quinta-feira, 2 de julho de 2009

Blogs Corporativos


Na minha última postagem falei dos blogs de uma forma geral, todos eles influenciam na comunicação.
Depois desta abrangência hoje falaremos um pouco mais sobre os tão discutidos blogs corporativos.

Os blogs corporativos podem ser definidos como uma estratégia de comunicação bilateral e informal com seus públicos.

Eles vêm crescendo cada vez mais. De 3 blogs corporativos que existiam em 2006, no fim de 2008 o número cresceu para 263. Os blogs vêm crescendo também no Brasil com números acentuados. A partir deste principio as organizações criam o blog corporativo para expandir o dialogo com os públicos, neste sentido o blog é tratado como ferramenta de divulgação, discutir sobre negócios/organização com os públicos internos e externos, além de ser um canal de comunicação com o custo baixo.

Muitas organizações se vêm preocupadas com o crescimento de debates, reclamações, divulgação e formadores de opiniões que está via da comunicação digital traz atualmente.
Elas vêm atuando com os blogs de diversas maneiras.

A Trakinas tem um blog chamado »Mães com filhos« e não trata da organização, mas sim coloca no ar matérias de dicas para as mamães.
A empresa Petrobrás criou um blog para aumentar a transparência da organização, este caso trataremos nos próximos parágrafos.

A definição do conteúdo do blog da organização é uma estratégia, que poderá beneficiar seus objetivos, nenhuma empresa pode simplesmente criar um blog porque é a tendência do mercado, ele pode ser uma ferramenta que trará um problema para a organização.
O blog corporativo tem que ser tratado de maneira correta, com uma assessoria adequada e de bom nível, pois a manutenção e mensuração de resultados devem ser mantidas corretamente.

A organização tem estar disposta ao dialogo honesto e ativo, tendo como base na crítica construtiva, aberta e transparente. Como se comprometeu a Petrobrás. Recentemente a Petrobrás criou um blog » Fatos e Dados « que, conforme a palavra de seu Presidente José Sérgio Gabrielli, foi para aumentar a transparência, pois a organização é muito importante para o Brasil.

Nenhum outro blog corporativo no Brasil deu tanto o que falar. A blogosfera analisou o blog e comentou disparadamente. Também os jornalistas tinham argumentados que o blog trata de “vazar notícias”

Este blog como todos os outros de teor corporativo, tanto interno, quanto externo, podem ampliar o dialógico com seus públicos, assim colabora com a participação de todos em seus negócios


Fica aqui uma dica de leitura → Clique aqui e confira uma entrevista realizada pela Época com o David Sifry, Criador do Technorati, primeiro site de busca especializado em blogs.


Fontes:
Blogs Corporativos modismo ou tendências de Carolina Frazon Terra.


Um comentário:

Ocappuccino disse...

Da entrevista: 'Com apenas um computador e uma conexão com a internet, qualquer um pode criar seu blog e dizer o que pensa. Esse fenômeno multiplica o número de vozes e fortalece a democracia'

Este é o espirito.

O blog está muito legal.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino