segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tendências da tecnologia

Por Cibele Silva

Filmes futuristas são uma mania dos atuais diretores do cinema, como 2012 e o atual sucesso AVATAR, o qual é “produzido” no ano de 2159. Entretanto, essa tendência não vem de hoje. Em 1984, foi lançado o filme “2010. O ano em que faremos contato”. Quando o filme foi lançado todos pensavam que 2010 estava muito longe, no entanto, aqui estamos.

Vi a matéria sobre o filme no blog Conrado e resolvi procurar o longa-metragem. Veja um trecho do filme no vídeo abaixo (em inglês):




O livro - 2010, o ano em que faremos contato - foi lançado em 1982, por Arthur Clarke. E em 1984 o filme foi produzido, cuja protagonista é a tecnologia.


Uma das frases de destaque no filme é “Hoje você vê o seu computador como uma ferramenta de trabalho, em pouco tempo você o verá como um Deus”.
O filme prevê os acontecimentos na área de tecnologia interativa, como "Gatners" e "Popcorns".
Mas o que realmente acontecerá em 2010 com a tecnologia?

Investimentos contidos em 2009 deverão explodir em 2010. Mais empresas vão acreditar no desempenho da WEB. A exigência de resultados por parte dos empreendedores estará cada vez mais acirrada pela pós-crise e a web tem a capacidade de superar tal demanda.
O Brasil deve desenvolver cada vez mais o empreendedorismo digital e nos próximos anos deverá se destacar nesse tema, principalmente com o empreendedorismo invadindo as escolas, transformando o brasileiro no povo que mais navegará na web dentre todos os povos do mundo.

Um exemplo disse é uma plataforma chamada Com8s, tendência para 2010, recebi um e-mail falando desta ferramenta – achei muito interessante - é um ambiente virtual onde estão centralizados diversos aplicativos web, com o objetivo de melhorar e intensificar a relação entre pessoas, principalmente professores e alunos, em qualquer lugar, a qualquer momento. “A novidade representa um avanço no âmbito tecnológico e no processo de ensino-aprendizagem do país, ao aperfeiçoar a comunicação e o relacionamento entre professores e alunos”, em palavras descritas no e-mail.

Acredito como já discutido aqui no A Bordo, que teremos no Brasil grandes eventos tanto "online" quanto "offline". As empresas que pegarem carona na preparação desses eventos poderão crescer e muito.

Este ano terá as eleições 2.0, provavelmente algum político terá vantagens sabendo usar as mídias. A estratégia será gerar mídia espontânea pela inovação sobre seu uso, mas não necessariamente sobre o resultado alcançado.
Empresas de web que focarem nos segmentos de futebol, devido à Copa, e no de eleições ganharão tráfego naturalmente e poderão se monetizar por conta desses eventos. Os investimentos em web, sem dúvida, aumentarão e exigirão profissionais mais capacitados. Esse espaço será cada vez mais preenchido por cursos livres de empresas e consultores.

A tecnologia terá uma grande expansão em 2010 e a internet é uma de suas vertentes, o que propiciará bons resultados para as empresas que estão ligadas nesta tendência.

6 comentários:

Natalya Nunes disse...

Parabéns pelo texto, Belle!

Acredito que esta questão das mídias digitais serem onipresentes em nossas vidas acabou fazendo com que o uso das mesmas fizesse parte de um processo de inteligência coletiva..
Cada vez mais cedo as crianças estão utilizando o computador...A internet é uma mídia com grande potencial. Podemos nos embasar no crescimento de agências de propaganda especializadas em mídia on-line.
Como diz a frase que vc citou, acredito que já enxergamos o computador como um Deus.

Dá até medo do que pode vir pela frente..rs. Não duvido nada de que daqui a alguns anos a fantasia do filme AVATAR seja real..rs

Cibele Silva disse...

Muito bem colocado Natalya, estes dias eu assisti um bate-papo sobre e-commerce, entre as pessoas que estavam conduzindo o bate-papo estava uma rapaz que trabalha na agência Pólvora (especialista em mídias), ele estava contanto que as empresas vão crescer demais e que a concorrência só tende a aumentar.

Nesta mesma palestra conversando com um moço de outra agência (esqueci o nome), ele estava nos contando em relação aos preços para mensurar e analisar as redes sociais, realmente bem caro, mas o investimento vale a pena se a empresa souber usar o retorno do público.

Abraços,
Belle
@blogabordo

bruh f. disse...

Olha quem resolveu aparecer?!Eeeu, ueheuheu!

Então... nós brasileiros já somos maioria no orkut há muito tempo, e agor conquistando o twitter aos poucos. Mas grande parte dos usuários não as vêem como uma troca útil de informações, o que deixa um pouco a desejar o uso que fazemos das redes sociais e outras ferramentas disponíveis na internet.

É perceptível que as eleições deste ano sofrerá algumas mudanças, mas poucos candidatos serão eleitos por conta do uso da internet, já que fazem de maneira muito errada. Pelo menos é o que percebo entre os políticos de Goiás. Uma pena.

Abraços Belle!
e Aqui estou eu de volta.
Bruna Franco.

Aline Derenzi disse...

ótimo post!!!

E concordo que já vemos o computador como um Deus!

Estava comentando esses dias que vai chegar o dia (que não está longe) em que vamos poder ter acesso ilimitado a qualquer tecnologia, principalmente a internet!

Abraços,

A Bordo da Comunicação disse...

Ah Bru, com certeza a eleição aqui no Brasil não terá nenhum 'caso Obama' - ainda não - mas sei que é uma tendência. Vamos dizer que esse ano será uma experiência.

Obrigada por aparecer. Tomará q realmente estava de volta e para ficar... hehe

Lih, sabe o que pensei qdo estava fazendo o post. Na nossa conversa qdo vc foi para a praia agora no fim do ano, que vc ia ficar muito tempo por lá e ia ter que procurar uma lan para ir pelo menos uma vez na semana.
Realmente, o computador, a internet é um 'deus', quem experimenta não vive mais sem - fato!!!

abraços,
Belle
@blogabordo

@camilajoaquina disse...

É muito engraçado esses filmes de 10/20 anos atrás que tentavam retratar os dias atuais. E mesmo que a tecnologia hoje em dia avance de forma completamente diferente é bom refletir sobre o fato que as mudanças são constantes e que mesmos que possamos ter "sonhos" ou previsões para o futuro distante, nada será igual.

Devemos sempre estar atentos as tendências, e abertos as novas idéias que surgem a cada dia que passa.

Até hoje não entendo como há 15 anos atrás eu conseguia acessar a internet sem o "google" ou que demorava uns 10min só pra conectar. E tb não consigo imaginar como estará daqui 15 anos, e quais melhorias terão na época.

Independente disso, além de experiência, o que carregamos também é conhecimento, e é o que devemos nos esforçar, pois por mais que se avance a tecnologia, o "saber" é algo que sempre nos acompanhará e jamais se tornará obsoleto.