domingo, 30 de agosto de 2009

Entendendo Marketing

Dando continuidade a seção Extras hoje Fernanda Rainha explicará um pouco obre Marketing, ela faz questão de se apresentar e conversar diretamente com você leitor. Confiram!

Olá pessoal!!!

Meu nome é Fernanda, tenho 19 anos, estou cursando Publicidade e Propaganda (6º semestre), na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, mas não estou estagiando na área.
Trabalho na recepção de uma consultoria imobiliária.

Bom, vim falar um pouco sobre Marketing, uma das minhas matérias preferidas na faculdade!!! Talvez até a minha pós-graduação seja sobre isso. Vocês vão gostar.

Segundo Kotler, um importante profissional na área, "Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros"

Estamos vivendo em uma sociedade consumista, não compramos mais só pela necessidade, mas sim pelo desejo de ter algum produto. Não basta ter apenas um tênis confortável e durável, ele tem que ser NIKE. E é aí que o MKT (Marketing =p) entra.

O perfil de compra e consumo de cada pessoa faz com quem uma nova necessidade, um novo desejo seja encontrado por aquele profissional de Marketing mais bem preparado, atualizado, com repertório. Ele faz com que a cada ano um novo produto ou uma nova marca seja lançada no mercado para conquistar novos consumidores.

E mesmo que não tenha mais nenhum produto novo para criar, o Marketing continua firme e forte. As tendências de comportamento do consumidor são essenciais para uma empresa obter vantagem competitiva em relação à concorrência. E essa estratégia gira em torno do diferencial. O que me faz comprar uma Coca Cola e não um Guaraná? Talvez a comunicação seja melhor, ou a tradição da marca.

Enfim, a base do Marketing de sucesso é a pesquisa (muita, muita, muita informação atualizada), aqui é necessária a união de todos os seguimentos da comunicação, que leva ao consumidor mais exigente de todos!

Espero que tenham entendido o pouco que tentei explicar. Eu ficaria diiias falando sobre isso, pois é um tema muito gostoso de discutir, tenho diversos exemplos e cases que ouvi na faculdade e com certeza vocês iriam gostar!

Eu recomendo um livro pra vocês, chamado “Público-alvo: Mulher - 8 Verdades do Marketing Para Conquistar a Consumidora do Futuro”, foi escrito por Faith Pop Corn em 1980, ela prevê diversas tendências para a sociedade dos dias de hoje. E pasmem, muita coisa que acontece hoje, está no livro!!! =O
Depois de ler, vocês vão entender muito bem como o Marketing funciona.

E por hoje é só. rs Belinha, obrigada pelo convite ;) Fiquei contente por estar presente no blog de vocês, que está lindo! Parabéns de novo.

Abraços pra vocês da Embarcação!

4 comentários:

Aline Derenzi disse...

Acho que todo profissional de comunicação devia entender um pouco de mkt. Pena que quase tudo hoje em dia é marketing, o termo ficou meio que generalizado e caiu no uso do senso comum, mas com certeza é um conceito importante e deve estar inerente a qualquer empresa assim como as relações públicas.

Abraços,

A Bordo da Comunicação disse...

Pena que o pessoal de Marketing não faz questão de trabalhar com os demais segmentos de comunicação, não generalizando claro, porém a maioria, mas estamos aqui para mudar esse quadro. O Mkt é essencial para empresa.
Muito boa a explicação Fê e somos nós do A Bordo que temos que agradecer sua visita.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Natalya Nunes disse...

É maravilhoso quando a gente tem certeza de que gosta de algo, não é, Fernanda?
Vc tem certeza de que gosta de MKT, e, ele serve exatamente para 'ajudar' a quem nao tem certeza do que escolher..rs

Realmente essa é uma das áreas mais gostosas do curso de Publicidade...

E concordo com a Belle ao dizer que é uma matéria que deveria ser mais enfatizadas em todos os cursos, principalmente nos de Comunicação, já que o Marketing Pessoal é primordial para o sucesso.

Unknown disse...

Obrigada meninas!!! Concordo com o que vocês falaram, o Marketing não investe em RP em muitos casos, gastam muito com propaganda mas se ela não for bem feita de nada adianta. Por isso eu acho que o RP tem que fazer parte da Comunicação Integrada, tem que ser bem planejada.
E é verdade, Marketing tá sendo usado pra tudo. Semana passada, eu estava na aula de Novas Tendências de Marketing, e a professora pediu pra gente enumerar uma série de termos relacionados a Marketing, por ex: Cultural, Esportivo, Pessoal, Social (como ex do caso de Esquizofrenia na novela das 8, em que um profissional vai la e fala sobre o assunto).
Fiquei feliz que vcs tenham gostado =]

Abraços.

Obs: Ah Belinha, desculpa, me enganei no nome do livro. O correto é "O relatório PopCorn" de Faith PopCorn.