segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Blogs Corporativos de Relações Públicas

Por Anamaria Oliveira


Para continuar o nosso bate-papo sobre Blogs Corporativos iniciado no meu último post que começou com uma palhinha sobre RP 2.0, falarei hoje especificamente sobre blogs corporativos de Relações Públicas.



Do ponto de vista mercadológico não é nada fácil ter um diferencial competitivo sustentável, por isso é fundamental e estratégico investir na imagem institucional. Com a popularização da internet, as organizações necessitam responder rapidamente aos seus públicos, principalmente em situações onde elas necessitam apaziguar ânimos e informar sobre suas políticas organizacionais.



Assim, os blogs passam a ser o braço direito das Relações Públicas, tanto em momentos de consolidação e propagação da imagem corporativa, quanto em momentos onde ele necessita realizar seu trabalho de gestão de crises de forma direta, rápida e transparente.


No Brasil várias empresas já notaram isso e muitos blogs corporativos são lançados com foco em relações públicas. Este é o caso do blog Fatos e Dados, da Petrobrás, merecedor de destaque pela transparência e agilidade na sua comunicação, um canal onde a organização se posiciona frente aos seus stakeholders, principalmente a imprensa e o governo.



No Fatos e Dados, a Petrobrás presta contas, esclarece, apresenta seus projetos e administra a sua imagem com muita autonomia.
O blog que surgiu inicialmente para prestação de contas sobre a CPI, continua a todo vapor e tem causado grande repercução, positiva e negativa: sendo alvo de estudos acadêmicos, elogios e críticas.



De minha parte, acho muito bom que existam críticas e que ambos os lados estejam opinando seja no próprio blog ou fora dele. Afinal, trata-se de um poderoso instrumento que com quase 6 meses de existência, já superou a marca de 2 milhões de visitantes, quebrando o paradigma da dependência da imprensa para se responder com maior credibilidade ao público. Uma boa descrição desse blog corporativo pode ser lida no post “Blog da Petrobras - Fatos e Dados”.



Outro excelente blog corporativo com foco em RP é o da Tecnisa. Ele possui apresentações dos novos empreendimentos, comunicados aos investidores, dicas para futuros compradores, cursos de decoração, etc. Além disso, o código de conduta é simples e direto. Nenhum comentário é moderado, editado ou censurado e a Tecnisa responde normalmente em até 72 horas reforçando a dialogia da comunicação em sua excelência.



Uma característica interessante no blog da Tecnisa é o claro enfoque no relacionamento e na interatividade com vários públicos estratégicos como: colaboradores, clientes, potenciais clientes, investidores, fornecedores, imprensa e outros.



Como se vê, um blog corporativo de RP pode se relacionar com todos aqueles públicos ao mesmo tempo como no caso da Tecnisa ou somente com alguns deles que representam maior poder de influência, como no caso da Petrobrás.

Essa alta capacidade interativa entre públicos em um único canal é a maior característica do blog corporativo de RP e isso deve ser estabelecido na concepção do blog, sendo preservado continuamente através de políticas claras, modelo de governança adequado e boas práticas adotadas.



Quero salientar também que, de acordo com o modelo de governança instituído é possível estabelecer a composição da equipe do blog. Preferencialmente, profissionais heavy user de internet altamente qualificados em comunicação estratégica são essenciais para o sucesso desse tipo de projeto, pois além do conhecimento e habilidade para gerenciar a relação com seus públicos, também estão inseridos no ambiente de internet.



Esta série continua no próximo post com mais uma conversa de RP para RP, falando de blogs de colaboração, do tipo “Gestão de Projetos” abordando os pontos onde um blog pode ajudar um gerente de projeto no seu dia-a-dia e quais as possíveis participações das Relações Públicas nesse cenário.

18 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Dois exemplos bem legais. E no Blog da Petrobras teve a versão paródia ainda da 1º versão do blog: http://petrobrasilfatosedados.wordpress.com/ Que inclusive foi censurada.

A empresa tem que se ligar nisso, de inclusive registrar outros domínios parecidos.

A Tecnisa é case no blog e no twitter pelo trabalho do @betoALoureiro

MATEUS

Promove's disse...

