quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comunicação Organizacional Virtual

Os avanços tecnológicos vêm marcando, ao longo da história, a evolução e o desenvolvimento da sociedade. Com isso, a informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis, atraindo a atenção de diferentes públicos, até mesmo as organizações.

Hoje em dia, as empresas estão dando muito mais importância para o mundo virtual. Tanto na hora da seleção, quanto na hora de planejar estratégias de comunicação com seus públicos. Muitas, além do processo seletivo habitual, buscam informações sobre os candidatos em suas páginas no Orkut, inclusive, avaliando as comunidades em que estão inseridos! Algumas utilizam meios como Twitter e blogs para interagir com seus públicos e/ou conquistar novos.

A Internet é uma ótima ferramenta para empresas que querem se destacar, ter mais feedback (retorno) de seus públicos, pois ela oferece uma via de mão dupla – tanto a organização quantos seus públicos podem expressar idéias, compartilhar informações – isso porque a internet é uma das formas mais eficientes quando se pensa em informações, agilidade e interação.

Para quem está procurando emprego, além da preparação básica, é bom lembrar que as organizações também avaliam o endereço do e-mail do candidato, por isso, é importante ter um endereço que elas possam olhar e não se assustar, ou ter algum pré-conceito sobre seu perfil! Uma boa alternativa é ter um e-mail para se comunicar com os amigos, família – contatos informais – e outro para se comunicar com as empresas – contatos formais. E ficar de olho se não está em alguma “comunidade” que possa te “queimar” no mundo dos negócios!

Nenhum comentário: