terça-feira, 14 de julho de 2009

Entrevista com Vinicius Marineli



Assisti uma palestra na empresa em que trabalho chamada - A Arte da Comunicação – foi ministrada pelo consultor Vinicius Marineli.
A palestra foi muito interessante a palestra, ele sabe toda e qualquer postura que temos que ter diante nosso público. Sua palestra foi encantadora.
Fiquei com os contatos dele, pedi para que ele falasse um pouco mais sobre o seu conceito de Comunicação Organizacional e com toda a simpatia me respondeu três perguntas, que vocês conferem abaixo:


A Bordo da Comunicação: Qual seu conceito de Comunicação Organizacional?

Vinicius Marineli: O objetivo da comunicação organizacional é incentivar e criar um alinhamento interno em relação aos valores e missão da empresa, além de aumentar a visibilidade externa da organização e a divulgação de seus produtos e serviços.
Estamos em uma era globalizada, portanto a informação é uma arma poderosa na gestão empresarial. Isso se aplica tanto à comunicação interna, como às ações de fortalecimento da imagem institucional, relações com a imprensa, governo, propaganda. A omissão da informação não é mais a alma nem a estratégia do negócio, afinal os consumidores querem saber o que acontece no sistema de produção da empresa, querem ver o que a empresa proporciona aos seus funcionários e à comunidade.

A Bordo da Comunicação: Existiria, em sua opinião, uma concepção brasileira sobre Comunicação Organizacional? Se sim, quais seriam algumas características específicas? Se não, o que faltaria para isto?

Vinicius Marineli: Com base no que já li e entendo, a comunicação organizacional serve em um plano para harmonizar a comunicação externa com a interna, criar um clima motivador dentro de uma empresa onde educa, constrói novos valores e valoriza os empregados. Serve, também, para produzir comunicação para o mercado organizacional e criar valores no mercado consumidor através da propaganda.


A Bordo da Comunicação: Quais os indicadores mais relevantes para se considerar a comunicação como efetiva e excelente numa organização?

Vinicius Marineli:
Exercer a comunicação com excelência é um dos assuntos mais discutidos e importantes dentro das organizações, porém compreender o relacionamento entre a informação e os processos de comunicação são definir a agilidade na tomada de decisões, a alta competitividade no mercado e a capacidade de gerenciamento e administração deste processo.

Lembre-se: nossos gestos gritam mais que nossas palavras!




Um comentário:

Ocappuccino.com disse...

Oi Cibele. Parabéns pela exclusiva com o palestrante. O que fica é a importancia de comunicar a informação e a dificuldade de mensurar a intangível efetividade da comunicação como citou o professor são diversos fatores: o relacionamento entre a informação e os processos de comunicação, a agilidade na tomada de decisões, a alta competitividade no mercado e a capacidade de gerenciamento e a administração deste processo.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino