Você já parou para pensar como as grandes empresas se mantém atualizadas da opinião de seus clientes?
Existe uma estratégia de comunicação, chamado ombudsman, que foca exclusivamente na opinião e satisfação de consumidor. O ombudsman é um funcionário, da própria empresa, que tem como função "criticar".
Ele utiliza diversas ferramentas para atender os pedidos/reclamações. Entre elas estão: o blog, comunicado interno, serviço de atendimento ao cliente e qualquer outro tipo de ferramenta que se relacione diretamente com o público.
A sua função não é voltada apenas para os clientes, ele pode focar nos próprios funcionários.
A sua maior meta é fazer com que a empresa esteja em sintonia com o consumidor e seus colaboradoes. Ele responde diretamente à diretoria ou alguém de cargo administrativo alto, pois envia sugestões e melhorias a serem feitas.
Com essa estratégia ambos os lados tendem a ganhar; para a empresa, ela mostra alguns pontos negativos que ás vezes podem passar despercebidos, e para os públicos é vantajoso pois a empresa tenta melhorar esses pontos e assim atinge a satisfação dos mesmos.
Postado por: Camilla Dias
Existe uma estratégia de comunicação, chamado ombudsman, que foca exclusivamente na opinião e satisfação de consumidor. O ombudsman é um funcionário, da própria empresa, que tem como função "criticar".
Ele utiliza diversas ferramentas para atender os pedidos/reclamações. Entre elas estão: o blog, comunicado interno, serviço de atendimento ao cliente e qualquer outro tipo de ferramenta que se relacione diretamente com o público.
A sua função não é voltada apenas para os clientes, ele pode focar nos próprios funcionários.
A sua maior meta é fazer com que a empresa esteja em sintonia com o consumidor e seus colaboradoes. Ele responde diretamente à diretoria ou alguém de cargo administrativo alto, pois envia sugestões e melhorias a serem feitas.
Com essa estratégia ambos os lados tendem a ganhar; para a empresa, ela mostra alguns pontos negativos que ás vezes podem passar despercebidos, e para os públicos é vantajoso pois a empresa tenta melhorar esses pontos e assim atinge a satisfação dos mesmos.
Postado por: Camilla Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário