segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Marcas na Rede

Por Aline Derenzi

Todos sabem que o Brasil lidera o acesso a redes sociais e blogs. A questão é como as marcas podem aproveitar essa mania.

Cada internauta tem perfil em pelo menos em 5 redes sociais e em alguns casos acontece de uma pessoa ter mais que uma conta ativa em determinada rede.

As redes sociais deram a oportunidade de o público interagir, compartilhar idéias e de dar opiniões que são cada vez mais estimadas.

Mudamos de comportamento quando se trata de conhecer o que está comprando, criamos uma disposição de interagir com as marcas, mas algumas empresas se recusam a aceitar essa nova realidade.

Essa interação pode ser utilizada de diversas formas pelas organizações seja para construir relacionamentos sólidos com o público ou como uma estratégia de marketing ou vendas.

Outra forma seria a monitoração da marca nessas redes. Não é segredo que existem perfis somente com o intuito de mostrar o quanto ama uma marca ou o quanto a odeia e essa mensuração se faz muito útil ao analisar a imagem institucional de uma organização. Tanto cresce a importância dessa atividade que a procura por profissionais que possam estabelecer comunicação via as redes sociais cresce a cada dia.

Referente ao Twitter, segundo o site Clube Online apenas 2,78% dos perfis são de empresas ou marcas e a tendência é que esse número cresça.

Concordo que inserir uma marca na rede é uma tarefa difícil e que é necessário um planejamento constante e que assim as organizações ficam mais vulneráveis, porém esse relacionamento é indispensável.

Segundo o site Web Marketing Blog a empresa Intel aderiu às redes sociais fazendo em seu twitter uma promoção que distribuiu camisetas exclusivas para seus seguidores, aproximando o relacionamento e gerando divulgação espontânea.

Outro exemplo, encontrado no mesmo site, é da Dell que declarou aumento em suas vendas e diz que o resposavel foi seu perfil no twitter.

Saiu, em maio, no site da revista Época uma pesquisa realizada pela Sart Dreamaker, onde mostra as marcas mais influentes do Brasil, ou seja, as marcas mais lembradas e queridas pela população e que coincidentemente a maioria têm perfil no twitter para interagir com seu público.

Abaixo segue a lista:

7 comentários:

alecass disse...

que maluco tudo...

Daniele Pedace disse...

Muito interessante Li...

Beijo
Daniele A Bordo.

Priscila Borges disse...

parabéns pelo post.
Priscila

Cibele Silva disse...

As empresas ainda estão se estabelizando na rede, mas estas empresas que vc citou são bons exemplos para serem seguidos, legal, vou seguir algum destes twitter para ver como eles tratam os clientes, acho interessante acompanhar.

Tbm gostei do post, parabéns.

E vc me fez parar para pensar ali no segundo paragráfo. Eu tenho 10 perfis ativos e só não mexo sempre em 2 que é o facebook e o fotolog. O restante sou ativa em todos. Nunca tinha parado para pensar. hehe

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Aline Derenzi disse...

Que bom que vocês gostaram...

Obrigada pelos comentários!

Eu tenho conta ativa só no twitter mesmo. Meu orkut tadinho está lá abandonado! rs

Aliás pra quem quiser: www.twitter.com/Aline_Derenzi

Abraços,

Guilherme Freitas disse...

Muitas empresas ainda não conhecem ou não deram o braço a torcer para as redes socais. Acredito que quando elas realmente conhecerem a força do mundo virtual, migraram em peso para ele. Abraços

Guilherme Freitas disse...

Muitas empresas ainda não conhecem ou não deram o braço a torcer para as redes socais. Acredito que quando elas realmente conhecerem a força do mundo virtual, migraram em peso para ele. Abraços