Comunicação é a relação necessária para nossa vida em sociedade. Sem a comunicação, princípio básico do ser humano, não poderíamos trocar informações, idéias, dados, conhecimentos, culturas e não conseguiríamos evoluir, compartilhar e resolver nossas necessidades.
Assim como em nossas vidas, a comunicação é muito importante para as organizações, pois estas precisam estar em contato com os meios em que estão situadas, com seus funcionários e membros, com seus públicos externos, receber informações sobre o que pensam dela e como essas informações podem afetá-las e, então, quais rumos devem seguir para atingir seus objetivos e metas.
As organizações trabalham melhor quando oferecem informações sobre suas ações internas, pois fortalece sua comunicação institucional, ou seja, torna-se uma organização bem conhecida pela sociedade e pelos públicos fazendo com que ela tenha credibilidade e simpatia perante estes.
Um grande exemplo de programa de comunicação organizacional é o da Rhodia, indústria química localizada em 12 estados brasileiros, que percebeu a importância de uma boa relação com a comunidade e com todos que ela se relacionava.
A Rhodia iniciou, em 1985, um plano de estratégias em comunicação integrada, liderados pela jornalista e relações públicas Walter Nori, em que pretendia
evitar a duplicidade de esforços e a dispersão de recursos humanos e materiais; uniformizar valores e conceitos; unificar e consolidar a cultura da Rhodia; solicitar a imagem corporativa da empresa; fortalecer a defesa da organização no contexto, social, que tende a enfrentar pressões de toda ordem; ampliar o “poder de fogo” da empresa num mercado cada vez mais competitivo. (Kunsh, Planejamento de relaçőes públicas na comunicação integrada).
Para isso, escolheu estratégias eficientes e eficazes que lhe tira-se a imagem de uma empresa internacional, fechada, que nada tivesse a declarar, para demonstrar como seus produtos estão presentes adicionados as nossas pastas de dentes, xampus, eletrodomésticos etc.
Algumas das estratégias foram: Realização de entrevista coletiva para a imprensa com todos os diretores;
Participação em grandes discussões nacionais;Assinatura de contrato com a Fundação Roberto Marinho para restauração do primeiro monumento neoclássico do Brasil e instalação da Casa França-Brasil no Rio;Patrocínio da restauração do Museu de História Natural de Campinas;
Campanha institucional veiculada em revistas e televisão, identificando todas as atividades das empresas do conjunto;
Mensagem do Diretor de Divisão para cada colaborador de unidade de fabricação, convidando-o para o almoço de comemoração dos 65 anos da Rhodia;
“Assim, a comunicação deixa de ser apenas a guardiã de sua boa imagem para se tornar, também, um composto de ações permanentes e integradas na vanguarda das mensagens institucional, mercadológica e corporativa” (http://www.portal-rp.com.br/)
Este plano de comunicação teve grande repercussão favorável que inovou e alterou as relações organização-público.
Walter Nori, em parceria com Célia Valente, escreveu o livro “Portas abertas- Experiência da Rhodia: novos caminhos da comunicação social na empresa moderna” que esclarece como um plano de comunicação bem planejado legitima o poder de uma organização.
Precisamos que mais empresas percebam a importância que a comunicação tem e que criem sistemas de comunicação organizacional integrada para e com seus públicos. Que coloquem em prática estratégias que favoreçam ambos e não somente visem campanhas publicitárias com a proposta apenas de divulgarem seu nome.
Postado por Kelly Cristine da Silva Fusteros.
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