Carnaval é tempo de folia! É tempo de pular, dançar, comemorar, viajar e, principalmente VENDER!
Muitas pessoas criticam a propaganda pela ‘banalização’ de alguns feriados. Elas dizem que o capitalismo acaba com o ‘verdadeiro espírito’ das coisas. Em feriados religiosos como o Natal e a Páscoa é que essas críticas atingem seu ápice. Daí ainda tem o dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, e por aí vai. Mas, e o carnaval?
Carnaval é a época do ano feita para comemorar, ser feliz, se esbaldar. Ou seja, época de pegar carona nas alegorias e vender a fantasia de felicidade.
Partindo desse ponto, começa a corrida das empresas para patrocinar o maior e mais importante evento cultural do país, afinal, todas as marcas querem ser responsáveis por proporcionar essa fantasia ao seu público.
O carnaval de Salvador, por exemplo, no ano de 2010 teve um aumento de 41% no valor de seu patrocínio e, no carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, as escolas de samba possuem várias empresas que patrocinam os seus desfiles. A Rede Globo, que conta com três patrocinadores para a cobertura do carnaval - Bradesco, Schincariol e TIM.
Não podemos negar que a transmissão dessa festa atinge um público muito grande, portanto, as empresas enxergam muitas vantagens em financiar esses eventos, mas, como falamos de propaganda, soa melhor dizer que o preço que as empresas pagam é compensado ao ver a tamanha diversão dos foliões e não em saber que seu lucro aumentou expressivamente.
Quem não gostaria de ir para a folia no carnaval de Pernambuco depois de ver essa propaganda?
6 comentários:
Eu iria! ;)
Puro marketing de experiência/sensorial.
"Época de pegar carona nas alegorias e vender a fantasia de felicidade."
Exatamente. O "lucro" não é tão evidente como em outras datas comemorativas, mas o consumo é tão exagerado quanto, fabricante de bebidas quem o diga. hehe
Muito bom, Naty.
Beijos.
Puro Marketing.
EU iria, ontem eu assisti ese vídeo com o meu amigo, ele ficou maravilhado de tão lindo que é.
Realmente encanta e a minha referencia para o carnaval é Recife, nem Salvador é. É um ótimo casamento entre praia e folia.
O vídeo mostra perfeitamente isso.
=]
Muito boa a sua relação Naty.
Enfim, em termos o carnaval acabou e agora, feliz ano novo para todos anos! hehehe
Abraços,
Belle
@blogabordo
Eu iria pelo local apenas, mas não por esta propaganda. Achei o Selton Mello um tanto quanto "falso".
Apenas uma curiosidade, a Unimed Rio patrocina o carnaval. Incoerente, né?
Olá, Lívia!
Exatamente isso! A cerveja é o principal produto que proporciona a tal felicidade.
Segundo esse site: http://migre.me/knlj, a cada 1ºC que a temperatura sobe, o consumo de cerveja aumenta em 0,28%. E nós sabemos que no Carnaval a temperatura vai a mil...daí, já viu né!..rs
------------
Bellinha, eu tbm prefiro o Carnaval de rua. Nasci em Pernambuco, mas vim pra cá muito cedo e não tive oportunidade de aproveitar nenhum carnaval, mas não morro sem conhecer essa folia maravilhosa.
Agora, é esperar a Páscoa, que é mais uma data para se esbaldar, apesar de não ser esse o espírito..rs
-----
Felipe, existem muitas coisas contraditórias quando falamos em patrocínio.. Um outro exemplo é a Brahma, que coloca jogadores de futebol dizendo que são Brahmeiros... Onde já se viu um atleta incentivando o consumo de bebida alcoolica?..rs
Se eu não me engano, nessa última propaganda da Brahma o Dunga fala "Eu sou guerreiro" ao invés de "Eu sou brahmeiro", ainda assim acho um tanto quanto estranho...
Obrigada a todos pelos comentários.
Achei a propaganda do carnaval 2010 de Pernambuco, que contou com a participação de Marcelo Adnet, melhor, pois mostrou as opções de folia do interior do estado tbm. Sou de Recife e posso garantir a vcs que Pernambuco tem um carnaval sem igual, democrático e animado. Este ano aproveitei os shows do Recife Antigo e as ladeiras de Olinda, com direito a fantasia e tudo mais...Venham conhecer nosso carnaval em 2011, garanto que vcs se apaixonarão.
Postar um comentário