sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Oclumência um site de sucesso » Homenagem de uma fã

Por Cibele Silva

Não existe receita de bolo para se ter um bom site, o que conta mesmo é a criatividade, o empenho e a versatilidade de quem está tocando o negócio para frente, linguagem fácil, permanente interação com os visitantes, Responsabilidade entre outros fatores.

Um dos grandes desafios dentro do marketing digital é encontrar maneiras eficientes de gerar conteúdo de qualidade. Além da frequência e relevância, é fundamental que ele esteja de acordo com os anseios de seu público-alvo.

No post de hoje trago um ótimo exemplo de sucesso e interatividade com o público. Um site que tem as melhores notícias sobre a saga Harry Potter.

É a homenagem de uma fã, não somente do Harry Potter, mas do site que gosto demais que é o Oclumência.

Eles completam 5 anos esse mês e pelo ótimo trabalho realizei uma entrevista com o garoto Enock Carvalho de 17 anos, fundador do site.


Como surgiu a idéia de montar o site?

O site surgiu quando eu tive a intenção de participar também da divulgação das notícias da série no Brasil. Eu havia percebido que a internet era um espaço amplo para isso, e os sites que eu já havia conhecido não davam conta da necessidade dos fãs. Foi então que o Oclumência surgiu.


O marketing digital é uma estratégia, o Oclumência é atrativo, vocês tem retorno financeiro com o site?

O trabalho produzido no Oclumência é totalmente fruto de todos da equipe, que se esforçam juntos sem fins lucrativos. Todos nós temos em mente que o site nos ajuda a exercitar várias áreas como Português, Inglês, Comunicação, Marketing, Administração e etc. Somos bem reconhecidos e a equipe se orgulha muito de como é tratada pelos visitantes.

A Internet não é um veículo de divulgação eficiente como são alguns meios de comunicação de massa convencionalmente, mas o Oclumência vem mostrando o seu potencial e divulga muito bem o Harry Potter, pode me descrever como a equipe chegou este aspecto de comunicação e interação com o público?

Percebemos que os fãs, sejam eles de qualquer série, têm o hábito de repassar entre si links e informações. Procuramos então atuar através das redes de comunicação social mais visitadas, tais como Twitter e Orkut, mantendo assim uma relação próxima e fácil com os que nos acompanham com frequência. Hoje em dia considero prático divulgar uma novidade do site simplesmente através de uma atualização no twitter, que segundos depois é publicada no Orkut por algum visitante e assim é propagada entre eles.


Vejo que vocês estão sempre no twitter, entro no site e vejo mais de 300 pessoas on-line, dentre tantos sites, como vocês ganharam o confiança do público?
Ganhamos a fidelidade por sermos prestativos e eficientes. Atendemos a muitos pedidos e também somos bastante próximos dos visitantes, e isto faz total diferença, uma vez que estamos servindo a eles. Temos fontes seguras de informações e nos esforçamos para trazê-las aos visitantes das melhores maneiras, agradando-os com nossa exclusividade.

A comunicação é essencial para o sucesso na internet, quando vocês começaram, não tinha muitas redes de relacionamentos, como vocês divulgavam o trabalho?

Divulgávamos entre nossos afiliados e procurávamos enviar dicas de nossas notícias para a maior quantidade de sites possíveis.


Vocês tinham dimensão do que o Oclumência ia se tornar quando começaram?

Não mesmo. Era um projeto que não tinha visão de futuro. Mas, de alguns anos pra cá, vimos que o site estava se tornando imenso e começamos a pensar mais estrategicamente.

 
Além das fotos e das matérias, vocês também tem o blog, o fórum, o podcast, como é designada as tarefas entre vocês? Quem faz as divisões de tarefas?

Eu sou encarregado de toda a parte estrutural do site, assim também como da comunicação e planejamento. Além disso, coordeno junto com Gustavo Prado, Thiego Novais e Caio Vinicius a publicação de notícias. Fica também a cargo nosso a comunicação através do Twitter. A Aline Quadros coordena o conteúdo. Verônica Petrelli e Aline Rodrigues escrevem ótimos artigos pro site e também são responsáveis pelo Podcast.

 
Vocês têm algum plano de comunicação para respostas e contato com o público, principalmente pelo twitter? Qual é a mídia que vocês têm ‘movimento’ em perguntas?

O twitter é um espaço em que deixamos um pouco a seriedade de lado. É um lugar que consideramos para descontração, então, algumas coisas são ditas abertamente. É também nosso principal lugar para avisos... ou seja, várias vezes as notícias são antecipadas no Twitter. É uma maneira de atrair os fãs de forma que quando a notícia seja publicada, já tenhamos gente procurando por ela.

 
Vi que vocês adotaram o formspring o que acham desta ferramenta e o que pode agregar para o visibilidade de vocês?

A ferramenta vai aproximar ainda mais os visitantes com o site e também com a equipe. O espaço está disponível pra perguntas sobre os membros da equipe e das novidades do Oclumência.

3 comentários:

uniRP disse...

Ótimo esse post. Perguntas muito boas, bem colocadas, requerendo as informações que são realmente fundamentais. Grade abraço!

Jéssica disse...

Olá!!
Não conhecia o site, mas adorei a ideia dele!!! =D
Já adicionei como favoritos

Beijos, Jéssica

As Críticas de Uhul disse...

Não concordo com o texto. Oclumência é um dos sites mais "posers" no sentido de Harry Potter. Erra demais em ortografia, tem péssimos hábitos de profissionalidade.