quinta-feira, 30 de julho de 2009

Já conversou com seu público hoje?


Transformações da economia levam consumidores às mudanças de hábito de compra e escolha de marcas, o que reforça a necessidade de dedicar atenção ao mix da loja.

A melhor decisão é sempre aquela que vai ao encontro com as expectativas e necessidades do cliente, que podem ser diferentes para cada categoria ou localização e formato de loja. A demanda pelos produtos pode variar por características como o clima, a estação do ano e até a moda. A dinâmica de manutenção da linha deve acompanhá-las.

Se não houver critérios bem definidos, corre-se o risco de, em pouco tempo, a grande variedade de mercadorias comprometer a exposição e a gestão tornar-se bastante complexa. A atualização do mix é indispensável – o fato de ter as opções desejadas, completas e atualizadas pode ser o diferencial competitivo (valor agregado), que permite estreitar os vínculos de fidelidade e preferência do cliente –, mas tem de ser fundamentada por um bom conhecimento do freqüentador de cada loja – criar credibilidade é essencial.

O conhecimento do consumidor pode ser adquirido com a utilização de ferramentas bastante simples, como a conversa com eles, ou com as mais sofisticadas, oferecidas por institutos especializados, com profissionais de Relações Públicas com know-how. O importante é ter um objetivo claro e bem definido, estabelecer as perguntas cujas respostas são necessárias para o planejamento e gestão, para então buscar as soluções de maneira organizada e estruturada.

Investir nessas ferramentas é fundamental para o sucesso do negócio, já que elas permitem que a loja mantenha sua imagem de ponto-de-venda sintonizada com a evolução do mercado e atualizada em relação aos desejos do cliente.

3 comentários:

Cibele Silva disse...

Você falando das necessidades dos clientes que podem ser diferentes dependendo da região, lembrei destas lojas que tem em todo o brasil - casas bahia, magazine luzia" - é muito importante que o padrão seja o mesmo, mas que cada um atenda o interesse de sua região, acredito que seja ai que a credibilidade aumente. Interessante o post.

E aproveitando, deixo aqui registrado as minhas parabenizações à você, Dani, feliz aniversário, sucesso sempre!

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Ocappuccino.com disse...

Diversas são as ferramentas e a cada situação é preciso utilizar a mais adequada, mas para mensurar expectativas nada melhor do que uma boa conversa.

No segundo parágrafo ou entendi mal ou há erro de gramática, pois aparece "A melhor decisão é sempre aquela que vai de encontro com as expectativas e necessidades do cliente" e sempre entendi que a melhor decisão deve ir 'ao encontro' da necessidade dos clientes.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

A Bordo da Comunicação disse...

Obrigada pela dica..;]
Já arrumado!

Abraço.
Daniele.