sábado, 7 de novembro de 2009

A importância do Recall

Por Daniele Pedace

Uma nova polêmica em torno dos recalls automobilísticos chegou ao mercado esses dias envolvendo uma marca. A empresa lançou uma campanha que prevê a revisão do motor de alguns modelos, pois deram problemas novamente, no software de gerenciamento do sistema de partida, que em baixas temperaturas poderiam surgir dificuldades para ligar o veículo, cuja repetição eventualmente causaria incêndio.

Esta marca, entre ano passado e este ano teve muitos problemas, e, por consequência, muitos recalls feitos. Como em dezembro do ano passado, veículos tiveram que retornar às concessionárias para calibrar a unidade de comando do motor, uma vez que havia a possibilidade de endurecimento do pedal de freio quando acionado repentinamente. Isso sem contar um polêmico recall, ocorrido em fevereiro de 2008, cujo problema no sistema do banco traseiro chegou a decepar dedos de oito consumidores, até que enfim, a montadora se viu obrigada a anunciar um recall aos proprietários do veículo.

Pasmem, a repetição de problemas tão diversos em espaço de tempo tão curto, ocorreram com a mesma marca e com os mesmos modelos de veículos. Já pensou? Imagine ver seu veículo mais uma vez nas páginas dos jornais!?

Não é rápido construir e promover sua marca, sua imagem e reputação, ainda apoiados pelo boca a boca.

Chocolates belgas = Sabor - Relógios suíços = precisão - Bolsas italianas = Design produtos - Eletrônicos japoneses = qualidade.

Estes esteriótipos foram construídos ao longo de décadas com muito e árduo trabalho. O pessoal de comunicação e Relações Públicas usam esses atributos para criar o posicionamento de sua marca na mente dos consumidores, estabelecendo laços emocionais e afetivos, mais difíceis de serem quebrados.

Aquela primeira saída com a menina que gosta, viagem com amigos, uma fugidinha para a praia sozinho só para ver o pôr-do-sol, experiências vividas a bordo de um veículo da marca, com certeza fazem parte da memória de grande parte dos brasileiros. Por anos, o bom e velho fusquinha foi o personagem das histórias de muitas famílias.

Agir rápido, ser transparente, utilizar a comunicação clara com o mercado, antecipar-se a eventuais problemas e, principalmente, respeitar os consumidores, são ações que devem ser implementadas em momentos de crise.


4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

"Não é rápido construir e promover sua marca, sua imagem e reputação, ainda apoiados pelo boca a boca." e será que destruir também não é tão fácil. Penso que sempre damos, o consumidor, uma segunda chance à marca. Mesmo agora quando temos a possibilidade de se 'defender' nas redes sociais contra alguns produtos/serviços. Claro, como citou nestes exemplos, quando maior o esteriótipo, maior a credibilidade. Concorda?

MATEUS

Daniele Pedace disse...

Sim sim, concordo sim Mateus.

Isso é verdade....destruir é fácil, o difícil é contruit...

Abraço
Daniele A Bordo

Daniele Pedace disse...

Sim sim, concordo sim Mateus.

Isso é verdade....destruir é fácil, o difícil é contruit...

Abraço
Daniele A Bordo

Cibele Silva disse...

No caso desta montadora que teve problema com o banco, ela demorou um pouco para 'dar o braço a torcer', prejudicando a imagem dela com muitos, porém fizeram um pelo trabalho indo para a grande mídia e colocando várias explicações.

É importante pensarmos nas consequencia, e claro fazer um belo recall.

Abraços,
Belle, A Bordo!