terça-feira, 2 de junho de 2009

A Importancia da Comunicação Corporativa



Nesta última sexta-feira, dia 29/05/2009, participamos da palestra “Comunicação Corporativa” com o Ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e com o presidente da Basf para a América Latina, o relações púbicas Rolf-Dieter Acker, realizada no Salão Nobre da Universidade Metodista.

A palestra foi muito motivadora, pois ambos os palestrantes mostraram na prática, através de exemplos de organizações privadas, questões sobre comunicação corporativa que estão presentes nas teorias estudadas por nós.

O Ministro Miguel Jorge iniciou a palestra contando-nos a importância das mudanças organizacionais a fim de se alcançar uma comunicação integrada dentro da organização para a criação de uma linguagem comum visando sempre agregar valor aos atores sociais.

Citando o Dr. Acker: “Dialogar é a melhor forma de buscar soluções conjuntas e inteligentes.”

Trabalhar para que a imagem da organização esteja sempre calcada em princípios éticos e indissociáveis, pois o comportamento da organização contribui para o desenvolvimento da sociedade. A partir dessa afirmação, as organizações passaram a desenvolver projetos de responsabilidade social para contribuir neste desenvolvimento e firmar o lado institucional da organização, retirando a imagem de uma empresa que apenas está interessada em lucrar.

Ambos os palestrantes afirmaram que precisamos pensar estrategicamente para lidar com os diversos atores sociais de uma organização, principalmente os stakeholders (público de interesse), pois cada segmento tem uma cultura diferente sendo assim necessário um plano de comunicação bem elaborado.

Com o surgimento das mídias digitais, “Jamais foi tão fácil se organizar, trocar experiências, divulgar notícias com tanta velocidade e em alta escala”, afirma o ministro. “Informação é poder. Comunicação é uma forma de poder”, que proporcionou aos atores sociais maiores formas de se manter informado sobre as organizações modificando, assim, o fluxo do processo de comunicação que antes era da corporação para o público e hoje é o inverso. (ler mais sobre este assunto no post “O poder da internet”)

O profissional deve estar sempre atualizado, pois as organizações se tornaram vulneráveis, não podendo se fechar em um estilo Low Profile (optar por pouca divulgação institucional, não sendo divulgada nas mídias) por crerem que assim nada de ruim acontecerão com elas. A adesão de blogs corporativos demonstra a necessidade de uma comunicação mais eficiente e menos formal, pois os atores sociais saberão das notícias sobre a organização através dela mesma criando um diálogo, uma simetria, cada vez mais importante.

Todas as questões abordadas pelos palestrantes e participantes do evento estão presentes em nosso cotidiano, seja através dos estudos e/ou da prática, o que, particularmente, aumentou a vontade de fazer parte do universo da comunicação corporativa.

Postado por: Kelly Cristine da silva Fusteros

Nenhum comentário: