quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aniversário na rede » Blog Gecorp

Por Cibele Silva

Tão importante quanto fazer é contar história, isso em uma organização, na sua vida ou em blogs, como vou abordar aqui hoje. A história pode ser o único porto seguro de seus públicos quando novos nomes vão surgindo na sua marca, assim afirma o professor e presidente da Aberje Paulo Nassar em seu livro Tudo é Comunicação.

E é o que acontece com o blog do Fábio Albuquerque, o Gecorp, que hoje está completando 3 anos na rede e também a partir de hoje ajudarei a construir a história do blog, sendo colaboradora, hoje já publiquei minha primeira participação. Sei que será uma grande experiência trabalhar com este profissional de comunicação e marketing e professor universitário, Fábio Albuquerque. Espero ajudar, pois em todo este tempo o ele conduziu o blog sozinho, sempre com muito sucesso e resultados positivos.

Colocar conteúdo na rede cria a responsabilidade de estar ‘antenado’ e atualizado com tudo o que anda acontecendo nesta grande comunicação digital chamada internet. Pensando nisso o Fábio sentia necessidade de ler mais sobre a profissão e as tendências do mercado e para separar esse emaranhado de informações que tem na web, ele resolveu criar o Gecorp para reunir os conteúdos que considera relevante.

Considero um blog filtro, onde filtro as informações que leio e considero interessantes e importantes para as áreas de Gestão, Marketing, Comunicação e Relações Púbicas. Importante destacar que não sou eu quem escrevo as matérias publicadas no Gecorp, apenas procuro divulgar no blog as reportagens, artigos e opiniões de outras pessoas visando facilitar o acesso on-line a estas informações,” diz Fábio.

Com o principal propósito firmado, o hábito da leitura, Fábio costumava postar em média 10 artigos/matérias por dia hoje tem mais de 3.200 postagens publicadas no Gecorp. Com a quantidade de arquivos o blog “acabou se transformado em uma fonte de consulta para profissionais e estudantes das áreas de Administração, Marketing, Comunicação e Relações Públicas e passou a funcionar como uma espécie de banco de informações dentro da nossa área, como um grande arquivo com matérias e artigos relacionados aos temas centrais. Já chegamos a ter mais de 2.000 acessos diários no blog.” Explica Fábio.

O Gecorp tem como tema central a Comunicação Organizacional e Relações Públicas, porém Fábio acredita que para gerenciar a comunicação de empresas devemos entender de negócios, também de estratégia corporativa, planejamento entre outras coisas que ele procura escrever no blog - A comunicação como ferramenta estratégica é ampla, complexa e multidisciplinar. Para mim tudo isso que abordo no Gecorp está enraizado na gestão estratégica da comunicação corporativa, tudo isso deve fazer parte do escopo das Relações Públicas – embasado em todo esse conteúdo o Gecorp ganhou proporções gigantes, conforme o professor explicou nos parágrafos acima.

Quando Fábio se formou, na Paraíba não havia nenhum profissional de Relações Públicas para trocar experiência e hoje com o blog ele pode ajudar e trocar experiências com muitos profissionais e estudantes. “Isto para mim é muito gratificante e prazeroso”, revela Fábio.

Hoje, Fábio colocou no ar o que ele chama de ‘Novo Gecorp’. Com mudança de layout ele estimular maior interatividade no blog com ajuda de outros profissionais e estudantes fazer postagens diárias. Outro aspecto importante desta nova fase será uma maior integração com o twitter, que funcionará como elo para troca de informações entre o blog e seu público-alvo.

Voltando a parafrasear Paulo Nassar, a manutenção e a divulgação da história de um veículo de comunicação são sempre muito importantes, ainda mais quando se precisa gerar e juntar bons conteúdos para o público-alvo. E a partir de hoje é o que o blog Gecorp e o blog A Bordo farão firmando uma parceria.

2 comentários:

Fabio Procópio disse...

Parabéns ao Fábio pela bela aquisição (Belle, heheh) em seu blog.. e parabéns pela trajetória de sucesso !

Abraços

A Bordo da Comunicação disse...

Hehe... Obrigada Fábio. Vou levar para o lado que eu sou uma boa colaboradora... ou um produto? hehehe

Deixo registrado aqui também meus parabéns ao blog Gecorp e me sinto feliz agora fazer parte da 'equipe'.
=]

Abraços,
Belle