terça-feira, 15 de setembro de 2009

Intranet – interação entre os colaboradores e acesso dinâmicos às informações da organização

Por Cibele Silva


Intranet prêmiada como "Missão Honrosa" em 2008

Na era da tecnologia da informação é mais do que fundamental que toda empresa acompanhe os avanços na comunicação. Empresas que têm essa visão levam novidades que vão além do visual mais agradável e facilidades na navegação, o intuito é alinhar os veículos de comunicação para que a ferramenta reforce o engajamento dos colaboradores.

Segundo informações do artigo sobre intranet de Daniella Morier [Websinder] uma pesquisa realizada pela Prescient nos Estados Unidos demonstrou que os gerentes gastam em média mais de duas horas por dia procurando informações e 57% dos participantes disseram que ter que recorrer a muitas fontes para compilar informações é um aspecto difícil para gerenciar informações. Por este motivo é importante a organização centrar suas informações e compartilhar objetivos, incentivar a inovação e permitir um fluxo livre de idéias na intranet.

Existe o Prêmio Intranet/Portal, desenvolvido pelo Instituto Intranet/Portal, eles são aptos a reconhecerem "casos inspiradores", tem como objetivo profissionalizar e fomentar o mercado de intranets e postais corporativos no país, congregando profissionais, clientes e fornecedores em uma mesma associação", os critérios para a intranet das organizações serem prêmiadas são as intranets que:
- Auxiliam na entegração de legados e facilite o desenvolvimento web baseb;
- torne mais fácil e amigável a recuperação de informação;
- crie canais colaborativos mediados pela tecnologia.

As organizações que ganharam o prêmio em 2008 foram:

- Grand Prix e Categoria Conteúdo: ENSP/Fiocruz
- Categoria Colaboração: Banco Itaú
- Categoria Integração em TI: Banco Central
- Menção Honrosa: Oi


A intranet é uma peça importante para dar mais visibilidade as notícias e aos serviços, também tem a finalidade não somente de integrar o colaborador, mas com todos os departamentos, assim reduzir as barreiras geográficas ao possibilitar a formação de grupos interdisciplinares e melhorar o acesso sobre informações e dados competitivos. Ela reduz custos de operação por haver compartilhamento aos sistemas tradicionais, o colaborador tem mais facilidade de uso, sem necessidade de treinamentos. O importante é a interação do colaborador com o desenvolvimento e as publicações nela realizadas.

5 comentários:

Marcio Hasegava disse...

Trabalho com Intranet e posso dizer que ela às vezes é tão difícil de se manter quanto um Portal. Por envolver um público mais próximo, às vezes a aboradagem tem que ser muito mais cuidadosa.

Ocappuccino disse...

já fiz estágio em um clube social em que uma das atividades era alimentar a intranet, só que tinha um problema, enfrentado acredito eu por muitas empresas, o pessoal operacional (chao de fabrica), da limpeza não tem acesso, ai é sempre bom manter o velho e útil mural interno atualizado com as mesma informações da intranet

mateus

Aline Derenzi disse...

Nunca trabalhei num lugar que utilizasse a intranet, mas creio que seu uso seja essencial. Porém caimos no problema citado pelo Mateus, que nem todos os colaboradores tem acesso a essas informações.
Legal saber que existe um prêmio para as intranets! rs

Abraços,

Cibele Silva disse...

Onde trabalho eu não vejo interesse do pessoal do operacional pelo mural. Sim, acredito que tenha que ter, mas a intranet, como o Hasegava disse é nivel de portal, são muitas informações, o mural não chega aos pés, pela contidade e dinâmica de informação.

Abraços

Éder Baum disse...

Desenvolvi um sistema de intranet voltado a ferramentas bem avançadas no modo WEB 2.0

Veja ele ai: http://www.sabesim.com.br