segunda-feira, 18 de maio de 2009

Relações Públicas de Marketing


Antigamente, as pessoas achavam que Relações Públicas era voltada apenas para gerenciamento de crises/assessoria de imprensa e que Marketing era voltado apenas para a promoção de produtos; pensamentos que hoje em dia ainda se fazem presentes em algumas pessoas.
As relações públicas de marketing são uma mistura de ambas as funções: por meio de pesquisas e avaliações existe o desenvolvimento de novas estratégias a fim de implantar melhorias. Existem diferentes áreas de atuação das relações públicas de marketing e hoje falaremos do "Apoio ao reposicionamento de um produto maduro", que parece simples ao dizer, mas é bem mais complexo.
Quando falamos do reposicionamento logo pensamos que basta uma pesquisa e o trabalho estará pronto. Para que haja sucesso em sua ação de comunicação é necessário, primeiramente, que seja feita uma avaliação da atual situação do produto/empresa. Por meio de pesquisas e estudos, chegaremos então a uma conclusão que nos levará ao próximo passo.
Haverá então um planejamento estratégico para que não haja falha na comunicação, logo o seu reposicionamento será mais ágil e terá mais chances de sucesso. Depois de feito, cabe avaliar a situação para que possa se tirar uma conclusão. Quando dito assim, pode parece muito confuso mas quando temos um exemplo bem sucedido tudo se torna mais claro.
Na década de 70, a imagem da cidade de Nova York diante da impresa e de seus públicos era a mais criticada, tanto pela poluição quanto pela violência. As pessoas tinham medo de visitá-la, os moradores não saiam na rua após o entardecer.
Com trabalho árduo das relações públicas de marketing, e da prefeitura para melhorar tais problemas, a cidade foi ganhando espaço entre as mais belas e concorridas do mundo. Com a campanha "I Love New York", ela conquistou a imagem de cidade-ícone e mantém a mesma até os dias de hoje.

Postado por Camilla M.C. Dias

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