Assim como no post do dia 22 de maio, este contém algumas considerações sobre a Palestra de Antonio Carlos Teixeira, na Amcham Business Center ou Câmara Americana de Comércio, no dia 18 de maio sobre “Inovação - Como criar idéias que geram resultados”.
Quando vamos comprar alguma coisa, ainda que haja um produto mais barato e outro mais caro, às vezes escolhemos o mais caro por conta de ter uma qualidade melhor. Mas, e quando o preço e a qualidade são bem similares, o que nos leva a escolher um produto ou outro? Atualmente, preço bom e qualidade são muito importantes, mas não são mais diferenciais, são básicos para se manter no mercado.
“Precisamos deixar nossos produtos obsoletos antes que nossos concorrentes o façam.” Bill Gates
Como exemplificação dessa frase, temos a empresa Gillette. Quando ela lançou o prestobarba descartável, ele era a sensação, pois ninguém havia pensado (ou feito) um igual. Então, quando os concorrentes lançaram o descartável também, ela lançou o descartável de duas lâminas, já deixando o concorrente para trás. Claro que o concorrente também lançou o de duas lâminas, e quando o fez, a Gillette já lançou um modelo mais novo. E assim foi: três, quatro, agora até cinco lâminas, com cabeça móvel, e muito mais. O último modelo é motorizado, mas ainda não chegou ao Brasil. A empresa está sempre inovando e buscando excelência. Atualmente a Gillette é uma marca tão reconhecida que quando falamos em “prestobarba” de qualquer marca, falamos “gillette”, é um referencial. Por que a empresa faz tudo isso? Ela sabe que o cliente se cansa cada vez mais fácil dos produtos e que ele está sempre em busca de inovações, portanto já cria formas de conquistá-los, antes que os perca. Até porque o cliente não avisa quando vai mudar, ou cada vez que você decide comprar em uma loja você vai às demais explicar o porquê de sua escolha?
Quando atendemos aos objetivos e necessidades do cliente, vencemos a concorrência, o conquistamos.
Agora, pense como um cliente. Você aceita tudo que lhe é oferecido e não reclama por nada? Ou a maioria das vezes questiona e critica? Uma boa dica é: você compraria ou utilizaria o produto ou o serviço da sua empresa? A resposta pode levá-lo a muitas descobertas de mudanças e de novos planejamentos necessários.
Outro aspecto muito importante é o pós-venda. É sempre recomendável pesquisar se seus clientes gostaram, se encontraram algum problema, se precisam de algo mais,... Isso tudo pode indicar se a empresa está tendo o resultado que esperava, ou se ele está melhor ou pior do que esperava. Essas pesquisas podem, além de revelar que alguns detalhes são problemas que a organização nem sabia que tinha, levá-la a mudanças que trarão melhores resultados. É uma busca constante por mudança e por excelência. Tanto no processo de criação, de divulgação e de pós-venda, é necessário ter rapidez e agilidade. É verdade ou não, de que quando mandamos e-mail ou deixamos recado, esperamos resposta dois minutos depois! Com cliente é a mesma coisa.
No planejamento é importante analisar: Quais são os 3 diferenciais que eu/minha empresa temos em relação ao concorrente? Faça essa lista! Na resposta devem existir ao menos 3! É o mínimo! Se não tem, deve-se trabalhar para que tenha... Para isso, o Brainstorming é uma ótima escolha! (ler post do dia 22 de maio). Só ressaltando que nesse método, se deve ter a cabeça nas nuvens e os pés no chão, para avaliar as idéias geradas.
Na Palestra, Antonio Carlos comparou a concorrência com a “Coruja” = nunca dorme, tem visão 360º e tem sabedoria. Por isso, temos que tomar cuidado com ela!
Enquanto o time está ganhando, temos tempo para criar. Quando perde, já está tarde demais para criar e a empresa é levada à problemas, dívidas, e finalmente, à falência.
Acho que não é o que você quer, ou é?
Por Adriane Leal B. Filenga
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