quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Branding

Por Daniele Pedace

O termo branding é mal compreendido e está sendo usado para explicar qualquer coisa. De uns tempos para cá, em toda parte começou a aparecer o termo branding. Tudo é uma questão de branding: ações de marketing viraram ações de branding, as justificativas de se estourar o orçamento deste mês são um problema de branding, e até algumas agências de design viraram agências de branding.

Mas afinal, o que é branding?

Branding é o conjunto de ações ligadas à administração da marca.

Essas ações levam a marca além da sua natureza econômica. Branding não é fazer com que um consumidor escolha uma marca ao invés da marca concorrente. É fazer com que o consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca.

Branding é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa. É comunicar algo que atraia os consumidores para a marca, ao invés de você ter que caçá-los.

Então por que é importante fazer branding?

Porquê, tendo sua marca, você deve buscar a otimização do valor dela.

Muitas empresas já investiram fortunas em comunicação, sem que suas marcas parassem de enfraquecer, perdessem margens de lucro, participações de mercado e, pior, a confiança dos seus públicos.

Ao iniciar uma consultoria estratégica e de branding, é necessário atuar como orientador da organização, apoiando sua análise e oferecendo suporte em todas as etapas do planejamento estratégico – é preciso atuar na criação, desenvolvimento, administração e comunicação de organizações.

Conseguir o sucesso de uma marca não é tarefa fácil, inúmeros são os elementos e atributos necessários para dar início ao estudo de uma marca.

O mundo está mudando de forma muito rápida, mas todas essas transformações só reforçam a importância e o destaque que as marcas têm e terão no futuro. A marca não deve apenas ser boa de imagem, precisa, sobretudo, desde gerar riqueza, até ter uma a relação honesta e eficaz com o consumidor.

5 comentários:

Fabio Procópio disse...

Muito bom o esclarecimento...
Também acho que o trabalho tem que ser conjunto.. aliando diversos setores da organização.. não só a comunicação, para que o resultado seja uniforme e a consolidação da marca (o que ja é, e será cada dia mais importante), se dê por completo.

Abraços
Fabio Procópio

Ocappuccino.com disse...

Brand Building: construindo colaborativamente o cerne da marca, é assim que RPs devem atuar

mateus

A Bordo da Comunicação disse...

Isso mesmo Fábio...vamos utilizar a comunicação como literalmente significa "Ação de tornar comum" e realizar um branding como o Mateus colocou: "Construindo colaborativamente a cerne da marca"

Abraço
Daniele
(A Bordo)

MakeCom disse...

Adorei Dani. Bastante explicativo, e com um pingo de raiva de quem não sabe o que é. haha.

Beijos,
Maira - MakeCom

A Bordo da Comunicação disse...

Obrigada Mai....rs
Pois é, ando ouvindo muito a palavra branding por aí, mas não no contexto correto. Então resolvi fazer este post para esclarecer.

Beijo
Daniele
(A Bordo)