quarta-feira, 29 de julho de 2009

Empresas Brasileiras – Embratel

Inicio hoje uma seção chamada “Empresas Brasileiras”, através de pesquisas trarei novidades/realizações de grandes empresas que são brasileiras.

Atualmente a Embratel possui uma gestão 100% brasileira, uma das maiores empresas responsável pelo crescimento na tecnologia no país, e sustem a maior rede de telecomunicações da América Latina, tem 80% do mercado no Brasil. Os serviços são prestados por 25 mil quilômetros de microondas, 100% digitalizadas, quatro satélites de comunicações domésticas. A empresa cresceu quando a Telemax assumiu o seu controle em 2004.

A Embratel vem investindo no WI-FI, tecnologia de rede sem fio. Esta tecnologia proporciona às empresas redução de custos, além disso, alguns estabelecimentos, como cafés, atraem clientes, pois essa tecnologia de redes sem fio proporciona a conexão da internet de notebooks, sem ter custos (RODRIGUES, 2008).
Também este ano a empresa conseguiu o aval da do Ibama para levar
fibra ótica, na floresta Amazônica e Porto a pretensão é atender as companhias telefônicas ao acesso à internet e telefone na região.

A Embratel tem um nome de peso no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Revista Relações com Investidores (RI), a empresa é a 18º marca mais valiosa do País. É até reconhecida em outros lugares do mundo, mas ela deve investir na comunicação coorporativa, pois já teve problemas políticos não cuidando de sua imagem corporativa.

Fora a imagem corporativa a Embratel gosta de enfatizar que a pioneira na telecomunicação brasileira - para complementar realça o seu crescimento e desenvolvimento, tanto estrutural quanto tecnológico. No entanto, a mesma deve ter consciência que essa imagem conquistada e o crescimento implicam para uma maior exposição – o que provoca uma série de especulações negativas e positivas, portanto, necessita do aprimoramento das funções de assessoramento, pesquisa, planejamento e execução, imprescindíveis às conjunturas atuais.

6 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Sempre que lembro da Embratel lembro do 'Faz um 21' e em seguida lembro da Ana Paula Arósio, portanto a imagem corporativo que percebo da empresa é ótima hehehe, brincadeira, mas já no aguardo das demais empresas. Esta série vai ser legal.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

A Bordo da Comunicação disse...

A Embratel é uma grande empresa, mas ela não trabalha muito a sua imagem, a única coisa que as pessoas lembram é do que vc citou Mateus e pensam que é só isso que ela faz, é um dos pontos negativos da imagem corporativa que coloquei no post.
Quase ngm sabe que a gestão da Embratel é gigantesca em telecomunicações, o ramo de DDI e telefonia da empresa é muito pequeno. Tem uma grande tecnologia, e é reconhecida em outros países.
O problema dela, volto a dizer é com a comunicação, no primeiro semestre de 2008 fizemos um trabalho com a Embratel, levantamos algumas "crises" que houve e eles não souberam gerenciar, o cliente não teve retorno em muitas das vezes - pouco se reportam a imprensa - é um ponto a ser melhorado.

Abraços,
Cibele (A Bordo)

Anônimo disse...

Olá a Bordo! Nossa... Fico muito feliz que tenha dado certo o Blog de vocês. E fico mais feliz ainda de saber que estejam o sustentando através de idéias e de postagens significativas para o nosso meio.
Tenho certeza que esse blog beneficiará primeiro a vocês, como crescimento pessoal, e às pessoas que se inserem ou que se sentem inseridas na área.
Um abraço Gabriela Nascimento

Fabio Procópio disse...

Realmente, a Embratel não trabalha muito a sua imagem, assim como nos deixa o vácuo de anos atrás onde lembramos do "Faz um 21" e da Ana Puala Arósio. É importante lembrar também que o ramo de telecomunicações é um dos primeiros no ranking de reclamações, o que faz com que eles tenham uma preocupação maior não só com a qualidade de seus produtos e serviços, mas com os seus clientes e suas respectivas necessidades.

Muito bom o blog. Visitarei mais vezes.

Fabio Procópio
http://fabioprocopio.wordpress.com

Aline Derenzi disse...

Sessão legal essa que vc começou a a fazer. A Embratel não tem um lado instutcional muito claro, pelo menos pra mim, quando penso Embratel penso faz um 21 e só isso.

A Bordo da Comunicação disse...

Gabi e Fábio agradeço os comentários e as considerações, espero que voltem mais vezes.

Abraços,
Cibele