segunda-feira, 22 de março de 2010

Cobertura do Fórum A Bordo da Web 2.0 Corporativa



O Fórum A Bordo da Web 2.0 Corporativa foi realizado por nós, marinheiras e marinho do A Bordo da Comunicação, com o propósito de reunir e propagar leitores. Para discutir o tema o fórum teve a presença de 4 palestrantes » Gil Giardelli; Carolina Terra; Mauro Segura e Lígia Dutra.

O Fórum foi realizado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. E teve como patrocinadores a Editora Summus, Editora Saraiva e a Universidade Metodista de São Paulo. Tiveram presente no fórum 105 pessoas.

Dando início ao Fórum o palestrante Gil Giardelli, com fala sobre: “O que significa inovação digital?”

Temos muito que acompanhar: canais de televisão, blogs, jornais, twitter, como fazer isso?
Gil Giardelli nos mostrar alguns exemplos de como inovar no ciberespaço.


Explica ainda que na internet termos 4 C´s:

Conteúdo
Colaboração
Comunidade
Comércio.

Temos que ter em mente: “somos o que compartilhamos”.

Somente 1% das pessoas conectadas produzem conteúdo, 4% replicam e 95%, apenas observam.

Gil deixa claro - e nós da Equipe do A Bordo da Comunicação enfatizamos – gere conteúdo, escreva, não quer fazer um blog? Mande para o A Bordo ou outros blogs com os quais você se identifique que aceitem textos colaborativos e o seu conteúdo será publicado.

Neste momento, Gil solicita aos participantes que levantem a mão os que já baixaram música pela internet – 90% dos presentes levantaram a mão, junto com mais 450 milhões de “meliantes” que roubam música da internet. É crime, mas não estamos errados, é hora de mudar as leis.

A internet deu tão certo porque trouxe aquilo que a realidade já não conseguia nos oferecer: tempo e espaço para nos comunicarmos e termos autonomia.

As empresas não podem ter mais a percepção de bombardear os consumidores. Somos pessoas, não consumidores.

Temos que saber usar o ciberespaço – não desmerecendo, mas um técnico de futebol ter 1.358.735 seguidores no twitter, enquanto o Fora Sarney tem 13.037, é não saber o que queremos.

A Rainha da Inglaterra soube entrar na inovação. Sabia que o canal real as pessoas não estavam mais assistindo, perguntou para onde as pessoas estavam indo, ficou sabendo que era o Youtube. E lá ela tem um canal real.

Isso são só alguns exemplos do que é a inovação digital. “Hoje o que manda é conteúdo e não mais a forma e o meio que ele é transmitido”.

“No século passado, uma pessoa atingia 7 outras ao compartilhar. Hoje, uma pessoa é capaz de atingir 1.700, ou seja, você é o que compartilha”.
A palestra do Gil é rica em informações. Ele falou de diversas redes, desde o Livemocha - Índios Online (criada por índios após a Campus Party), ao Enjoei,

A excelente apresentação de Gil Giardelli está disponível em:
http://www.slideshare.net/gilgiardelli


Em seguida, a palestrante Carolina Terra falou sobre: “Blogs corporativos e mídias sociais: novos olhares sobre o que sabemos de comunicação”.

Carol trouxe muitos exemplos de redes sociais no Brasil.

Antes de qualquer coisa vale a pena conferir o primeiro vídeo que ela passou, trazendo alguns números da internet.



O vídeo já nos deixa bem claro o quanto tudo foi modificado.
A Pesquisadora, Carol Terra, fala sobre as marcas que estão sendo atacadas todo o tempo. Estão se preocupando até em colocar fontes nos anúncios para não terem problemas com cobranças, ou acharem algum tipo de ‘plágio’. As empresas estão sendo totalmente minuciosas com a chegada das redes sociais.

No caso, por exemplo da Uniban, há um vídeo, "a queda da uniban"- paródia com 'Hitler' sobre o caso ocorrido no de outubro do ano passado com a aluna Geyse Arruda.

Será muito difícil a Universidade se livrar desta imagem que foi atrelada a ela.

O usuário virou mídia, as empresas devem tomar cuidado com o que gera e este vídeo expressa (ou demonstra) muito bem isso.

Carol foca a palestra em blogs corporativos.
Por que os blogs se destacam em relação aos meios tradicionais de comunicação? Velocidade e Interatividade.

“Os blogs corporativos que não permitem comentários ela sente informar são somente um site! Blogs têm que permitir interatividade, construção colaborativa!
Mas existem desvantagens de ter um blog corporativo como a geração de conteúdo ofensivo, ausência de controle e filtros.

O terceiro palestrante foi Mauro Segura, que apresentou o Case “IBM do Brasil na inserção no mundo colaborativo”.

A IBM começou a investir nesse segmento em 2005, quando poucas organizações tinham esta preocupação.
Mauro mostrou dados da empresa. E mostrou como uma empresa deve pensar ao entrar no mundo colaborativo.

Ele explica na pirâmide, que a empresa deve escalar para chegar a excelência e entrar na WEB.

Tudo começa pela cultura da organização, é a base, todos devem saber da importância de colocar a empresa nas redes sociais e outros.
Depois é controlar o caos da abertura para o uso de redes sociais nas organizações. Trabalhar com a colaboração de todos os funcionários, principalmente da alta hierarquia. Ter a ciência de onde entrar, em quais comunidades pode ser explorada a marca. E por fim o conhecimento de todo o tipo de inovação e do seu público.
Isso é a descentralização da comunicação, o fenômeno dos 5 C’s dentro das organizações.

Qualquer ambiente colaborativo, liberado - acesso às redes - para as empresas é caótico e muitas delas acham que as controlam ao bloqueá-las, mas conversas de corredor podem ser muito mais "perigosas".

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne. Mostra que os funcionários que usam redes sociais no trabalho são 9% mais produtivos que aqueles que não usam!

A quarta e última palestrante foi Lígia Dutra, que falou sobre sua especialidade – E-commerce e redes sociais.

Lígia começou falando sobre o que é comércio e comércio eletrônico, pedindo sugestões da platéia, pois muitos pensam que o e-commerce é somente a venda pela internet, sendo que isso é somente a ponta do iceberg. Também explicou as diferenças entre loja virtual e loja física. Uma palestra bastante interativa.

Para finalizar, Lígia explicou como funciona a byMK, empresa de moda pela qual ela é responsável. Os usuários da rede podem criar diversos looks por meio de peças disponibilizadas por empresas parceiras, sendo que estas mesmas peças podem ser adquiridas posteriormente, também pela internet. O site é um sucesso.

O Fórum foi um sucesso. Grandes profissionais palestrando, platéia foi interativa e participativa, houve cobertura do fórum pelo twitter. Fiquem atentos, pois o segundo fórum já está sendo programado.

12 comentários:

Aline Derenzi disse...

Realmente o fórum fio muito bom, especialmente a cobertura no twitter, assim quem não pode ir tinha como acompanhar e não ficar de fora.

Já estou ansiosa para o próximo...

Parabéns equipe do abordo, principalmente para Cibele!

Abraços,

Chico Montenegro disse...

Foi show de bola!

No próximo estarei la com toda ctz!

Sucesso galera....

Chico Montenegro
Blog Mídia Boom www.midiaboom.com.br

Carol Terra disse...

Organizadores e participantes, adorei ter sido parte deste grande evento e de ter aprendido muito com todos. Abraços e muito sucesso no próximo! Carol Terra (http://meadiciona.com/carolterra)

Lígia Dutra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lígia Dutra disse...

Foi show de bola! Parabéns a todos! Contem sempre com a UpaLupa! Bjokas

Laís Bueno disse...

orra, nem falou de mim! =P

adorei fazer a cobertura do fórum pelo twitter (aliás, adoro fazer isso), além disso aprendi ainda mais sobre essa área que tanto me fascina!

e que venham os próximos...

;D

Cibele Silva disse...

Eeeee
E tivemos como tuiteira oficial da Lais Bueno - @laisbueno.
Pronto, me desculpa?
=D

Todos que participaram do evento foram magnificos, platéia, palestrantes, a tuiteira.. exatamente todos...
Eu agradeço imensamente.
Fico feliz que tenham gostado.

Abraços,
Belle
@blogbaordo

Alexandre disse...

Parabéns pelo evento. Um sucesso com certeza que se repetirá.
Abraços.
@alexandre_amc

Ocappuccino.com disse...

Show. No próximo manda passagem de ida e volta que eu vou e faço a cobertura oficial :D hehehe

Parabéns.

MATEUS

Marcia Ceschini disse...

A equipe toda do A Bordo (incluindo a a twitteira Lais) está de parabéns. Uma pena que não pude conferir a palestra de todos, principalmente do Mauro Segura, que indiquei.
Abraços

Natalya Nunes disse...

Poxa vida, foi triste não poder ter ido..

Me dá um orgulho imenso em ser uma das colaboradoras desse blog maravilhoso com pessoas tão bacanas e dedicadas a torná-lo cada dia melhor.

Na próxima eu irei, nem que para isso eu tenha que desobedecer meu chefe..rs

Líviarbítrio. disse...

Pena que também não pude ir, mas acompanhei pelo twitter e parabenizo a todos que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso do Fórum. Os resultados estão nos comentários, tweets e RT's que vimos por aqui.

E quanto conhecimento interessante nos foi proporcionado!

Parabéns, mais uma vez!

Abraços,
@liviabrito