terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Especial Relações Públicas - Início

Por Cibele Silva e Danilo Marinho



Amanhã, dia 02 de dezembro, será comemorado o dia Nacional das Relações Públicas. Parece estar bem distante da nossa realidade, quando nos referimos ao início do século XX. Ivy Lee, jornalista americano, deu os primeiros passos dessa atividade, hoje ainda desconhecida por grande parte da população. Paradoxalmente, foi a opinião pública que despertou nesse profissional o interesse em estudar melhor as bases que fundamentavam as relações naquela época. O sistema capitalista era quem dita as regras nas relações de mercado e possibilitava ao empresariado da época usar da arbitrariedade para explorar os serviços da comunidade.


Tudo isso aconteceu nos Estados Unidos. A célebre frase: o público que se dane!, seguramente, foi o que motivou Ivy Lee a implantar uma nova ótica, principalmente na veiculação de informações para a sociedade.


Aqui no Brasil a história das Relações Públicas tem uma grande particularidade, com a fundação do primeiro departamento de Relações Públicas, na São Paulo Light,antiga The Light and Power Co. Ltda em 1914. Para esse desafio, o engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, durante 19 anos exerceu a função de Relações Públicas. Para nós, estudantes e/ou profissionais de relações públicas tudo isso é muito familiar, entretanto, é fundamental mantermos essa memória viva para que a profissão se fortaleça a cada novo passo.


O século XX, sem dúvida foi o grande marco da profissão em nosso país que traduz uma trajetória de grandes incertezas e conquistas em todas as suas instâncias, sociais, políticas, econômicas, culturais. A década de 50, segundo Margarida Kunsh pode ser considerada como um período de grande avanço na área de relações públicas. A Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda no Rio de Janeiro, chefiada por Evaldo Simas Pereira, a Companhia Nacional de Relações Públicas e Propaganda, pioneira na prestação de comunicação social no Brasil, fundada em 1952 por Inácio Penteado da Silva Teles e Romildo Fernandes. Dois anos depois seria fundada a primeira Associação Brasileira de Relações Públicas, em 21 de Julho de 1954.


Nomes como Hugo Barbieri, Mário Sassi, David Augusto Monteiro, Álvaro Roberto Mendes Gonçalves, Ubirajara Martins de Souza, Raul F. Dias de Toledo, Fábio T. Carvalho, Jonas Znyder, Pedro Marcus Mourão, Murilo Mendes, Inácio Penteado da Silva Teles, J.B. Martins Ramos, Wlademir Borba, são nomes que marcam e marcaram a história das Relações Públicas no Brasil.


O tempo foi passando, as mudanças acontecendo, a invenção da internet na década de 1960, a ditadura militar na década de 1970, a Constituição de 1988 e, na década de 1990 o fenômeno da globalização formatou novos modelos de relacionamento com o uso da web na gestão dos relacionamentos. Nesse novo cenário, não tão mais novo assim, novos profissionais a usam para difundir conceitos, idéias, promover, retaliar, agradecer, convidar usuários da rede a aderirem às causas em questão.


Acompanhamos faz um tempo o incentivo do professor Fábio Albuquerque e o apoio de outros estudantes e profissionais para que seja desenvolvido ‘bloggagem’ e ‘twittagem’ - #DiadoRP - coletiva neste dia.


Porém o blog A Bordo da Comunicação fará diferente.
Hoje começaremos um “Especial Relações Públicas” – o dia de hoje será somente para explicar nosso propósito, os demais dias traremos opiniões de profissionais de Relações Públicas para falar um pouco sobre os segmentos da profissão e também da importância de se comemorar o dia Nacional das Relações Públicas.


Queremos abrir o espaço para pessoas discutirem, colocar diversas opiniões e mostrar o quanto o profissional de Relações Públicas tem o potencial para crescer. Campanhas como estas - #DiadoRP - devem acontecer diariamente, não somente no âmbito das redes sociais, mas de todas as formas. Assim podemos mostrar para as organizações o quanto a profissão é capaz de potencializar o relacionamento com diversos públicos.


Públicos: A matéria prima para existência da atividade. Assim como o pintor precisa da tinta para desenvolver suas telas, o artista plástico do barro para desenvolver suas obras e o músico das melodias para compor, os profissionais de relações públicas têm nos públicos a sua razão de existir. Portanto, consideramos essas áreas correlatas e interdependentes, tendo em comum a sensibilidade.


Assim ser relações públicas, plagiando Mestieri, é a arte de harmonizar expectativas. Ou ainda, ser relações públicas é ser um artista nato. Bem vindo ao admirável mundo novo.


Fiquem ABORDO do DIA NACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS com:
O Especial Relações PúblicasParticipe e opine você também.

