quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Empresas Brasileiras - Toledo Brasil

Dando continuidade a seção – Empresas Brasileiras – hoje falarei sobre a Empresa Toledo Brasil.

Aposto que você na hora se lembrou da balança que entra na farmácia ou no açougue certo? Aqui trataremos de mais uma empresa que é mais do que vemos.

Em 1956 a pequena fábrica de balanças no Brasil foi comprada pela a empresa americana Toledo Scale Company absorvendo também sua representação no país – nascia a Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda, em 1988, empresários brasileiros, compraram a Toledo do Brasil.

A Toledo comercializa balanças de todos os tipos e espécies, suas peças, acessórios e equipamentos correlatos, a importação e exportação de seus produtos, bem como de matérias primas e produtos necessários à consecução de tais fins, incluindo a prestação de serviços e comercialização de sistemas inteligentes de comunicação e transporte, sistemas de telefonia de emergência, softwares e quaisquer outros artigos e mercadorias que venham a ser de interesse social, realizando ainda consertos nos mais diversos tipos de equipamentos, especialmente balanças industriais e comerciais, equipamentos relacionados com o processo de pesagem e demais sistemas.

Solução para logística from Toledo do Brasil on Vimeo.

A Toledo exporta toda a sua linha de produtos, sendo em maior volume na América Latina, em especial Uruguai, Bolívia, Paraguai e Peru. Também mantém negociações com Angola, Emirados Árabes (Dubai) e Estados Unidos.

A empresa não tem muita divulgação externa, trabalha com uma empresa terceirizada de comunicação, DIZ, informa que a Toledo passou a ser noticiada em 100 jornais depois por ano, porém em pesquisa não achei informações.

Em sua comunicação organizacional a Toledo desenvolve internamente a intranet, boletins técnicos informativos, circulares, disponibiliza atas de reunião, mural e o Jornal Tolendo que tem edição bimestral e traz as novidades e eventos da organização no âmbito interno e externo durante o período. O Tolendo também tem como característica aproximar seus colaboradores, publicando acontecimentos e características dos colaboradores da matriz e das filiais, tais como nascimentos dos filhos, hobbies, premiações não ligadas à organização, atividades artísticas e etc.


A Toledo não tem nenhum tipo de responsabilidade social, não tem muita visibilidade e é a maior empresa de balança do país, pelas minhas pesquisas, quase sem informações na internet – as informações que consegui foram através de funcionários da empresa - entendo que a imagem corporativa da empresa deve ser trabalhada.

Postado por Cibele Silva

5 comentários:

Ocappuccino.com disse...

temos a imagem do público consumidor, público final, mas a toledo é uma indústria que produz e oferece serviços para outras empresas, por isso, pode ser um motivo, é que sua imagem não é trabalhada neste consumidor final, mas acredito que a relação dela com suas clientes deve ser boa, o 2B dela deve ser eficaz... esta série sobre as empresas brasileiras está bem legal

mateus d'ocappuccino

A Bordo da Comunicação disse...

Mateus, tenho uma visão assim - nem todas as empresas tem uma marketing agressivo ou um relacionamento tão próximo, até porque o mercado, mídia e outros não teriam espaço para tantas propaganda. A postura da Toledo é legal eles trabalham bastante com o público alvo deles, mas eu preso muito que a empresa mostre o que ela é, trabalhe com a comunidade, entre outros.

Eu "vejo" um espírito saudável na Toledo, tanto dos funcionários, o clima entre os níveis hierárquicos, os funcionários vedem a marca, se precisarem, com orgulho, isso é importante. Cada empresa tem um jeito de se trabalhar.

Abraços,
Belle (A Bordo)

Ocappuccino.com disse...

concordo com tudo que escreveu belle, por isso não entendi a última frase do post 'entendo que a imagem corporativa da empresa deve ser trabalhada'... penso que no seu nicho e no seu objetivo está imagem é muito bem trabalhada

mateus d'ocappuccino

A Bordo da Comunicação disse...

Então Mateus, "cada empresa tem um jeito de se trabalhar" (como eu disse), "mas eu preso muito que a empresa mostre o que ela é" - eu acho que todas devem mostrar o qdo ela é importante para o Brasil, trabalhar com a massa mesmo, no mínimo - como eu disse - não tem espaço para tanto, mas o mínimo seria bom.

Entendi?

Abraços,
Belle

Marcio Hasegava disse...

Excelente trabalho (pelo menos na minha visão de quem não é da área... rs)!