sábado, 29 de agosto de 2009

O papel do Relações Públicas na Policia Militar

Por Kelly Fusteros

Assim como todas as organizações, a Policia Militar precisa estabelecer bons relacionamentos com seus públicos. E o principal deles é a sociedade. Segundo seu estatuto, a organização deve buscar permanentemente a compreensão, aceitação e apoio da sociedade.

Outro campo de atuação do profissional de relações públicas que surgiu de uma necessidade de a Policia Militar se relacionar com a imprensa, em 1959. O relações pública tem a tarefa de tornar legítimas todas as ações da Polícia Militar. Mesmo que o cidadão reconheça as ações como legais e necessári
as para a segurança , o relações públicas tem que trabalhar a imagem da instituição para que a sociedade reconheça e aprove o trabalho.

Como podemos ler na monografia de Vanilto Nogueira Fixina sobre “O policial militar como elo de relações públicas na melhoria da imagem da corporação”, primeiramente o profissional deve promover a aproximação entre policial militar e o cidadão; abrir canal de comunicação à comunidade e permitir maciçamente a participação no processo.

Para se tornar um relações públicas da Polícia Militar, primeiramente precisa-se ingressar na carreira militar através de concurso público na Escola do Soldado ou na Academia do Barro Branco e depois, ao longo da carreira, o policial pode se formar em Comunicação Social.
O relações públicas da Policia Militar está encarregado da comunicação estratégica do batalhão para o qual foi designado, atender a população e a imprensa, realizar projetos de comunicação interna e treinamentos. Assim como está ligado à alta administração assessorando as tomadas dedecisão e realizando os eventos solenes no Departamento de Cerimonial e Protocolo.

O comunicador deve ter o perfil necessário para tal função demonstrando-se sério, confiável e pró-ativo para atuar em uma corporação rígida e que o tem como importante orientador na tomada de decisões.

Campanha publicitária pode denegrir a imagem da Policia Militar.

Segundo matéria publicada no O Globo/Rio, uma campanha publicitária de roupas femininas expõe em outdoors fotos de dois policiais militares da cidade do Rio de Janeiro, revistando duas garotas em Ipanema abusivamente.

Tais fotos geraram polêmica, pois traz uma imagem de desrespeito e violência com mulheres, fazendo-nos pensar como a Policia Militar pode ter autorizado a utilização de suas fardas em tal campanha.

Como podemos ler no jornal O Globo, o Estado afirma que tal campanha não teria sido autorizada. O relações públicas da PM do Rio de Janeiro informou que a farda utilizada não é a mesma e que a foto passará por analises de especialistas.

7 comentários:

Ocappuccino.com disse...

aqui no RS, sempre que vejo na TV alguma coletiva de imprensa com a Brigada Militar, aparece um RP falando em nome da corporação

conheço alguns soldados da brigada que me contaram que são orientados a não falar com a imprensa, devem apenas informar a imprensa de onde ela pode conseguir mais informações, que é com o Departamento de Comunicação

Massimino Delazeri
www.ocappuccino.com

Thais disse...

O meu Trabalho de Conclusão de Curso foi com a Polícia Militar de Sorocaba.
Foi uma experiência muito rica, pois a Corporação aqui respeita muito a profissão e foca o trabalho em ações estratégicas a fim de otimizar as relações entre o Batalhão e seus públicos de interesse.

Sobre a campanha publicitária, realmente foi uma retratação infeliz. Porém, a imagem da PM do RJ é um assunto à parte (para ser discutido e trabalhado)...

Parabéns pelo blog!

Thais Amendola.

A Bordo da Comunicação disse...

Confesso que mesmo que exista uma ação de RP estrondosa, eu não terei uma imagem muito boa de PM, mas tbm tenho que confessar que o trabalho para lidar com o público é bacana, eles conduzem muito bem.
Até o ano que vem, não sei data exata, sai um livro sobre a PM e tem a parte de comunicação lá.
Esse eu faço questão de ter.


Thais, eu gostaria de ver o seu trabalho, pode me mandar?


Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Aline Derenzi disse...

é legal ver que diversos segmentos estão se preocupando com seus relacionamentos com os públicos, mesmo que seja com os prioritários.
Acho que com certeza tem que ter um RP para trabalhar a comunicação da PM e é um desafio e tanto para qualquer um. Só não entendi o que essa marca de roupa feminina quer passar com esse outdoor????

Abraços,

A Bordo da Comunicação disse...

Aline, na matéria linkada está explicando direitinho, mas é um comercial de uma loja Italiana, eles gravaram aqui no Brasil/Rio com a farda da PM, mas não é a farda oficial, mesmo assim a assessoria de imprensa da PM Brasileira se manifestou.
Leia a matéria, muito interressante.

Agradecimento especial para a Thais que me encaminhou o TCC dela, fantástico o papel do RP na PM (de Sorocaba).

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Anônimo disse...

WWW.JRPITBOYCPF14933389861.COM.BR - WWW.JRPITBOYCPF14933389861.COM

Unknown disse...

Ivan Blaz que nosso senhor Jesus Cristo entre na frente de um confronto com nossos policiais principalmente do Bope a melhor Polícia do mundo bjs pro Monteiro segunda seção, meu primo Luis Abre Monteiro de Moura , para-sar aqui que Deus abençoe todos nossos papa Mike.