terça-feira, 21 de abril de 2009


As faces da Comunicação Organizacional



Comunicação organizacional são todas as formas de comunicação desenvolvidas pela organização, tanto internas quanto externas.



Ela engloba e integra todos os públicos de uma organização, pois são por suas diversas “modalidades” que interagimos e nos apresentamos aos públicos.


O termo organização abrange aqui todos os tipos de organização: privada, pública, ONGS, fundações, cooperativas, entre outras, sendo assim preferível a utilização deste termo, por sua abrangência, à empresarial.


As “modalidades” que integram a comunicação organizacional são: Comunicação Interna, Comunicação Institucional, Comunicação Mercadológica e Comunicação Administrativa.


A Comunicação Administrativa tem caráter instrutivo, pois prioriza as informações necessárias para que o funcionário desenvolva corretamente seu trabalho. É a operacionalização melhor das tarefas mediante a implantação dos melhores meios de comunicação “que possibilita à organização transformar seus recursos em produtos e serviços”.


A Comunicação Interna realiza ações que priorizem a interações entre os funcionários e a organização. Seu foco é no público interno, pois deseja despertar um espírito de equipe, troca de informações, pois entende seu público como ativo e fazer com que os interesses dos funcionários sejam compatíveis com os da organização para conseguir seu apoio.


“A Comunicação Mercadológica é responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa. Está vinculada diretamente ao marketing de negócios”.(KUNSCH, 2003). Concretiza também ações de relacionamento com o consumidor e atitudes que cultivem o bom conceito da organização perante o mercado.


A Comunicação Institucional tem como foco conquistar a credibilidade dos públicos divulgando informações de interesse destes como a missão, visão, valores, filosofias, políticas e práticas para que todos compreendam essas propostas e estabeleçam um conceito positivo da organização. Utiliza a comunicação institucional para construir uma “imagem e identidades corporativas fortes e positivas de uma organização”.


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