quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tempo, tempo, tempo mano velho

Por Liliane Ferrari

Hoje quem comanda a seção "Extras" é a Liliane Ferrari.
Ela é jornalista, produtora da Pulsart, Expo Sticker, professora
na Escola SP. Também é conduz os blogs » Mapfre, LG e rede M de
Mulher/Abril, além de ter o seu próprio blog - Lilianeferrari.com. E não é só
isso, as demais atividades dela está logo abaixo.


Quem diz que internet é perda de tempo com certeza não sabe fazer nada que preste na web. Mas pior é quando quem diz isso trabalha com comunicação, aí me dá medo porque web é fundamental para nós.

Usar o tempo é relativo, você poderá me dizer. Eu acho que não. É bem objetivo, principalmente em se tratando de profissionais da comunicação que devem se aliar com força à web para fazer seu trabalho frutificar sem virar apenas mais um perfil virtual orbitando a rede cheio de gifs animados e medonhos.

Não vamos ser ingênuos e não considerar que tem uma maioria esmagadora de gente que perde mesmo tempo, muito tempo na net com fazendas, máfias, leituras de perfis alheios, piadas sem graça e afins... Mas tem gente que ganha tempo, muito tempo porque sabe procurar bem uma informação, movimentar pessoas em torno de uma causa, disseminar uma notícia bacana e usar as redes sociais como um painel de controle da temperatura daquilo que mais se comenta, interagir sem invadir...

A internet, como tudo deve existir em benefício do usuário e de seu estilo de vida e trabalho. Internet é plataforma, não é passatempo, sorry!!! Internet é poder e tempo livre p ir ao parque para quem sabe usar.

Alguém dúvida que hoje em dia qualquer pessoa pode ser um comunicador de massa em minutos?? Então se você é comunicador pode tratar de otimizar seu tempinho navegando! Se organize e deixe a web trabalhar por você. Monte uma rotina de tarefas e inicie seu dia dando uma geral nas tuitadas, atualizando seus perfis nas redes sociais, respondendo emails e postando suas coisas. Semeie nas comunidades seus links e espere frutificar offline fazendo aquilo que gosta e precisa como: academia, curso de idioma, indo de um lugar pro outro, visitando um amigo ou mesmo passeando na praia. Na volta monitores os resultados, analise e invista mais um tempinho em lapidar o trabalho e continue deixando a coisa brotar!

Recentemente o Nós da Comunicação publicou uma entrevista comigo e fez essa abertura: "Liliane Ferrari é produtora cultural, blogueira profissional de três marcas, formada em jornalismo e filosofia, pós-graduada em história da arte, mãe de uma filhinha, produtora freelancer de TV, professora da Escola São Paulo e editora de seu próprio diário poético-filosófico."

Muita gente veio me perguntar como eu consigo fazer tudo isso e a minha resposta é simples: uso a internet e só ela me possibilita fazer tantas atividades simultâneas assim e olha que eu tuito ainda horrores de bobagens também!!! ninguém é perfeito. :D

6 comentários:

Laís Bueno disse...

meninas, revejam o texto de abertura, tá?! ;-)

parabéns pelo blog! eu não costumo me manifestar, mas sempre passo por aqui!

beijinho.

A Bordo da Comunicação disse...

"Quem quem" é péssimo.
Já tirei.
Obrigada por avisar Laís!

E se manifeste mais vezes por aqui.

Abraços,
Belle

Ocappuccino.com disse...

Para nao perder tempo é necessário FILTRO. E tenho certeza que para conseguir cumprir todos estes papéis (produtora cultural, blogueira, mãe, freela...) tu tem um ótimo filtro! Estou errado?

MATEUS

Unknown disse...

Quando crescer quero ser igual a você. Hehheh...

Há quem pergunte como eu consegui produzir três monografias e um artigo científico em apenas um semestre, trabalhar oito horas por dia e ainda dar devida atenção aos blogs e freelas. Concordo com a Liliane, a web facilita as tarefas e oferece uma possibilidade de oportunidades para otimizar o tempo.

Não tem jeito, eu sou nerd assumida. ;)

Abraço,
Lívia Brito.

Wlad disse...

Olá,

Gostei bastante do tema abordado.
Apesar das pessoas utilizarem a internet muitas vezes como forma apenas de passar o tempo, acredito que você disse bem, a internet antes de tudo é uma plataforma e nós profissionais de várias áreas, principalmente comunicadores, devemos saber usufruir e administrá-la bem.

Uma vez estava vendo uma entrevista na televisão com o Marcelo Tas e em dado momento, foi lhe perguntado sobre o uso do twitter, pois há ainda uma certa aversão a esta nova tecnologia por algumas, talvez muitas pessoas (confesso que eu mesmo acreditava ser algo completamente fútil). Sem me prolongar muito, ele, dentre outras opiniões e textos que li, falou sobre a importância do twitter na vida dele, como aquilo o ajudava em seu trabalho, não só como forma de divulgação, mas como captação de informações importantes, por exemplo indicações de filmes, não os fast food (nada contra eles, mas estes se voltam mais para o comercial)mas indicações de ótimos filmes que agregam cultura diretamente por um grande cineasta.

Realmente é muito interessante e pertinente este assunto, parabéns Liliane.

Além disso, peço desculpas prévias por qualquer mau entendido que eu possa ter cometido aqui neste breve comentário. Qualquer interpretação errônea sobre o assunto é de inteira responsabilidade minha.

Tribo RP disse...

Concordo com a Liliane e que todos os que lerem esse texto aproveitem a dica de saber administrar o uso da web.

Abraço,

Priscila Borges