Quantas vezes nos vemos frente a uma situação que precisamos dizer não e não conseguimos? Isso é um problema que muita gente tem, mas, quando se fala disso dentro das organizações, é mais complicado.
Muitas organizações exigem bastante dos funcionários, que por sua vez, não sabem recusar tarefas que lhe pediram para realizar, ainda mais quando essas tarefas foram pedidas pelo chefe. Mas, com o intuito de não “se queimar” em dizer não, a pessoa pode piorar a situação por não fazer direito o que lhe foi pedido ou, ainda, nem fazer. Além de prejudicar a você mesmo, você pode prejudicar a quem lhe pediu.
“Dizer “sim” quando deveria dizer “não” pode sobrecarregar você, lotar sua lista de pendências com itens que não deveriam estar lá e, o que é pior, reduz sua eficiência para fazer o que você deveria (e desejaria) estar fazendo (...).”, diz Augusto Campos, profissional de comunicação.
É preciso saber não só aceitar ou recusar, mas, também saber dizer isso da forma correta, explicando o porquê quando recusar, para não ficar com imagem de quem não quer fazer nada. “É necessário levar em conta as circunstâncias e as posições dos demais envolvidos, e ter a habilidade de se expressar na hora certa, e usando a forma mais apropriada - especialmente na hora de dizer não.”, diz Augusto.
Mas, também há aqueles funcionários folgadinhos que alegam nunca poder ou ter tempo para atender pedidos. E isso também pode prejudicar a imagem do funcionário, ainda mais quando não há uma justificativa para a recusa.
Muitas organizações exigem bastante dos funcionários, que por sua vez, não sabem recusar tarefas que lhe pediram para realizar, ainda mais quando essas tarefas foram pedidas pelo chefe. Mas, com o intuito de não “se queimar” em dizer não, a pessoa pode piorar a situação por não fazer direito o que lhe foi pedido ou, ainda, nem fazer. Além de prejudicar a você mesmo, você pode prejudicar a quem lhe pediu.
“Dizer “sim” quando deveria dizer “não” pode sobrecarregar você, lotar sua lista de pendências com itens que não deveriam estar lá e, o que é pior, reduz sua eficiência para fazer o que você deveria (e desejaria) estar fazendo (...).”, diz Augusto Campos, profissional de comunicação.
É preciso saber não só aceitar ou recusar, mas, também saber dizer isso da forma correta, explicando o porquê quando recusar, para não ficar com imagem de quem não quer fazer nada. “É necessário levar em conta as circunstâncias e as posições dos demais envolvidos, e ter a habilidade de se expressar na hora certa, e usando a forma mais apropriada - especialmente na hora de dizer não.”, diz Augusto.
Mas, também há aqueles funcionários folgadinhos que alegam nunca poder ou ter tempo para atender pedidos. E isso também pode prejudicar a imagem do funcionário, ainda mais quando não há uma justificativa para a recusa.
Reinaldo Polito explica como fazer
Quando você se depara com uma situação com a qual não concorda, ou recebe um pedido que não deve (ou não pode) atender, pode ter de encarar a tentação de dizer imediatamente tudo o que pensa sobre a situação, suas causas, a personalidade e o comportamento das pessoas envolvidas. Isso não é assertividade: é grosseria, e geralmente não melhora a situação geral.
Reinaldo Polito, que há anos é um autor muito procurado no que diz respeito a comunicação e expressão, dá algumas dicas sobre como se portar na hora de intervir ou dizer não. Reproduzo:
1 - “Durante a conversa você deveria falar de maneira firme, sem hesitações, para deixar claro que o assunto é importante. Entretanto, repito, sem agressividade.”
2 - “Nessas circunstâncias é muito importante, embora seja difícil, não demonstrar nervosismo ou descontrole emocional.”
3 - “Fale sem desviar os olhos do interlocutor. Evite esfregar nervosamente as mãos. Não grite nem segure a voz na garganta.”
4 - “Escolha o lugar certo. Esse tipo de conversa não pode ocorrer diante de outras pessoas, nem em lugares inadequados como corredores ou elevadores. Muito menos por telefone. (…) Procure falar também em um horário com pouca ou nenhuma chance de interrupção.”
5 - “Não dê uma de coitadinho. Nada de chororô. Se quiser ser respeitado e ouvido seja firme, olhe na direção do interlocutor sem fugir com os olhos, fale “para fora”, não fique esfregando as mãos ou cruzando e descruzando as pernas nervosamente. Mostre que você tem razão.”
Aceitar ou recusar pedidos trata-se de uma escolha que trará consequências. Faça a coisa certa. Nem “do contra” e nem “multiuso” irresponsável. A pessoa que sabe dizer sim e não na hora certa, tende a ser levada mais a sério e ser respeitada, pois quando dá pra ela fazer ela faz, mas, se não dá, ela não assume o compromisso, mostra que é uma pessoa responsável.
Fonte: Disponível em : http://www.efetividade.net/2009/04/14/seja-positivo-aprenda-a-dizer-nao/
Fonte: Disponível em : http://www.efetividade.net/2009/04/14/seja-positivo-aprenda-a-dizer-nao/
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