quarta-feira, 22 de abril de 2009

Qualidade de Vida no Trabalho


No mundo dos negócios, vemos a competitividade requerendo produtividade com qualidade. Não adianta mais só produzir em larga escala e não se preocupar com a saúde física e mental dos trabalhadores. Percebeu-se que investir nas pessoas que trabalham na organização, além de um diferencial, também é favorável para a mesma, inclusive dá a ela mais chances de sobreviver, pois se a pessoa se sente bem no ambiente de trabalho, provavelmente trabalhará melhor – o contrário também é verdadeiro.

Com isso, as organizações estão se preocupando cada vez mais em implantar projetos para motivar seus funcionários, o que não significa apenas investir em tecnologias. Como fazem isso? Encorajam e apóiam hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre os funcionários, geram estratégias para promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa.

Acham que isso tudo não existe? Temos 2 Organizações exemplo: Google e Merck Sharp & Dohme.

Exemplo I – MSD Disponível em: <
http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/corporate/index.html>
Em uma entrevista com a Analista de Relacionamento com Clientes, Luciane Leal Zwerkovoski, ela conta como é a Qualidade de Vida no Trabalho de lá. Eles oferecem:
Ginástica laboral = dura 15 min., 3 vezes por semana antes do início das atividades. Em suas próprias mesas, os funcionários se alongam (em pé) todos juntos;
Fitness = Academia dentro da empresa: o funcionário pode usá-la todos os dias, apenas faz uma contribuição mínima de R$30,00 e o restante é pago pela empresa. Conta com 2 professoras de Educação Física e oferece tudo o que uma academia normal oferece.
Quick Massage = Massagem e RPG: existe uma sala em que um profissional especializado faz as massagens. Ela é oferecida 2 vezes por semana com sessões de 15 minutos ou múltiplos de 15 minutos. Custa R$16,00 - o funcionário paga 50% e a empresa 50%.
“Tudo isso é muito bom, pois nos ajuda a ter mais qualidade de vida e disposição ao trabalho!”, diz Luciane.

Exemplo II – Google = Disponível em: <
http://br.youtube.com/watch?v=0YRprjIEpsU>

Nas duas organizações-exemplo vemos que os resultados de ações assim são os melhores: empregados mais alertas e motivados, competências (capacidade e atributos) agregadas, melhoria da produtividade, melhoria no clima organizacional (ambiente, relações e ações saudáveis), melhoria da imagem corporativa, entre outros.

Quem não gostaria de trabalhar em organizações assim, hein?

Nenhum comentário: