segunda-feira, 1 de março de 2010

Iconomia – Branding Knowledge

Por Daniele Pedace



Continuando minha saga de posts referentes a assuntos interessantes das revistas que encontrei onde trabalho, aqui vai um que encontrei numa revista que nunca tinha visto, chamada R.epensadores, tendo como escritores importantes comunicadores, e sendo apenas distribuída em algumas empresas.

Iconomia - sim, isso mesmo, com “i”: novo paradigma gerado pela economia da cultura, que produz valor por meio de imagens, ícones e idéias.

A iconomia ou economia de ícones é entendida, principalmente, como uma Economia Política da Sociedade do Conhecimento, indo além da economia da informação, combinando indicadores da ciência econômica, sistemas audiovisuais e tecnologias da inteligência por meio de redes digitais.

A ciência econômica sofreu a tal ponto o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação digitais que o próprio objeto mudou. Nessa economia de ícones, os mercados funcionam como sistemas de ícones, tempo e espaço se organizam nos indivíduos e redes através de novos modelos de recepção que já não revelam comportamentos de um “homo economicus”, e sim de um “homo iconomicus”.

A iconomia explora essa fronteira entre a economia da informação e a sociedade, designando como ícones as unidades de valor cuja característica fundamental é existirem como ativos intangíveis - imagens, marcas, patentes, códigos, identidades. Além de ter novos indicadores, novas formas de visualização do desenvolvimento econômico e do desempenho de indivíduos.

Empresas e países que levam em consideração não apenas os tradicionais PIB e juros, mas também o investimento na formação de analistas simbólicos – profissionais preparados para levar mais longe sua capacidade de ler sinais e investir, inovar e criar valor - aí entram agente, relações públicas, para auxiliar, sendo um novo mercado a se explorar.

Portanto, para navegar nesse novo mundo, é necessário algo mais do que familiaridade com fórmulas econômicas, é preciso decodificar ícones e acompanhar seus ciclos de vida.

3 comentários:

F.P disse...

Nunca tinha ouvido falar sobre este termo..E me parece bem interessante. Sempre pensei na economia como algo muito perto da comunicação e, principalmente das relações públicas, pelo fato de observarem o comportamento humano, o comportamento de organizações através do cenário mundial e envolto às mudanças do capitalismo. Acho que a ICONOMIA ainda é um assunto novo e dará muito "pano pra manga", tanto para economistas, quanto para comunicadores.

Abraço

Fernanda Gonçalves disse...

Eu também desconhecia esse termo. É ótimo ter quem compartilhe isso conosco!
O mercado tecnológico e as redes sociais mostram-se cada dia mais propícios para a nossa atuação como Relações Públicas. Temos que aproveitar as oportunidades.

Jéssica disse...

Uau!!!
Que tema bacana, desconhecia esse termo!!! Achei muito bacana, acabou de entrar para o meu vocabulário.
Economia é muito mais que contas, ela tem um lado de análise muito forte!!

Beijos, Jéssica