a
economia mundia...
Online Dating Sites to meet Someone Online actually
-
Online Dating Sites to meet Someone Online actually If your entire buddies
are tying the knot, and you also don’t possess someone to head out with
Saturday...
Guru Les Privat Ke Rumah
-
Anda Cari Guru Les Privat SD SMP SMA di Jakarta Selatan ??? Hubungi 0812
8473 1559. Harga dijamin MURAH dan BERSAING. Guru les privat SD SMP SMA di
Jakarta...
Dia do Pai e…
-
..aqui fica um ‘cheirinho’ de boas campanhas que se fazem lá fora neste
dia. Campanhas cheias de emoção, como pede o dia 19 de março. #1 – DOVE A
Dove nunc...
Ostomy Accessories
-
You’ve probably been sent home after your ostomy with a paste, powder, and
skin wipes. You may wonder why in the world you are given this? They are
diff...
Saudosismo
-
Nos últimos meses reencontrei pessoas muito especiais e que conheci graças
à internet, especialmente aos blogs que eu tinha no passado – e elas
também. “Qu...
Profissionais com "tomates" e ideias Jackie Chan
-
Sempre me dei bem com a criatividade. É desta forma que encaro a
comunicação e todos os projetos com que me envolvo no dia-a-dia. Os
melhores resultad...
Convergência de disciplinas na comunicação
-
Convergência de disciplinas na comunicação A importância de uma comunicação
360°, oferecendo dados relevantes e garantindo a visibilidade e a reputação
d...
Entrou no ar o novo blog de Mauro Segura
-
Está no ar o meu novo blog, ainda em beta e pequenos ajustes por fazer:
www.maurosegura.com.br
Portanto, o blog AQO, depois de tanto tempo, vai sair de c...
O Dia do Amigo
-
Há coisas nesta vida que a gente só descobre por intermédio da internet.
Graças a ela, aprendi por exemplo que em 20 de julho é celebrado o Dia do
Amigo....
-
A tecnologia vem mudando com a demanda dos tempos. Ela se adapta para
atender as necessidades de um público que cada vez quer o seu conteúdo mais
rápido. F...
Tips Memilih Jas Slim Fit Pria
-
Jas slim fit pria adalah salah satu busana yang dapat digunakan untuk
membuat penampilan menjadi lebih elegan dan formal. Ada banyak jenis jas
yang ditaw...
Karachi se Lahore (2015)
-
Best Karachi se Lahore in High Quality VideoNow you can see Karachi se
Lahore in top quality with duration 120 Min and has been launched in
2015-07-31 wit...
Como medir os resultados das Mídias Sociais?
-
Em alguns posts que inserimos aqui temos diversos comentários com dicas e
pedidos sobre livros, artigos, ferramentas e uma pergunta sempre aparece
nos co...
A representação do amor na publicidade
-
Conforme o desenvolvimento da sociedade ao longo dos anos, a ideia primária
de anunciar um produto enumerando seus benefícios já não é mais utilizada e
não...
Comparing cruise ships
-
Once you have determined to head on a cruise, the following factor that
you're going to wish to do is to select a cruise send. There are a few ways
in whic...
-
Este ano promete! O ano de 2014 com certeza será atípico para as
organizações e os profissionais, que estão à frente de vários projetos
institucionais e co...
Λεπτομέρεις για το γάμο - Βιβλίο Ευχών
-
*Aρχικά να πω ότι συμφωvώ απόλυτα με τη ρήση ότι οι λεπτομέρειες είvαι πoυ
κάνουν τη διαφορά! Και πόσo μάλλον στο γάμo! Αv έχετε ειδικά επιλέξει ένα
φωτογρ...
NBA Finals 2013
-
After more than six weeks of amuse bouches, hors d'oeuvres and appetizers,
we've finally arrived at the main course of the 2012-13 NBA season — a
sure-to-...
Cobertura do 17. Congresso de CI pela Elemidia
-
Promovido pela IBC, o 17º Congresso Anual de Comunicação Interna, que
aconteceu em São Paulo nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2013, reuniu
líderes de impor...
Entreter para se relacionar
-
Estudo realizado pela Edelman mostra que os usuários cada vez mais buscam
entretenimento em diversos dispositivos, às vezes simultaneamente.
De acordo com ...
Um dia eu volto
-
Quando vejo há quanto tempo não passo por aqui, fico triste, pois não é
esse o objetivo do blog. Mas tantas coisas aconteceram na minha vida desde
julho de...
Rede RP no Facebook
-
Pessoal,
Já fazem mais de 6 anos que o Rede RP está no ar. Fico muito feliz que
tanta gente o acompanhe e entre em contato para perguntar se o blog acabou....
Você é chefe ou líder?
-
O conteúdo da comunicação é sempre importante, sem dúvida. Entretanto,
quando se unem conteúdo e personalidade de quem fala, a mensagem ganha
dimensão espe...
Público Alvo?
-
*Por Caroline de Oliveira Araújo*
Já imaginou que com as mudanças na Internet e nos meios de comunicação as
mais comuns formas de extraticação de públicos ...
Sou voluntária e amo ajudar o próximo
-
Somente uma ação como essas, a blogagem coletiva pelo dia internacional do
voluntariado, organizada pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado
Empresarial, o...
i want my online life back
-
não costumo costumava ser muito sensível, mas ultimamente, os sintomas de
TPM têm sido frequentes... o problema é que não só quanto de fato estou de
TPM.
...
Retorno do Blog
-
Que saudades do meu Blog!
Olhem muita atenção quase 1 ano sem postar nenhuma informação, devido à
falha humana da minha parte, vou voltar com o mesmo, agor...
O RPalavreando mudou! E para melhor!
-
Ganhei de presente da @jerblima o HTTP://rpalavreando.com.br. Os conteúdos
antigos estão todos lá! E o melhor: agora, eu tenho o domínio
rpalavreando.com.b...
Como as redes sociais podem entrar na sua empresa?
-
* Por Marcelo ‘Tuca’ Hernandes “Você não gosta de mim, mas a sua filha
gosta”. Quando penso em redes sociais, lembro com frequência dessa frase de
Chico Bu...
Fala ou não fala?
-
Uma empresa está para comprar uma concorrente nos próximos dias. Na rádio
corredor, só se fala no assunto, mas ninguém da liderança comenta. As
especulaçõe...
MUDANÇA DE BLOG
-
Olá pessoal! Ano novo, novos rumos e novas perspectivas. Agora que sou um
profissional e formado em Relações Públicas, decidi deixar o WordPress e
partir p...
RPs, we DO have a problem!
-
Gisele Lorenzetti (*)
No artigo anterior, defendi que a atividade de RP nunca esteve tão em alta
como nos dias de hoje. Para comprovar este fato, listei ...
Premio POP e Oficina de Cases do Conrerp e Abracom
-
Fala galera!
Depois de um tempinho sem postar, estou na ativa novamente!
Segue uma mega oficina de Cases, que visa ensinar como montar o seu case
para con...
relações públicas e o terceiro setor
-
*Mais um artigo muito importante sobre as relações públicas e o terceiro
setor. Fundamentos e tendências da comunicação organizacional e das
relações púb...
A função das relações públicas – parte I
-
A estrutura organizacional de uma empresa é formada por sistemas distintos
que, entretanto, se completam. Dentre esses sistemas está o de comunicação,
o ...
REPORTAGEM – BARRO DE BISALHÃES
-
Hello Mundo!!! Venho aqui deixar-vos a nossa primeira reportagem! Teve de
tudo, mas no final, para duas pessoas que não tinham experiência, ficou
bonita! =...
Nova plataforma » Novo endereço
-
Por Cibele Silva
No mês de abril o A Bordo faz aniversário.
Uma das 'comemorações' foi a mudança de plataforma.
Mudamos o endereço para www.abordodacomunica...
Acai Berry Elite Review
-
Acai Berry Elite Review
Acai Berry Elite is one of the capsule types of extracted Acai berry. There
seem to be a lot of these types of Acai supplemen...
Como as ovelhas pensam
-
“Você lê primeiro no meu novo blog, vai lá clique aqui“ De repente algo
vira moda ou uma pessoa cria fama! O livro Harry Potter tornou-se um
fenômeno quand...
Há conteúdo para tantas mídias sociais?
-
Não se fala em outra coisa. O mundo moderno exige que as empresas estejam
antenadas às chamadas mídias sociais. A concorrência saiu apenas do âmbito
das gô...
Uma profissão que está em UP
-
*Relações Públicas, uma profissão cada vez mais valorizada nas empresas
preocupadas com a opinião pública!*
*"*
*A carreira de relações públicas e...
Nova coordenadora de Relações Públicas
-
Querida Priscila...
O sucesso de futuros projetos, dependem do apoio que os alunos
receberão.Você como coordenadora será muito importante, uma vez que é
...
Blog Innovare: de obrigação à satisfação
-
Queridos leitores,
Gostaríamos de dizer que, contrariando nossas próprias expectativas, o blog
Innovare se tornou uma atividade gratificante para os integr...
Despedida
-
Olá leitores,
Temos a triste tarefa de anunciar que hoje encerramos este blog. Com o fim
do semestre também chega ao fim nossa atividade (o blog) realizada...
Despedida
-
Caros leitores,
O semestre acaba e com ele nossa missão estudantil de divulgar todos os
dias alguma nova informação sobre este universo tão amplo da comuni...
Encerramento do Blog
-
*Segunda-feira, 07 de dezembro de 2009*
Gostaríamos de dizer que foi bom enquanto durou, mas acabou, chegamos ao
fim do semestre letivo e estamos encerrando...
É photoshop ou não?
-
Há quase um mês atrás, postamos uma matéria sobre o uso do photoshop em
revistas, para criar a beleza fora do real, pois bem, devido a esse uso sem
contro...
Embratur ganha Prêmio Relações Públicas
-
Por Diene Pereira Guedes
O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR, ganha pelo segunda vez
consecutiva o Prêmio Nacional de Relações Públicas na catego...
Administrando uma crise
-
*Falar de crise é promovê-la e calar-se sobre ela. É exaltar o conformismo.
**Em vez disso, trabalhemos duro. “Acabemos de uma vez com a única crise
ameaç...
Mostra de Eventos Promocionais - Unifacs
-
A temporada da Mostra de Eventos Promocionais da UNIFACS começou e conta
com a presença de várias empresas.
Não percam também o stand da Banda Seu Maxixe qu...
Relações Públicas em PME
-
Por Cibele Silva
A profissão de Relações Públicas no Brasil está ganhando destaque nas
grandes organizações, a valorização da profissão é muito importa...
Curso de Comunicação Social - PROJEX
-
Estudantes do curso de Comunicação Social da FAM apresentam seus trabalhos
de conclusão ao mercado
13.11/ Americana - Nos próximos dias 08 e 09 de dezembr...
Parabéns aos Designers e alerta aos RPs
-
por Juliana Fernandes
O motivo desde post é parabenizar estes profissionais que fazem tão bem
seus trabalhos e que são nossos grandes parceiros no pla...
Papeando com Fernando Leão
-
*Fernando de Oliveira Leão*, é jornalista (DRT SC 01348 – JP) formado pela
*Univali* (Itajaí/SC), produtor independente e professor nos cursos de
Jornal...
EMBAIXADORES DA EMPRESA
-
O nosso tema hoje é sobre como transformar os funcionários em embaixadores
da empresa em que trabalham. Eles também são um dos responsáveis por levar
a ima...
Quem deveria vestir a camisa da empresa?
-
Na minha última postagem questionei qual a saída para empresas globais com
atividades locais engessadas quando o assunto é comunicação interna. Dessa
vez a...
Case Pirelli
-
Gostaria de falar sobre o case Pirelli feito na Ketchum, na qual podemos
perceber o quanto a comunicação interna faz diferença.
Tudo começou quando pesquis...
Chave do Sucesso
-
Peço que façam uma leitura cuidadosa do texto "conhecer e tratarpesoas e
habilidades" do site:http://www.textosmotivacionais.com.br/ abaixo:
Conhecer e Trat...
As diferenças ao se comunicar
-
Na Comunicação Interna é muito comum o envio de comunicados a todos os
colaboradores de uma empresa com informações que podem alterar a sua rotina
dentro ...
A família Coca Cola ganha mais um membro
-
“*Ficou mais fácil viver com qualidade”.* Este é o slogan que a agencia NBS
assinou para ser veiculada a partir do dia 5 de julho como lançamento da
fusã...
Geração Y e a Comunicação
-
Somos jovens, dinâmicos, antenados, inquietos e muita vezes impacientes.
Crescemos fazendo tudo ao mesmo tempo, jogando vídeo game, ouvindo música,
falando...
Modificando a Cultura Organizacional
-
Procurando no Google informações sobre "Mudança Organizacional" achei um
trabalho acadêmico da Faculdade Estácio de Sá, de Ourinhos - SP do
departamento de...
Workshop de liderança - Johnson e Johnson Brasil
-
A pedido dos nossos leitores Cibele e Mateus, em relação a postagem
realizada no dia 7 se setembro sobre a liderança na Johnson, compilei
alguns dos materi...
Web 2.0 a favor da inovação
-
Em artigo publicado no site da HSM Management o diretor de conteúdo da
Conteúdo Online,Fernando Viberti, destacou as três principais preocupações
dos gest...
Comunicação interna minimiza rádio peão
-
Publicado no Portal Imprensa. Agradeço ao Walmir Lima pela indicação do
texto.
A comunicação interna é assunto sempre debatido pelo RH das empresas,
depar...
Festival Universitário de Comunicação - 2ª Edição
-
Neste sábado, rolou aqui em Sampa o FUC, que é um importante festival que
visa mostrar o talento dos estudantes de publicidade. Eu e a Nina passamos
por l...
Dicas de assessoria de imprensa
-
Li hoje em um blog uma matéria muito interessante e gostaria de
compartilhar com vocês cinco dicas sobre "relações públicas". Que na
verdade utilizamos mai...
Hoje é o Blog Day
-
Dia 31 de agosto é dia de blogueiros do mundo inteiro postarem sugestões de
blogs em outros blogs. É uma boa hora pra disseminar a cultura blogueira e
um b...
6 comentários:
Muito boa reflexão..Acho muito interessante a história de Brasília..que já nasceu servindo de modelo para o mundo em se tratando de planejamento, de sair do padrão tradicional de capital (refugiando-se para o planalto central do país)..Mas na minha opinião, fica difícil separar a histõria de Brasília com a história de corrupção, repressão e mudanças que o país tem passado ao longo desses anos. Concordo com o final do texto, onde você diz que mesmo em momento de crise, Brasília está se expondo..isso é muito importante, e vai concordando com outro ponto do seu texto que diz que isso deve estar baseado na verdade! A moral da política é diferente da moral pessoal, cuja qual estamos envolvidos..por isso é um pouco difícil trazer a política para um cenário comunicacional que estamos acostumados...
Acho que este ano, pelo fato das eleições, ainda vamos discutir muito a respeito de política, moral e a inserção do RP ou comunicador nessa esfera..Espero discutir um pouco disso no ABRAPCORP também...
Abraço (falei demais..kaka)
Fabio Procópio
Bom texto Camila.
Se há um local que precisa de todos os esforços de RP é Brasília.
É um desafio enorme fazer um bom trabalho em uma cidade onde lobby e conchavos acontecem desde o café da manhã.
É claro que estou generalizando, existem empresas boas e bons profissionais em todas as áreas, mas gerenciar a crise Brasília e sua politica é tarefa para nossa categoria inteira.
beijos
Primeiro venho a agradecer todo o apoio e Rts que sempre tenho! =)
O Fábio disse tudo, exatamente por Brasília sair dos padrões por ser planejada já muda muito o contexto e a forma de organização!
É dificil assim separar as histórias, porém, não deve-se deixar de lado todas as conquistas da cidade! (e olha q eu nem sou fã da cidade hehehe)
Em tempo de ano de eleições acredito que nós comunicadores devemos ficar atentos nas possibilidades de mudança que podemos fazer com a sociedade, e principalmente aprender com as novas situações!
E realmente Márcia, RP é algo que aqui é totalmente necessário! As pessoas aqui não tem essa visão da necessidade de um relações publicas, e é bem visto por faltar a graduação no Plano Piloto, tendo apenas em uma faculdade em Taguatinga não tão conceituada! A sensibilização pro fato deveria ser desde o ínicio, e infelizmente as coisas não funcionam assim! Uma pena =(
Beijões!
A sociedade tem como característica de enxergar apenas o que há de ruim... É assim em Brasília, é assim em São Paulo, Rio de Janeiro e em qualquer lugar... Infelizmente nossa nação não é tão patriota como deveria ser...
Quem sabe um dia nós comunicadores não consigamos estreitar esse abismo entre o povo e o orgulho de ser brasileiro.
Parabéns pra Brasília :D
Uau!!! Camila, Adooorei seu post!!!
Não sabia que Brasília estava enfrentando uma crise.
É um belo exemplo sobre, reputação, gerenciamento de crises e opinião pública. É bem complicado, mas pode ser um banquete para um RP que gosta dessa área.
Beijos, Jé
Sempre vemos na faculdade a idéia do RP trabalhar com uma empresa e nunca do conceito de RP cuidando da imagem de uma cidade. Faltam, portanto, profissionais qualificados, profissionais que tenham a consciência de que não é apenas uma empresa privada que sofre crise de imagem. Acho que esse é um dos erros de alguns teóricos, falar tanto sobre estratégia, sobre como ganhar dinheiro fazendo o público legitimar uma empresa X e esquecendo que uma imagem não é só geradora de recursos, mas no caso de Brasília, é geradora de princípios e principalmente de críticas.
Postar um comentário