quinta-feira, 16 de julho de 2009

Relações Públicas estratégicas


Na universidade fazemos muitas pesquisas, procuramos teorias e felizmente escrevemos bastante sobre elas.
Hoje postarei, com algumas adaptações, um artigo de RP estratégico que fizemos no semestre passado.

Para entender a estratégia em Relações Públicas primeiramente vamos entender o que é um planejamento estratégico.

O planejamento estratégico se fundamenta em sistemas de gestão, alto nível hierárquico, com o objetivo de trabalhar categorias internas e externas de uma organização. A estratégia é um instrumento de apoio aos gestores, visando o futuro e o desenvolvimento da organização. A comunicação entra no planejamento estratégico de uma organização, pois geram resultados positivos, quando bem elaborada. Assim surge o papel de Relações Públicas, na organização estratégica dentro dessa comunicação, realizando ações com sigilo e cautela, sempre dirigidas aos públicos de interesse da organização. O profissional de Relações Públicas conduz a estratégia em fases:

1. Distingue o diagnóstico, muitas vezes através de pesquisas;
2. Analisa o cenário econômico da organização;
3. Ajuda a definir os objetivos do planejamento estratégico;
4. Define as táticas para dar atingir os objetivos;
5. Mensura os resultados obtidos.

Os resultados sempre são muito valorizados pelo profissional de Relações Públicas, que estabelecem uma forma de tornar tangível valores não quantificáveis tradicionalmente para mensuração destes resultados.
Para ajudar a definir os objetivos da organização e traçar um plano estratégico é necessário contar com o apoio da alta administração. O profissional de Relações Públicas permite que os gestores conheçam o que seu público deseja, viabiliza e legitima as ações praticadas pela organização. Por este motivo, o processo de Relações Públicas na estratégia deve ser dinâmico para assegurar a ampliação da mentalidade participativa dos públicos internos e externos na comunicação das organizações.

Entende-se que a comunicação é um fio condutor para que o poder, estratégias de planejamento e processos organizacionais sejam transparentes nas ações em uma organização. Para isso ela tem pode trabalhar com Relações Públicas para delinear cm clareza seus princípios, valores e seus papéis de responsabilidade social.

Para criar um planejamento estratégico é essencial reunir profissionais qualificados. O papel do Relações Públicas é ser atento e manter a alta administração informada acerca de tudo que ocorre e principalmente apontar soluções.

Seguindo essa linha de raciocínio, os estrategistas de Relações Públicas auxiliam a alta administração identificando os problemas e ensejos para fazer um relacionamento da imagem (marca) no ambiente social, dando vazão ao comportamento dos públicos e suas opiniões.

Toda essa preocupação em estratégia deve-se a uma sociedade contemporânea mais complexa, para acompanhá-la as organizações têm utilizado de grandes planejamentos de Relações Públicas, pois esses profissionais têm conhecimentos que permitem lidar com a nova realidade da organização frente à sociedade e o mercado competitivo.

Atualmente, não restam dúvidas de que o profissional de Relações Públicas contribui com suas estratégias para o alcance dos objetivos das organizações, pois constroem relacionamentos com os grupos, transformando-os em públicos de interesse, também equacionam as controvérsias e os conflitos que emergem na organização para que alcancem seus objetivos de forma meditativa.

Postado por Cibele Cristina da Silva

4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

bom post, acredito que a 5 fase citada, Mensurar os resultados obtidos, é a mais importante para o profissional ser reconhecido dentro da sua empresa, muitas vezes se faz muito mas não temos o cuidade de divulgar esses resultados



Massimino Delazeri
www.ocappuccino.com

A Bordo da Comunicação disse...

Massimino estou lisonjeada com a visita de mais um membro d'Ocappuccino - Agradeço a visita.

Os 5 pontos são sim muito importantes, o profissional de relações o públicas deve enfatizar a mensuração de resultados o reconhecimento é consequência de um bom trabalho.

One Voice disse...

O blog de vcs está super legal!!!
Adorei a postagem... sempre é bom ressaltar o papel do Relações Públicas..
Parabéns...
Entra no nosso blog e dá uma olhadinha.. postagem nova sobre redes sociais....hihi

bjos
Aline Derenzi

Frô disse...

Bom conteúdo é sempre bem vindo!

Está favoritado!!!