Os dois exemplos são realmente muito bacanas.
E cada dia mais as empresas percebem que precisam se comunicar de maneira mais direta com seus públicos , sem tantos mediadores.

Ju M Olinto
Equipe Promove's

Unknown disse...

Parabéns! Esse tema é importantíssimo para as empresas. Aqui na França (perdoem-me a falta de acentos do meu teclado francês) os blogs corporativos sao cada vez mais numerosos, como exemplo o blog da Yoplait http://www.bravolapetitefleur.com/

Segundo Lucien Fa, Presidente da empresa, o blog tem dois objetivos : 1)estabelecer um dialogo com os consumidores, e para isso, se apoiar num blog é um approach inteligente. 2) dispor de um canal de comunicaçao proprio, para comunicar sem filtros deformantes.
Source : http://www.hervekabla.com/wordpress/2008/05/yoplait-lance-son-blog/

Cibele Silva disse...

Sobre o blog da Tecnisa, pensando por esse lado, ele pode ser caracterizado como de Relaçõs Públicas, mas ele como um todo acho que é um verdadeiro mix. Fábio Cipriani em seu livro Blogs Corporativos não qualifica o blog da tecnisa, pois é realmente de todas as áreas. rs

Muito bom o post.

Abraços,
Belle
@blogabordo

Unknown disse...

Parabéns, Anamaria! Excelente post! Dois ótimos exemplos que demonstram a importância cada vez maior da utilização de mídias com foco em RP, que permitem maior transparência nas atividades das empresas e aprimoram o relacionamento com o público.

Aguardamos o próximo!

Abraços,

Karla

Julia Waiss disse...

Que interessante, é um mercado inteiro para os RPs mostrarem pra que vieram mesmo e ainda, de uma forma bem inteligente. Agora não tem o que choramingar, é aproveitar pra botar a mão na massa, afinal, se vc não faz... vem alguém e faz. Pior, vem alguém de outra área dizendo que é o pai da criança. Vamos lá galera, mão na massa. Tô de olho nessa série, qdo vem o próximo post? Abraços.

Henrique Silva disse...

"..para alguém que está em um ambiente saturado de informação, a busca é pela mais confiável dentre todas, e esta será destacada pela pessoalidade que é prima da credibilidade e da confiança." (http://migre.me/e1Fj)

É assim que termino o meu artigo onde defendo a utilização dos blogs como um veiculo de comunicação dirigida, acredito que cada vez mais as empresas devam voltar esforços e investimentos para para estas mídias que, na minha visão, são de um custo mais baixos, porém requer mais esforço e dedicação e, obviamente, um profissional capacitado.

Belo artigo Anamaria, gostei muito.

Henrique Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Silva disse...

Apoio a Julia Waiss!

Não vejo profissional mais gabaritado que os RP's.

Este mercado é nosso, mas cabe a nós se impor e dizer quem é o "Pai da criança"!

Julia Waiss disse...

Isso ai Henrique,
tb sinto q o RP é o profissional mais gabaritado pra isso, só que tem que estar na rede. E eu não diria exatamente se impor, mas sim, mostrar cada vez mais como nossas ações podem se tornar grandes cases de sucesso.

Como disse o Mauro Segura na entrevista a CBN, que a web 2.0 é um caminho sem volta qdo falava de blogs e mídias sociais. Vejo assim tb, e mais, a empresa que entrar agora tá saíndo na frente e vai ser lembrada primeiro.

Abç Julia

Unknown disse...

Post muito bom, Anamaria.
Este é um dos projetos que pretendo começar na empresa onde trabalho, voltado para sustentabilidade.

Essa relação tão "próxima" com os clientes/consumidores/leitores é sem dúvida papel dos profissionais de comunicação, especialmente RP.

Parabéns pelo texto.
Abraço,
Lívia Brito.

HELENA CISTOLO disse...

Anamaria,

Excelente texto sobre blogs corporativos!

P A R A B É N S !

Sou empresária do ramo de contabilidade e tenho acompanhado esse assunto na rede porque tenho interesse em lançar um blog para me aproximar cada vez mais dos meus clientes, parceiros e colaboradores. Vou acompanhar essa série para aproveitar algumas da suas idéias ou mesmo fazer um benchmarking com os seus exemplos que me parecem muito pertinentes. Se possível, gostaria de saber onde mais posso obter informações tão fiéis quanto essas sobre blogs corporativos.

Obrigada
Helena Cistolo helena@concis.com.br)

MarcosDaniel disse...

Sem dúvida, ótimo post sobre blogs de relações públicas. É muito bom ver conteúdo novo na web, sem aquele velho aspecto de "já li isso em algum lugar".

Quanto aos 2 exemplos citados, vale reforçar que são cases muito bem estabelecidos, com vocação e políticas muito claras.

De outro lado, vemos outras iniciativas que não se desenvolveram da mesma forma, perdendo sua vocação, foco e público. Isto acontece com o blog da Claro (http://www.claroblog.com.br/) que desde o início de 2009 passou a apresentar uma enxurrada de posts genéricos ao longo de todo o ano que não traduzem a proposta de ser uma canal de comunicação transparente com seus públicos. De fato, se tornou um blog do tipo “mistura”, com um tempero insosso de inutilidades, sem o ingrediente principal chamado relevância.

Com certeza isso demonstra que de nada adianta uma equipe composta por RP´s e outros profissionais, se eles não souberem lidar com fatores externos ou internos que faça com que o blog perca sua genuína vocação.

Abraços

Marcos Daniel Goes

MarcosDaniel disse...

Sem dúvida, ótimo post sobre blogs de relações públicas. É muito bom ver conteúdo novo na web, sem aquele velho aspecto de "já li isso em algum lugar".

Quanto aos 2 exemplos citados, vale reforçar que são cases muito bem estabelecidos, com vocação e políticas muito claras.

De outro lado, vemos outras iniciativas que não se desenvolveram da mesma forma, perdendo sua vocação, foco e público. Isto acontece com o blog da Claro (http://www.claroblog.com.br/) que desde o início de 2009 passou a apresentar uma enxurrada de posts genéricos ao longo de todo o ano que não traduzem a proposta de ser uma canal de comunicação transparente com seus públicos. De fato, se tornou um blog do tipo “mistura”, com um tempero insosso de inutilidades, sem o ingrediente principal chamado relevância.

Com certeza isso demonstra que de nada adianta uma equipe composta por RP´s e outros profissionais, se eles não souberem lidar com fatores externos ou internos que faça com que o blog perca sua genuína vocação.

Abraços

Marcos Daniel Goes

Anamaria disse...

Pessoal,
Como sempre digo, adoro compartilhar idéias com vocês! Quero acrescentar que estamos no melhor momento da nossa profissão e como vimos nos exemplos as ‘ações valem muito mais do que palavras’. Por isso, aproveitemos essa onda pra realizar cases grandiosos em 2010.
Para a Helena que quer saber mais sobre blogs, pode procurar o livro "Blog Corporativo", do Fábio Cipriani que também foi inspiração para o Blog da Tecnisa, como pode ver no link http://www.blogcorporativo.net/category/blog-corporativo/blog-relacoes-publicas/
Mandarei mais info pra seu email.
Saudações francesas a Sueli, é uma honra receber suas impressões de tão longe e obrigada pelos seus exemplos de blogs corporativos franceses. Au revoir!
Muito obrigada a todos comentários, com opiniões tão ricas que dá até pra continuar um novo post...Ops, deixa eu finalizar então.. :D
A série continua logo após as festividades, então...Desejo a todos um Natal cheio de Paz e um 2010 repleto de Prosperidade a todos!

Abraços
Anamaria Oliveira ( @Anissyma)

A Bordo da Comunicação disse...

Dando continuidade a indicação da Anamaria, para a Helena, além do ótimo livro do Fábio, tem também o livro da Carol Terra (www.rpalavreando.blogspot.com) - Blogs Corporativos, lá tbm tem ótimos exemplos.

Tbm agradecemos todos os comentários. Boas festas a todos.

abraços,
Belle

Anônimo disse...

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