segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Propaganda, a alma do negócio


Hoje é dia do Publicitário e o A Bordo não poderia deixar de prestar uma homenagem para os estudantes e profissionais. Quem comanda hoje é Filipe Medina, estudante de Publicidade e Propaganda da PUCRS e diretor de projetos da Agência Kolm.



Cada vez que vejo uma propaganda boa, seja na televisão, na revista, jornal, rádio, nas ações externas nas ruas da cidade, se utilizando não da apelação mas sim da criatividade, me dá mais e mais orgulho de ter escolhido esta profissão.
Profissão esta que sacrifica noites, horas de sono, ou até mesmo finais de semana com a familia e amigos, a fim de cumprir prazos impossíveis e a busca de uma perfeição complicada de ser encontrada por todos. Enfim, uma profissão que é ao mesmo tempo, odiada, por despertar uma necessidade até então não existe e faz com que pais de familia acabem se endividando, mas também uma profissão amada, não só por quem decidiu seguir este caminho, mas também, por pessoas que são tocadas em comerciais emocionantes, comoventes e muitas vezes engraçados, que são capazes de criar bordões e inclusive ditar moda.

Tá bom, mas... O que é uma propaganda boa? - Algumas pessoas me perguntam e eu respondo - Propaganda boa é aquela que vende, oras! - Agora a pouco tu diz que propaganda boa é aquela que emociona, comove, diverte, cria bordões e ditam moda, como agora eu posso dizer que propaganda boa é a que vende? Simples, pois se uma propaganda te tocou, te comoveu, te divertiu, fez com que você utilizasse alguma frase dela, é meu amigo ou amiga, a propaganda te atingiu e digo mais, você era o público-alvo dela. Como parece simples né? Não só parece como é, o problema de tudo é como este resultado chegou até você, como esta idéia surgiu, este é a grande mágica da propaganda, meus caros.

Vamos fazer um teste, dá uma olhada nessa propaganda e me diz se não dá vontade de adotar um agorinha mesmo.



E aí, sentiu aquele arrepio?
Sim? Isso que eu to dizendo, a propaganda não precisa ser estéticamente bela, ou ser repleta de efeitos especiais para tocar, para acertar, como nós publicitários dizemos, o público-alvo, ela precisa ser simples, bonita e brilhante, só isso!

Vamos à outro exemplo, uma propaganda que simplesmente dê uma mensagem de final de ano para os consumidores do super-mercado:



Essa é uma das famosas propagandas da Cia Zaffari, meio antiga, porém sempre atual, e assim que uma propaganda deve ser, inspiradora, que nos provoca sentimentos que não são possíveis de serem explicados.

Agora, a propaganda não é só sentimental, comovente, ela pode ser engraçada e criar bordões marcantes que são usados por muito e muito tempo, como por exemplo este do Clio MTV, este é um exemplo de que a genialidade está na simplicidade:




Se você gosta da propaganda e vê todo esse lado inspirador dela como um si. Parabéns, hoje é seu dia também.

5 comentários:

Mariana de Abreu disse...

Realmente fiquei com vontade de adotar um cachorrinho, muito boa a propaganda.

O que você falou é bem verdade, às vezes não gostando de alguma propaganda, mas não é pq ela não foi bem contruido, mas sim porque não somos o público-alvo e ainda saimos criticando.

Parabéns para vocês publicitários, mesmo atrasado.

Eu acompanho o blog, gsoto demais por falar muito claro de Relaç~eos Públicas, mas também me chama muita atenção por esse espaço para todos os segmentos da comunicação.

Mariana.

Natalya Nunes disse...

Eu não poderia ter escolhido outra área para trabalhar.
Sou COMPLETAMENTE apaixonada por criatividade..acho que é um vício mesmo.

Parabéns pelo nosso dia..e nada mais conveniente do que parabenizar atrasado..rs..Afinal, é difícil demais cumprir todos os prazos..hehe
:D

@camilajoaquina disse...

Na área de criação o que domina é realmente a inspiração e o dom. Não adianta conhecer todas as técnicas, mas não ter o feeling. Publicidade é tão necessária quanto qualquer outra área e deve ser valorizada.

Parabéns pelo post!

Beijão

Kelly Fusteros disse...

Olá
Adorei o post. me emocionei com as propagandas. Principalmente com a do cachorrinho =(
A cada dia os publicitários precisam ser mais e mais criativos para chamar a atenção dopúblico. Uma profissão realmente desafiadora. Parabéns a vocês!!!

Abraços.

A Bordo da Comunicação disse...

Eu não valorizada muito a PP antes, qdo entrei na Metodista aprendi a ver com outros olhos e a admirar os trabalhos.
Agora tenho muitos amigos que fazem PP e que me ensinaram a valor e a importância de trabalharmos juntos.

Agora um pouco atrasado, mas parabéns para todos os PP.

Ótimos post e belos exemplos!

Abraços,
Belle
@blogabordo