quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ombudsman - Uma estratégia de comunicação essencial


Você já parou para pensar como as grandes empresas se mantém atualizadas da opinião de seus clientes?
Existe uma estratégia de comunicação, chamado ombudsman, que foca exclusivamente na opinião e satisfação de consumidor. O ombudsman é um funcionário, da própria empresa, que tem como função "criticar".

Ele utiliza diversas ferramentas para atender os pedidos/reclamações. Entre elas estão: o blog, comunicado interno, serviço de atendimento ao cliente e qualquer outro tipo de ferramenta que se relacione diretamente com o público.
A sua função não é voltada apenas para os clientes, ele pode focar nos próprios funcionários.
A sua maior meta é fazer com que a empresa esteja em sintonia com o consumidor e seus colaboradoes. Ele responde diretamente à diretoria ou alguém de cargo administrativo alto, pois envia sugestões e melhorias a serem feitas.

Com essa estratégia ambos os lados tendem a ganhar; para a empresa, ela mostra alguns pontos negativos que ás vezes podem passar despercebidos, e para os públicos é vantajoso pois a empresa tenta melhorar esses pontos e assim atinge a satisfação dos mesmos.

Postado por: Camilla Dias

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