20 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Ótima abordagem. Texto muito bem escrito e a ideia é digna de aplauso. Já aguardo os profissionais que serão apresentados no blog. Parabéns à dupla.

MATEUS

Marcia Ceschini disse...

Muito legal a iniciativa de vocês. Vamos retuitar o texto para quem não é saber como começou nossa profissão.
Não é a toa que estamos tão próximos do jornalismo no mercado e a 'culpa"é do Ivy Lee ;D

gecorp.blogspot.com disse...

Pessoal, parabéns pelo post e também pela iniciativa do Especial durante a semana. Nada mais didático do que inaugurar a blogagem coletiva com a história da atividade. #Tamojunto no #DiadoRP.

Vane Gomes disse...

E parabéns a todos os RPs que amam ser RPs e que fazem dessa bela profissão um estilo de vida!

F! disse...

parabéns
é de iniciativas desse tipo que o mercado das RP está precisando
se todo mundo precisa de um rp, as rp também precisam de um
então como disse Fabio Albuquerque logo aí em cima
#tamojunto no #DiadoRP
=D

Alexandre disse...

Parabéns!
O texto está ótimo. E, a abordagem também. Com certeza, uma ótima maneira de começar a falar do Dia Nacional de Relações Públicas.
Todos juntos no #DiadoRP

Cédric disse...

Parabéns pela iniciativa. Certamente irei acompanhar o especial por vocês preparado. O final do texto ficou ótimo. Uma vez ainda, parabéns!

Líviarbítrio. disse...

Muito, muito bom.
Ainda ontem eu falava para o Danilo que aqui em Floripa não há iniciativas como estas. As pessoas se acomodam e ficam esperando a oportunidade bater na porta.

Vejo isso muito em marketing, mas são iniciativas como a do A Bordo que me deixam cheia de ideias. ;)

Parabéns meus parceiros Relações Públicas. Bom entrar nessa casa!

Abraços,
Lívia Brito.

=) disse...

#Tamojunto no #DiadoRP harmonizando expectativas!!!
=))

Beijos
Amanda Meyer

Fabio Procópio disse...

Assino embaixo sobre o que todos falaram, menos o termo HARMONIZAR que foi falado pela Amanda. Mas este é um assunto que estou escrevendo para um post no meu blog..hehehe

Parabéns pelo texto, e pelo dia do RP!

Carol Terra disse...

Parabéns pelo post e tb pelo nosso dia! Fico muito contente em compartilhar com vcs e com o Blog A Bordo esse dia de valorização e tão bacana! Abraços, Carol Terra

Kelly Fusteros disse...

Muuuito bom este post.
Parabéns aos dois.
E a Cibele pela ideia de montar essa semana especial!

E PARABÉNS A TODOS NÓS!!!
QUE NO FUTURO SEJAMOS MILHÕES!!!!

hahahah
Bjs

Tribo RP disse...

Parabéns a todos pelo dia do RP!!!

Guilherme Freitas disse...

Interessante saber um pouco mais da história das relações públicas. Não sabia que ontem foi o dia de vocês. Então, meus parabéns atrasados. Um abraço,

Guilherme Freitas

Guilherme Freitas disse...

Interessante saber um pouco mais da história das relações públicas. Não sabia que ontem foi o dia de vocês. Então, meus parabéns atrasados. Um abraço,

Guilherme Freitas

Guilherme Freitas disse...

Interessante saber um pouco mais da história das relações públicas. Não sabia que ontem foi o dia de vocês. Então, meus parabéns atrasados. Um abraço,

Guilherme Freitas

A Bordo da Comunicação disse...

Obrigada a todos pelos comentários!
E sim, todos nós estamos de parabéns por tudo o que aconteceu no #diadoRP. Adorei, só me fez ficar mais apaixonada pela profissão. Vi que realmente existe o relacionamento que é a base da nossa profissão.

Guilherme, agradecimento especial para vc, jornalista!
=]


abraços,
Belle

A Bordo da Comunicação disse...

Obrigada a todos pelos comentários!
E sim, todos nós estamos de parabéns por tudo o que aconteceu no #diadoRP. Adorei, só me fez ficar mais apaixonada pela profissão. Vi que realmente existe o relacionamento que é a base da nossa profissão.

Guilherme, agradecimento especial para vc, jornalista!
=]


abraços,
Belle

Anamaria disse...

Oi Belle,
Muito legal o texto. Me fez lembrar um dos primeiros dias de faculdade qdo eu estava tentando entender um pouco de tudo isso.
Gostei do gran finale!
bisous
@Anissyma

Ricardo Campos disse...

Muito original a idéia. Já estamos curiosos pelos próximos posts.
Abraços,

Ricardo Campos