sábado, 6 de junho de 2009

Entrevista com a Professora Ivone de Lourdes Oliveira

Dia 30/04/2009, último dia do congresso da Abrapcorp fiz uma entrevista com a professora Ivone de Lourdes Oliveira. Ela é Vice-Presidente da Abrapcorp, formada em Comunicação Social pela PUC Minas, Mestre pela USP e Doutora pela UFRJ. Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto III na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Vamos para a entrevista:

A Bordo da Comunicação: Professora, a senhora pode falar para gente a sua definião de Comunicação Organizacional?

Professora Ivone: A minha definição de comunicação organizacional tem crescido a partir dos meus estudos. Inclusive nos estamos trabalhando muito a idéia de comunicação no contexto das organizações ao invés de comunicação organizacional. Porque isso?! Porque agente acha que temos que trabalhar com o campo da comunicação no espaço das organizações e isso obviamente trabalhando as relações dentro deste ambiente visando dar visibilidade e legitimação nas organizações. Por isso temos que entender a comunicação e entender este ambiente das organizações. Nós estamos muito com essa preocupação de buscar, de focar, um campo somente da comunicação para entender a comunicação organizacional.

A bordo da Comunicação: A senhora está lançando um livro sobre interfases e tendências da comunicação nos contextos das organizações, uma abordagem do livro é a complexidade e a comunicação organizacional: Interfase e emergente. A senhora pode falar um pouco sobre essa complexidade da comunicação organizacional?

Professora Ivone: Quando agente fala da complexidade, um dos pontos básicos para entender essa complexidade é trabalhar em um ambiente de certeza. Na sua vivencia, você tem suas experiências que estão ali no presente, e esse presente, ele carrega questões do passado e vai para frente, então isso é carregado de incertezas, de mudanças. A organização, ela é complexa, está vivendo deste mundo de complexidade. Por outro lado o ser humano também é um ser que é incompleto, um ser também que tem as suas vivencias, então se você vai trabalhar nesta perspectiva da complexidade das incertezas, a dimensão da comunicação ela modifica, você não pode imaginar que você vai ter a capacidade de planejar daqui 5 anos, porque é um movimento, a complexidade vê a organização e também as relações que são estabelecidas ali dentro como movimento, como processos que estão em constante evolução, em constante mudança. Isso aparentemente pode te dar um pouco de ansiedade, mas então o que eu vou fazer neste mundo, mas eu acho que ter pelo menos o conhecimento e entender o que é esse mundo, ele é fundamental para você desenvolver o trabalho de comunicação organizacional. Ai é que entra o nome do titulo. São diálogos emergentes. A perspectiva da complexidade é muito conhecida, trabalhada pelo professor Eduard, um francês, então é uma teoria extremamente complexa, teríamos que se aprofundar mais nisso.

Postado por: Cibele Cristina da Silva

Nenhum comentário: