quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Costurando o Futuro - Prêmio Nacional de Relaçõs Públicas

Por Aline Derenzi


“Costurando o Futuro”. Esse foi o nome dado ao projeto vencedor do Prêmio Nacional de Relações Públicas de 2009 (POP), na categoria Relações Públicas Responsabilidade Social e Ambiental. Esse prêmio, segundo o Conrerp tem como objetivo homenagear projetos de excelência em Relações Públicas.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação Volkswagen em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo e inaugurado em junho de 2009.

A Fundação Volkswagen, há mais de 30 anos, se dedica a prática de ações sociais voltadas à comunidade que possam contribuir para a melhoria da educação e do desenvolvimento social.

O conceito do projeto foi criado com o intuito de capacitar homens e mulheres de comunidades carentes do entorno da fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo, auxiliando tanta na parte operacional quanto na parte administrativa.

Esse projeto consiste em ensinar a comunidade, por meio de oficinas, a confeccionar bolsas e acessórios com os uniformes usados dos colaboradores da fábrica.

Com o projeto a fundação conseguiu beneficiar 160 moradores da comunidade do DER e outros bairros em São Bernardo do Campo.



Em notícia divulgada no site Tottal Marketing, o Dr. Josef-Fidelis Senn, presidente da fundação, comenta que “a Volkswagen do Brasil pretende contribuir com este projeto para o desenvolvimento social do município e do País, oferecendo às mulheres e homens assistidos uma alternativa concreta de trabalho e de geração de renda e queremos também dar uma destinação mais nobre e ambientalmente amigável para os uniformes dos colaboradores, que antes eram descartados”.

Assim, temos um projeto que tem, ao mesmo tempo, um viés social, pois contribui para geração de renda na comunidade, e ambiental, porque reduz o acumulo de materiais.
O “Costurando o Futuro” faz parte do pilar estratégico “Desenvolvimento Social” junto com o “Coral da Gente” e “VW na comunidade”. Além desse pilar a Fundação Volkswagen possui o pilar estratégico “Educação” com projetos como “Brincar e “Estudar pra Valer”.

2 comentários:

Juliana M. Olinto disse...

Juntar o útil ao agradavel. Mt bem pensada está estratégia da VW do Brasil. Q sj mt imitada, pq ñ só o Brasil, como o mundo estão precisando!

Cibele Silva disse...

Quero ver o case deles em outras cidades então. Em uma cidade pequena fica mais fácil, vimos que foi um sucesso. Mas será que as grandes empresas têm 'tempo e paciência' para investir em grandes cidades em um nível tão bão de qualificação do projeto?

Temos que trabalhar bastante com isso.

Abraços,
Belle
@blogabordo