domingo, 28 de junho de 2009

Credibilidade dos BLOGS

Vamos tratar hoje sobre blogs, a importância desta ferramenta no meio de comunicação.

O post será dividido em dois. Hoje trataremos sobre o retorno do blog em diversos segmentos, amanhã o post falará sobre blogs corporativos.

Li o livro da Carolina Frazon Terra » Blogs Corporativos «

Nele ela começa com uma citação q adorei e vale a pela replicar.

"Pela primeira vez na história da informação, existe uam face humana nos negócios.‘Blogar’ permite que haja um diálogo de mão-dupla em um fórum público, liberado por pessoas reais. Pela primeira vez, as relações públocas significam relações com o público". (STEVE RUBEL)

Criamos este blog para trazer informações sobre comunicação organizacional para nossos leitores, tentamos atualizá-lo sempre que possível, porém este é somente 1 dos blogs entre os 3.610,000 blogs atualizados no último mês. (dados google)


Estes blogs têm a finalidade de trazer história, entretenimento, profissioniais, acadêmicos, agenda, diário, entre outros

Segundo Carolina F. Terra "um blog é criado a cada minuto e mais de 1,2 milhões de posts são publicados por dia".

O blog em sua maioria é criado para a comunicação com um público especifico, para montar uma imagem positiva e aceitação do que está sendo escrito.

No dia 02/05/2009 fui a um lançamento de livro na livraria Martins Fontes, o objetivo era conhecer e ver a obra de Múcio Goés. Lá tinha outros autores, cada um se apresentou e falou de sua obra.

O primeiro a retratar sua obra foi Leandro Jardim escritor do livro » Todas as vozes cantam « Ele falou muito sobre o blog dele, como o blog incentivou a publicação do livro, a aceitabilidade do público.

O lançamento do livro em São Paulo do carioca Leandro é mais uma prova que o blog é um meio de comunicação de mão-dupla.


Leandro diz que o blog já traz entusiasmo - "eu leio muitas vezes antes de publicar, sei que terão pessoas lendo. No entanto que fiz poucas edições quando lancei este livro, o blog para mim já era sério, não tinha o porque mudar para colocar no livro.

Leia mais sobre Leandro Jardim em seu blog → Flores, pragas e sementes.


Uma pesquisa feita pela LVBA Comunicação, indica que "a imprensa brasileira está dividida em relação à credibilidade do conteúdo publicado nos blogs escritos por profissionais de outras áreas". A pesquisa também informa que a maioria dos entrevistados considera que o jornalismo se tornou mais dinâmico com a expansão da internet.


Muitas vezes os comunicadores têm assuntos específicos em seu blog e acaba ficando alienado ao que acontece no mundo ou indo atrás somente das informações que a grande mídia trata.


Existem blogs que trata muita além do que é visto na televisão.

Hoje damos o exemplo do blog de O Palpiteiro , notícias sobre o mundo e sobre o que acontece "entre vírgulas" que muitas vezes não nos damos conta são neste blog tratadas pelo professor de geografia Sergio Moraes.


A mídia informal, os blogs, está expansão e a comunicação do país está crescendo junto, com mais opiniões e dizeres, sobre marcas, notícias, críticas e sugestões. E na próxima postagem você vai conferir como as organizações estão se preparando para tal expansão.

Postado por: Cibele Cristina da Silva

5 comentários:

Ocappuccino disse...

Parabéns Cibele, belo post.

Creio que a credibilidade do blog é a filtragem dos leitores. Não da pra acreditar em tudo que se lê. Como o que ocorreu agora com o site de fofocas que noticiou primeiro a morte do Michael Jackson TMZ e as grandes redes norte americanas nao davam a noticia pq nao acreditavam na 'credibilidade' do site de fofocas. Mas a TMZ estava certa e furou todos eles.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Carol Terra disse...

Cibele, bem legal a sua visão sobre os blogs. Porém, vale destacar que temos uma diferença muito grande entre os blogs pessoais e os blogs corporativos. Os pessoais não tem o mesmo compromisso de representar a organização e trabalhar a favor da sua imagem e reputação. Alienação é algo que o profissional de comunicação deve evitar e batalhar contra. Temos é que sempre oferecer diversas opções de contato com os públicos que temos interesse, ouvindo-os e dando-lhes atenção. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Leandro Jardim disse...

está bacana, minha cara, parabéns! a única ressalva que faço é quanto ao nome de meu poeta amigo Múcio Góes... beiJardins

Gisele Federicce disse...

No jornalismo, os blogs são muito mais uma ferramenta que abre portas para participação de leitores e fácil acesso a publicações do que uma ameaça. O que é preciso é selecioná-los, como já devemos fazer com a televisão.

A Bordo disse...

Agradecemos os comentários de todos.

Carolina, obrigada pela diga, hoje em nosso post está falando justamente disso, sobre essa diferença.

Mateus, Leandro, que bom que gostaram.
Leandro, alterei o nome do Múcio, realmente passou batido.