sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Especial Relações Públicas - Síntese

Por Márcia Ceschini


O papel do Relações Públicas, em síntese, é criar canais de comunicação eficazes e eficientes com o seu público-alvo, através de uma auditoria de opinião e um planejamento da comunicação para os públicos que constituem a empresa ou instituição: interno, externo e misto, com objetivos definidos e avaliação dos resultados.


Para falar sobre o produto ou o serviço existem planos de marketing e campanhas de propaganda. Para falar com os públicos existem os Relações Públicas. Profissionais que têm o relacionamento como base de seu programa de comunicação.


Desde os anos 70, o consumidor evoluiu muito, quando começou a ter opção de produtos e marcas e mudou seu comportamento com o Código de Defesa de Consumidor. Hoje em dia, esse consumidor não se deixa abater: reclama, chama o “call center”, lê as embalagens, manda e-mail, desabafa no blog ou no twitter. O consumidor e sua posição crítica em relação aos produtos e atendimentos, consciente das empresas responsáveis socialmente, mudou a maneira das empresas se comunicarem com ele.


Esse público que a empresa não vê, e em alguns casos nem considera importante para seu produto/serviço, tem que ser tratado da maneira correta. É preciso entender que embora sua empresa tenha uma linha única de comunicação, cada público deve ter sua linguagem e seu meio de ser comunicado, pois há vários meios e maneiras da marca dizer a mesma coisa, transmitir informação, basta que direcione a comunicação adequada aos públicos.

Para atingir corretamente esses objetivos é preciso um profissional de Relações Públicas, com bom planejamento e mensuração de resultados e devidamente filiado ao CONRERP, uma vez que só alguém habilitado pode exercer a função. Afinal, se você está com dor de dente não vai procurar um oftalmo, não é?


3 comentários:

Promove's disse...

Bela contribuição o blog A Bordo está fazendo! Este post ficou muito bom! Por que é isso mesmo, ninguém procura um oftalmo quando se está com dor de dente, mas procura-se outros para tratar do relacionamento, mas ninguém melhor que aquele que estudou e se formou para isso!

Ju M. Olinto
Equipe Promove's

Ocappuccino.com disse...

Pra mim é isso, hoje o diferencial é o poder de voz do cliente. O potencial de viralizar sua opinião e é o que empresas tanto temem.

MATEUS

Kelly Fusteros disse...

Muito Bom este post.

Acho que pelo fato de muitos trabalharem na area mas seus cargos não serem intitulados como Relações Públicas, as organizações não diferenciam ( ou não querem diferenciar)as ações deste profissional com os outros.
Se os profissionais conseguissem que seus cargos recebessem o devido nome, acho que seriamos um pouco mais reconhecidos.

E o fato de ter pouquissimas faculdades de RP em Brasilia é muito triste. Eu fui pra Foz do Iguaçu e em um restaurante tinha em um balcao, folhetos divulgando uma Faculdade de RP de lá.
Achei muuuito legal (até peguei um folheto - hhihiih).

Precisamos divulgar mais nossa profissão!!!!