segunda-feira, 27 de julho de 2009

Internet InterPlanetária

Vinton Cerf, um dos pais da rede (internet), está conduzindo um projeto interplanetário.

Em 1970 o professor Cerf conduziu pesquisas que levaram a criação do protocolo IP, hoje ele desenvolve, juntamente com a Google, um projeto Interplanatário, para a NASA. Será um backbone interplanetário. A internet na Terra conecta as redes sociais e em outros planetas terá ligação de locais desconectados.

A meta é estabelecer padrões de comunicação para todos os países com atividades espaciais possam adotar e as espaçonaves poderão se comunicar. A conexão Terra-Marte é o primeiro segmento do futuro de backbone. O projeto existe há 8 anos anos no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa e a pretensão é que seja levado a Marte e outros planetas entre 2011 e 2030 e existe a “esperança” que a InterPlaNet evolua com o tempo. Já existe uma nave em volta de Marte para teste, a Mars Reconnaissance Orbiter, que juntamente com outras naves da rede permite a comunicação contínua com a Terra.

Antes da internet, o modelo mais comum de comunicação era o um-para-um (one-to-one), agora com sua evolução, daqui 5 anos indagasse que a internet vai atingir de 50% a 70% do planeta, as imagens de outros planetas não serão controladas somente pela NASA, os internautas terão acesso a elas por meio de dispositivos móveis, além da evolução da internet na rede elétrica inteligente, que permitirá que quanto mais informações estiver em rede, o uso de energia será mais eficiente.

A comunicação está em todas as partes em que imaginamos, agora até onde não imaginávamos.

Dentro de alguns anos seremos igual a Janet - do vídeo - andaremos em todas as partes da galáxia.

Fonte: Revista Info - Julho 2009.


Postado por Cibele Cristina da Silva

4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Cibele, tu está indo longe demais heheheh Já está ficando chato elogiar teus textos. Ótimas fontes de pesquisas, e realmente ainda não imaginamos tudo e o mais legal é podemos presenciar esta evolução e nossa geração pode ver todas as possibilidades de comunicação e tecnologia. Não sei se é bom ou ruim, mas em certo ponto tenho medo do futuro, desta tecnologia desenfreada, aonde vamos parar? heheheh

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

A Bordo da Comunicação disse...

Obrigada Mateus.
Ler é preciso, muito importante para a nossa carreira, assim traz conhecimento e boas fontes. Mais uma vez agradeço a colocação.

Nasci em uma geração que ainda brincava na rua e ainda não tinha tantos computadores por ai. Agora eu imagino estas crianças que praticamente nascem em frente ao computador, realmente não tenho idéia de onde vamos parar.

Abraços,
Cibele

Unknown disse...

Oiii Bele!!!

Parabéns pelo blog!!! Está lindo!!! Com certeza está ajudando muitos estudantes e profissionais da área a obter cada vez mais informação porque isso é a base pra se viver bem!

Espero que vcs prossigam com isso por muito tempo ;)

Te adoro Bele!

Beijoos,

Fê.

A Bordo da Comunicação disse...

Fernanda Rainha, que bom que gostou, é importante para nós a opinião de diversos profissionais/estudantes de comunicação, assim como você.

Obrigada pelas palavras.

Abraços,
Belle.