segunda-feira, 13 de abril de 2009

Entendendo Comunicação Organizacional




Comunicação organizacional quadra planos para entrelaçar as comunicações de uma organização, tanto interna quanto externa. Ela tende a agregar novos valores e valorizar seus funcionários. Quadra, também a produção da comunicação para o negócio organizacional e agregar valores através de propagandas institucionais.

A comunicação nas organizações tem uma abrangência de assuntos de interesse de vários setores da sociedade, por este motivo é extremamente importante dar uma maior visão para a formação polissêmica de um Relações Públicas, que se envolve com o cenário da organização, não apenas regional, mas mundial.

Com uma boa estrutura do sistema de comunicação as organizações podem ser fortalecer no mercado, determinando o seu bom relacionamento com os públicos de maneira positiva. Os meios de comunicação informais, a conversa, os rumores, chamados assim na organização de “rádio peão” é uma chave para ser administrada com cautela para que se torne favorável para o crescimento da organização, caso contrário poderá trazer danos.

Francisco Gaudêncio Torquato do Rego disse que a comunicação organizacional passou por épocas importantes e marcaram a ampliação no Brasil. Pode-se considerar estas 3 fases que desenvolveu a comunicação organizacional:
- Comunicação Organizacional, com ênfase no produto (década de 60 e 70);
- Comunicação Organizacional, com ênfase na imagem da organização (década de 80);
- Comunicação Organizacional, com ênfase no caráter estratégico para a organização (década de 90 até hoje).

Nas organizações antigamente não tinha muito investimento para a comunicação, nem foco nos instrumentos de comunicação, pois era uma área que só causava despesas. Atualmente a comunicação organizacional uma visão mais estratégica na organização, comunicação com todos os públicos estratégicos , pois o consumidor está consciente de seus direitos, mas tem ainda muito o que melhorar.

No livro “O que é comunicação empresarial” o autor Rubens Paulo e Figueiredo Nassar, diz que: “ As organizações são analfabetas, não aprendem a ouvir, falar, se expressar, escrever, e muito menos dialogar no ambiente que atuam.”

Postado por: Cibele Cristina da Silva

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