Networking é uma rede de relacionamentos e contatos que se constrói e que são úteis na área profissional. É extremamente importante para quem deseja se dar bem no mundo dos negócios, pois uma boa imagem e um bom contato podem ser portas abertas em uma organização!
Eventos, palestras, congressos, oportunidades de emprego e até mesmo a Universidade onde se estuda são lugares onde podem surgir bons contatos.
Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:
Regra número 1: Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas, a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.
Regra número 2: A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.
Regra número 3: Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas, isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas, não é. A "Lei da Perversidade Profissional" diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.
Há quem diga que networking não passa de um jogo de interesses. E, muitas vezes, é exatamente o que ocorre, a maioria faz contatos assim só para obter vantagens. Mas, não é em todo caso. Há pessoas que tem ótimos contatos e relacionamentos em sua área, mantém uma ótima imagem no mundo corporativo sem que para isso já tivesse previsto que necessitaria de certos favores.
Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em ter uma boa imagem e ter bons contatos, ou seja, evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória.
Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em ter uma boa imagem e ter bons contatos, ou seja, evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória.
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