terça-feira, 28 de julho de 2009

Terceira idade é o grupo que mais cresce no acesso a internet

Hoje "ganhamos" uma colaboradora, Kelly Fusteros, ela iniciou o blog conosco, está voltando hoje a postar, a aparição dela por aqui será periódica. Contamos com o seu competencial e bons textos.

A terceira idade vem se destacando como o segmento que mais cresce na utilização diária da internet. Para acompanhar as transformações sociais e tecnológicas, os idosos transpassam a barreira do medo e do preconceito para interagir como a sociedade.

Para a psicóloga Olga Inês Tessari , a partir do momento em que eles tomam contato com a internet, as facilidades de acesso ao conhecimento e a comunicação on-line com pessoas de diferentes regiões, parece que se abre um novo universo e o preconceito simplesmente desaparece diante da vontade de aprender e conhecer cada vez mais esta ferramenta maravilhosa.”

Visando este mercado em ascensão, novidades foram apresentadas no Salão dos Seniores, feira realizada em Paris. A operadora de telefonia móvel Orange apresentou um pacote de internet fácil com serviço de ajuda especializada e um computador especial com interface simplificada. Computadores que regem ao toque na tela foram apresentados pela empresa E-sidor para minimizar as dificuldades de mexer no mouse.

É o segmento que mais cresce no Facebook, já possuem um site de relacionamentos próprio, o Eons , e um site de busca com o título de Cranky que apresenta apenas quatro resultados por vez, tornando a tela bastante limpa.

Outro incentivo são os cursos de informática para a terceira idade que os ensinam a se e conectar aos seus principais interesses na rede: “Trabalhos depois da aposentadoria” e “conectar-se com amigos e familiares”.

A maior queixa dos idosos é a falta de paciência das pessoas, principalmente dos netos, ao tentarem lhes ensinar com uma rapidez que os apavora. “A sociedade precisa ser receptiva e aceitar a vontade do idoso de participar” afirma a psicóloga Olga.

Mais uma vez a internet se mostra capaz de trazer benefícios à sociedade, ajudando os idosos a exercitarem a mente e evitar doenças como a depressão, proporcionando conhecimento e interação a todas as idades.

Postado por: Kelly Fusteros

7 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Hoje a expectativa de vida é muito maior, vivemos mais e envelhecemos mais. Este nicho é um gap muito grande a ser explorado. Os idosos não querem se sentir excluidos, por isso a grande proliferação de escolas de informáticas para a terceira idade.

Abraços e espero que a volta seja um sucesso.

Mateus d'Ocappuccino

Cibele Silva disse...

Eu gosto muito da idéia, a minha mamãe fez curso de informática, as minhas tias também, ficam super empolgadas, faz bem para elas, é muito importante essa inclusão.

Abraços,
Cibele

Aline Derenzi disse...

Essa inclusão realmente é importante e nós jovens temos que ter a consciência e paciência de ensinar nossos avós ou até mesmo mães e pais. Esses dias meu pai fez um msn para conversar com o meu tio que mora no interior, eles fizeram até uma video conferência foi muito engraçado.

Abraços,

Talita Sales disse...

Esse assunto de inclusão da terceira idade é mto sério. No meu 1º semestre do curso de RP fizemos uma monografia e o tema sugerido pela minha dupla (Isa Muniz) foi a dificuldade de interação entre jovens e idosos. Nas pesquisas q realizamos ficou claro q eles possuem interesse de participar, mas falta incentivo e paciencia dos mais jovens....
Eu acho mto legal ver pessoas com mais idade se "aventurando" na internet ou em qqr atividade q requeira aprendizado, viver eh aprender e estar integrado com a sociedade eh importantíssimo.

Adorei o post Kelly!!!


Abraços

A Bordo da Comunicação disse...

Olá pessoal

Obrigada pelos comentários.

Realmente a cada dia nossa expectativa de vida aumenta, tornando o mundo "mais velho". Mas as tecnologias aumentam cada vez mais, não param de aparecer aparelhos cada vez mais modernos.
Assim todas as idades precisam se adaptar para enfrentar essas transformações.
Precisamos ter paciência com os mais velhos e mostrar à eles os benefícios dessa Era Digital.

Mais uma vez agradeço pelos comentários.
E continuem a bordo ...

Bjs
Kelly Fusteros

Carlos disse...

A idéia é muito boa, hoje em dia, idosos precisam se preocupar menos com o preconceito e viajar pela internet sem ter medo de ser 'diferente' no meio de todos que passam pela internet. Meu avô, nunca achou que a internet podia ser tão útil. Hoje em dia, ele consegue ver tudo que acontece de notícias aqui, e no país natal dele; ele também troca e-mails com vários grandes amigos dele. E se emociona muito com boas coisas que vê na internet.
E cada vez mais a internet vai se evoluir. Muito boa postagem.

Renda Extra disse...

Empréstimo Consignado é com a FR Promotora