sábado, 25 de abril de 2009

Entrevista com Simone Valente


Em entrevista concedida ao blog - A Bordo da Comunicação - Simone Valente, jornalista e pós-graduada em Comunicação Empresarial, fala um pouco sobre seu conceito de Comunicação Organizacional.
Simone Valente trabalha na "Em Pauta Comunicação", empresa do ramo de Assessoria de Imprensa e Publicações.


- Confira a entrevista:

A Bordo da Comunicação: Qual seu conceito de Comunicação Organizacional?

Sinome Valente: Para mim, a comunicação organizacional precisa ser uma ferramenta do Marketing que tenha a finalidade de fazer com que a empresa esteja em contato com seus diversos públicos: clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade.


A Bordo da Comunicação: Existiria, em sua opinião, uma concepção brasileira sobre Comunicação Organizacional? Se sim, quais seriam algumas características específicas? Se não, o que faltaria para isto?

Simone Valente: Não vejo muitas teorias concretas sobre comunicação organizacional no Brasil. O trabalho de RP, por exemplo, fica aquém do que poderia ser realizado, já que as empresas transformam o Relações Públicas em assessor de imprensa - o que, na minha visão, é um grande erro - e não conseguem, por falta de cultura ou recursos financeiros, aproveitar tudo o que tais profissionais poderiam oferecer. O conjunto Publicidade / Jornalismo /RP dificilmente forma a comunicação organizacional nas empresas brasileiras. Não vejo um horizonte para mudanças nesse sentido.


A Bordo da Comunicação: Quais os indicadores mais relevantes para se considerar a comunicação como efetiva e excelente numa organização?

Simone Valente: Depende do objetivo de cada empresa. Se o importante é apenas vender mais, então os indicadores nada mais são do que o incremento das vendas. Se a empresa segue outra filosofia, valorizando os colaboradores e outros elos da cadeia, então é preciso que se tenham pesquisas de satisfação com cada grupo. O que presencio diariamente é que não há uma situação ideal. Seria utópico dizer que a comunicação excelente é aquela que abrange todos os públicos porque isso praticamente não existe. Portanto, acredito que a comunicação seja eficiente quando ela alcança o objetivo atual da empresa e, com planejamento, os objetivos futuros dela.


- Perguntas retiradas do site da abrapcorp.
Simone deixa claro que a Comunicação Organizacional dentro de uma empresa é realizada por todos os profissionais da área de Comunicação. O conjunto destes profissionais é uma grande estratégia.

Nenhum comentário: